Código: | MI127 | Sigla: | SPOP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 289 | Plano Oficial 2021 | 1 | - | 3 | 28 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Carla Maria de Moura Lopes | Regente |
Teórica: | 0,82 |
Teorico-Prática: | 1,18 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 0,821 |
José Henrique Dias Pinto de Barros | 0,063 | ||
Francisco Miguel Oliveira Fernandes | 0,062 | ||
Ana Azevedo Cardoso de Oliveira | 0,063 | ||
Carla Maria de Moura Lopes | 0,633 | ||
Teorico-Prática | Totais | 20 | 23,58 |
Teresa Maria Alves Rodrigues | 2,143 | ||
Carla Maria de Moura Lopes | 5,00 | ||
Teresa Isabel da Costa Leão | 2,464 | ||
Ana Cristina Correia dos Santos | 4,286 | ||
José Henrique Dias Pinto de Barros | 0,25 | ||
Francisco Miguel Oliveira Fernandes | 2,286 | ||
Elisabete Conceição Pereira Ramos | 7,143 |
A unidade curricular tem como objetivo permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre princípios e conceitos em saúde das populações e a sua aplicação na compreensão dos processos de saúde e doença.
Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular são de natureza abrangente, compatível com o objectivo de compreender globalmente os princípios básicos e os principais problemas relacionados com a saúde das populações, e ajudar a compreender a integração dos médicos numa equipa mais alargada de profissionais que age antes e depois da intervenção curativa.
A Unidade providencia ferramentas para um melhor pensamento crítico sobre a diversidade e complexidade dos fatores que influenciam a saúde dos indivíduos e das populações. Utiliza uma abordagem baseada na evidência para analisar os determinantes de saúde e da doença e as melhores opções de intervenção para promover e preservar a saúde.
Os estudantes deverão saber descrever e compreender os principais padrões de ocorrência de doença na população e os seus determinantes; Deverão saber descrever e compreender as condições demográficas, sociais, económicas, antropológicas, comportamentais, físicas e biológicas que influenciam ou interagem com o estado de saúde das populações; Deverão ser capazes de compreender os processos base da investigação de surtos; Deverão adquirir capacidade crítica para uma melhor compreensão dos principais desafios da saúde pública global.
Perspectiva histórica da Saúde Pública; Transição demográfica, epidemiológica e nutricional, Globalização e saúde; Padrões de ocorrência de doença na população, A carga global de doença; Fontes de informação em saúde; Determinantes ambientais e comportamentais da saúde; Determinantes sociais, culturais, económicos da saúde nas populações; Prevenção e controlo dos riscos (abordagem individual vs. populacional); Doenças transmissíveis sob controlo e emergentes; Saúde internacional; Populações e mobilidade; A saúde e o acesso aos cuidados de saúde. Desigualdades e Iniquidades em saúde; Saúde Materno Infantil, Planos e programas de saúde. Identificar prioridades e definir estratégias em saúde populacional baseadas na evidência.
A bibliografia incluirá também artigos científicos relevantes para os tópicos de estudo.
Tendo a unidade curricular 3ECTs, estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 28,5 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:
Uma sessão teórica semanal de 51 min (total: 10 sessões - 8,5h)
Uma sessão teórico-prática semanal de 150 min (total: 6 sessões - 15h)
Três seminários de 90 min- 4,5h
A estimulação de discussões de grupo tendo como base “case-studies” e sessões de discussão ativa sobre pros e contras de uma determinada temática, são propostas como opções mais efetivas para a aquisição de capacidades.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 53,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Total: | 81,00 |
Assistência a pelo menos 75% das sessões teórico-práticas
A avaliação da aprendizagem consistirá de uma prova escrita, com respostas por escolha múltipla e listas de correspondência, correspondendo a 70% da classificação final. Os 30% restantes serão obtidos através de avaliação realizada durante as sessões teórico práticas (10% para a participação nas sessões teórico práticas e 20% para a apresentação oral de um “case-study” por um grupo de trabalho).
A participação nas sessões teórico práticas incluem o envolvimento ativo na discussão dos temas propostos.
No caso de a avaliação distribuída não ser possível cumprir, como é o exemplo dos trabalhadores estudantes, estes serão avaliados a esta componente (30%) através de um trabalho escrito alternativo. Os estudantes que se encontrem nesta situação devem comunicar ao responsável da UC (através do secretariado do Departamento epimed@med.up.pt), no máximo até 3 semanas após o inicio do ano letivo, para que possa ser proposto o referido tema e formato do trabalho.