Código: | MI120 | Sigla: | EMC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biomedicina |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 331 | Plano Oficial 2021 | 1 | - | 7 | 66 | 189 |
Depois de vários anos letivos que decorreram condicionados pela situação pandémica, esperamos que este, que agora arranca, seja completamente normal. Por normal, entendemos a presença diária e regular nas instalações da Faculdade, o contacto com colegas e com docentes, enfim, todas as interações próprias de uma vivência universitária. Esta normalidade exige de nós a manutenção de algumas precauções nomeadamente em situações de sintomatologia respiratória alta. Sem cair em exageros, há hábitos que se adquiriram que devem ser mantidos, nomeadamente a lavagem de mãos, a adequada etiqueta respiratória e, sempre que estivermos nas instalações do Centro Hospitalar e Universitário de São João, a utilização da máscara.
Esta proposta de Unidade Curricular (UC), Estrutura Molecular da Célula (EMC), surge logo no início do plano curricular do Mestrado Integrado em Medicina, pelo que assume uma maior relevância. Sabemos que, pelo facto de os estudantes estarem a iniciar o seu percurso académico, com todo o entusiasmo inerente e desejável, as primeiras experiências podem ser determinantes na forma como vão encarar o curso e, mesmo, a opção vocacional que fizeram. Cumpre-nos, pois, nesta nossa UC, assegurar que a escolha dos temas e das formas de os apresentar garantem a melhor aprendizagem e desempenho possíveis.
Desde logo há alguns aspetos que convém realçar, e que procuram ir nesse sentido:
1. procuraremos sempre ter presente o carácter médico da formação, nomeadamente realçando a relevância clínica dos assuntos;
2. pretendemos interligar o mais possível as áreas, seja incluindo temas que classicamente se atribuíam à Bioquímica e à Biologia Celular, seja envolvendo docentes provenientes de duas das unidades do Departamento de Biomedicina da FMUP (Bioquímica e Biologia Experimental);
3. valorizaremos a aprendizagem ao longo do semestre, mantendo o peso da avaliação contínua e efetuando dois testes escritos de avaliação do conhecimento;
1- Nas aulas teóricas, serão lecionados temas estruturais das áreas da Bioquímica e da Biologia Celular com relevo para a Medicina. Como já referido, tivemos presente o carácter introdutório desta UC na forma como foram escolhidos e alinhados os assuntos. Assim serão relevantes, a denominação e papel biológico dos constituintes químicos dos seres vivos com especial atenção aos que fazem parte da constituição do ser humano ou que com ele interagem (como os nutrientes), nomeadamente: glicídeos, lipídeos, proteínas, glicoproteínas, proteínas glicadas, aminoácidos, compostos inorgânicos e a água. Os principais conceitos e metodologias de estudo da célula serão abordados, nomeadamente microscopia de luz e microscopia avançada. Ainda serão referidos temas como a estrutura das membranas e o seu papel no transporte e a estrutura da matriz extracelular. Serão também abordados a função, a especificidade e a nomenclatura das enzimas e as noções básicas de cinética enzímica, os fatores e os mecanismos gerais de modificação da atividade das enzimas, bem como as reações ácido-base, as relações da água com os lipídeos e o significado dos sistemas de fases. A importância da incerteza e do erro na Bioquímica e na Medicina são também assuntos referidos nesta UC.
2- As aulas teórico-práticas, são aulas em que se pretende, juntando duas turmas de cada vez, discutir e apresentar assuntos de uma forma mais integradora. Iremos abordar as vitaminas e algumas hormonas, bem como aprofundar o conhecimento dessa estrutura central que é a célula.
3- As aulas de grupo, serão especialmente centradas na forma como o nosso organismo obtém e utiliza algumas das formas estruturais essenciais a inúmeras funções, bem como situações clínicas correspondentes:
4- Nas aulas de práticas laboratoriais, os estudantes terão oportunidade de contactar com algumas das técnicas laboratoriais básicas nestas áreas e cujo conhecimento será útil noutras UCs. Dentro destas aulas será desenvolvido um pequeno projeto onde se estudará o efeito da ingestão de nutrientes na glicemia, procurando ter-se em conta o seu significado e relação com a Diabetes.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Teste | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 123,00 |
Frequência das aulas | 66,00 |
Total: | 189,00 |
NF = [(A1 + A2 + AC) x 0,1], no caso das avaliações intermédias
NF = [(EX + AC) x 0,1], no caso do exame
1º- A classificação final tem duas componentes: avaliação escrita (média dos resultados obtidos nas avaliações intermédias, ou o resultado do exame) e avaliação que decorre das aulas práticas, de grupo (designada avaliação contínua).
2º- A participação na avaliação escrita (avaliação intermédia ou exame) está dependente da atribuição de frequência conforme anteriormente assinalado.
3º- As avaliações intermédias, incidindo sobre os assuntos que vão sendo tratados, decorrerão em datas a definir. São avaliações presenciais e decorrem nos vários anfiteatros da FMUP.
4º- Estas avaliações, cada qual com a duração de 50 minutos, correspondem a um teste com 40 perguntas de escolha múltipla (o estudante escolhe uma entre cinco hipóteses, não havendo descontos nas escolhas erradas). Cada teste vale 90 pontos (2,25 pontos por cada pergunta).
5º- Em cada avaliação intermédia o estudante tem de ter um mínimo de 10 respostas certas. Com 9 ou menos respostas certas, em qualquer dos testes intermédios, o estudante para ter aproveitamento tem de ir ao exame.
6º- Os estudantes que não cumpram os momentos de avaliação intermédia ou que não tenham aproveitamento, terão de fazer o exame.
7º- O exame, a decorrer na época de recurso, com a duração de 100 minutos, é constituído por 80 perguntas de escolha múltipla (o estudante escolhe uma entre cinco hipóteses não havendo descontos nas escolhas erradas). O exame vale 180 pontos (2,25 pontos por cada pergunta).
8º- A nota final (NF), será obtida pela soma das classificações nas avaliações (A1 e A2) ou a classificação do exame (EX), e a da avaliação contínua (AC), convertida para uma escala de 0 a 20 valores:
NF = [(A1 + A2 + AC) x 0,1], no caso das avaliações intermédias
NF = [(EX + AC) x 0,1], no caso do exame
9º- A classificação da avaliação contínua incluirá as seguintes componentes:
Assiduidade (3 a 5 pontos); Avaliação pelos docentes das aulas práticas e de grupo (1 a 15 pontos); totalizando um máximo de 20 pontos. (estas pontuações serão obtidas de acordo com critérios oportunamente divulgados).
10º- Os estudantes podem pedir revisão de prova, salvaguardando-se, no entanto, a possibilidade de a nota do exame descer.
11º- Nos casos em que não haja lugar à AC, a nota final será a obtida pela soma das classificações nas avaliações intermédias (A1 e A2) ou a classificação do exame (EX) (convertidas para uma escala de 0 a 20 valores).
12º- Os estudantes podem fazer exame para melhoria de classificação (de acordo com as regras definidas no Regulamento Pedagógico da FMUP), circunstância em que a nota do exame vale como nota final (convertida para uma escala de 0 a 20 valores).