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Estrutura molecular da célula

Código: MI120     Sigla: EMC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 331 Plano Oficial 2021 1 - 7 66 189
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-20.

Campos alterados: Programa, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Depois de vários anos letivos que decorreram condicionados pela situação pandémica, esperamos que este, que agora arranca, seja completamente normal. Por normal, entendemos a presença diária e regular nas instalações da Faculdade, o contacto com colegas e com docentes, enfim, todas as interações próprias de uma vivência universitária. Esta normalidade exige de nós a manutenção de algumas precauções nomeadamente em situações de sintomatologia respiratória alta. Sem cair em exageros, há hábitos que se adquiriram que devem ser mantidos, nomeadamente a lavagem de mãos, a adequada etiqueta respiratória e, sempre que estivermos nas instalações do Centro Hospitalar e Universitário de São João, a utilização da máscara.

Esta proposta de Unidade Curricular (UC), Estrutura Molecular da Célula (EMC), surge logo no início do plano curricular do Mestrado Integrado em Medicina, pelo que assume uma maior relevância. Sabemos que, pelo facto de os estudantes estarem a iniciar o seu percurso académico, com todo o entusiasmo inerente e desejável, as primeiras experiências podem ser determinantes na forma como vão encarar o curso e, mesmo, a opção vocacional que fizeram. Cumpre-nos, pois, nesta nossa UC, assegurar que a escolha dos temas e das formas de os apresentar garantem a melhor aprendizagem e desempenho possíveis.

Desde logo há alguns aspetos que convém realçar, e que procuram ir nesse sentido:

1.    procuraremos sempre ter presente o carácter médico da formação, nomeadamente realçando a relevância clínica dos assuntos;

2.    pretendemos interligar o mais possível as áreas, seja incluindo temas que classicamente se atribuíam à Bioquímica e à Biologia Celular, seja envolvendo docentes provenientes de duas das unidades do Departamento de Biomedicina da FMUP (Bioquímica e Biologia Experimental);

3.    valorizaremos a aprendizagem ao longo do semestre, mantendo o peso da avaliação contínua e efetuando dois testes escritos de avaliação do conhecimento;

Resultados de aprendizagem e competências

Competências: Compreender o vocabulário específico da Bioquímica e Biologia Celular. Ter a capacidade de utilizar os conhecimentos de Bioquímica e de Biologia Celular na análise crítica da informação e prática de outras disciplinas médicas. Ter a capacidade de recolher informação sobre um tema bioquímico e apresentá-la de forma inteligível e contextualizada. Ter competências laboratoriais básicas em laboratório de Bioquímica ou de Biologia Celular. Compreender o papel da investigação científica para a análise e eventual resolução de problemas médicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Nas aulas teóricas, serão lecionados temas estruturais das áreas da Bioquímica e da Biologia Celular com relevo para a Medicina. Como já referido, tivemos presente o carácter introdutório desta UC na forma como foram escolhidos e alinhados os assuntos. Assim serão relevantes, a denominação e papel biológico dos constituintes químicos dos seres vivos com especial atenção aos que fazem parte da constituição do ser humano ou que com ele interagem (como os nutrientes), nomeadamente: glicídeos, lipídeos, proteínas, glicoproteínas, proteínas glicadas, aminoácidos, compostos inorgânicos e a água. Os principais conceitos e metodologias de estudo da célula serão abordados, nomeadamente microscopia de luz e microscopia avançada. Ainda serão referidos temas como a estrutura das membranas e o seu papel no transporte e a estrutura da matriz extracelular. Serão também abordados a função, a especificidade e a nomenclatura das enzimas e as noções básicas de cinética enzímica, os fatores e os mecanismos gerais de modificação da atividade das enzimas, bem como as reações ácido-base, as relações da água com os lipídeos e o significado dos sistemas de fases. A importância da incerteza e do erro na Bioquímica e na Medicina são também assuntos referidos nesta UC.

2- As aulas teórico-práticas, são aulas em que se pretende, juntando duas turmas de cada vez, discutir e apresentar assuntos de uma forma mais integradora. Iremos abordar as vitaminas e algumas hormonas, bem como aprofundar o conhecimento dessa estrutura central que é a célula.

 3- As aulas de grupo, serão especialmente centradas na forma como o nosso organismo obtém e utiliza algumas das formas estruturais essenciais a inúmeras funções, bem como situações clínicas correspondentes:

  • Digestão e absorção de glicídeos. Estrutura dos glicídeos mais abundantes na dieta. Digestão do amido, glicogénio e dissacarídeos. Absorção e transporte de glicídeos nas membranas dos enterócitos.
  • Digestão e absorção de proteínas e nucleotídeos. Estrutura e papel biológico dos ácidos aminados. Os zimogénios digestivos e a sua ativação. As exo e endopeptídases.
  • Digestão e absorção dos lipídeos. Relação entre a estrutura dos lipídeos, a sua solubilidade e a sua digestão. Papel dos sais biliares na digestão dos lipídeos. As enzimas envolvidas na digestão dos lipídeos.

 4- Nas aulas de práticas laboratoriais, os estudantes terão oportunidade de contactar com algumas das técnicas laboratoriais básicas nestas áreas e cujo conhecimento será útil noutras UCs. Dentro destas aulas será desenvolvido um pequeno projeto onde se estudará o efeito da ingestão de nutrientes na glicemia, procurando ter-se em conta o seu significado e relação com a Diabetes.

Bibliografia Obrigatória

Alberts B., Johnson A., Lewis J., Raff M., Roberts K. and Walter P; Molecular Biology of the Cell, 6th Ed. Garland Publishing, Inc. New York, 2015. ISBN: 978-0815345244
Kennelly PJ, Botham KM, McGuinness O, Rodwell VW and Weil PA; Harper's Illustrated Biochemistry, McGraw-Hill Medical, 2022. ISBN: 978-1260469943
John Baynes, Marek Dominiczak; Medical Biochemistry, 5th Ed. Elsevier, 2018. ISBN: 9780702073007
Lodish H, Berk A, Kaiser CA, Krieger M, Bretscher A, Ploegh H, Martin KC, Yaffe M and Amon A; Molecular Cell Biology, 9th Ed,W. H. Freeman, 2021. ISBN: 978-1319208523

Bibliografia Complementar

Frayn K.N; Regulação Metabólica, 3rd Ed. U.Porto Editorial. Porto, 2012. ISBN: 978-989-8265-93-7
Hipólito-Reis C., Alçada MN., Azevedo I; Práticas de Bioquímica para as Ciências da Saúde, Lidel, Lisboa, 2002. ISBN: 978-972-757-245-8
Nelson D.L., Cox M.M; Lehningher Principles of Biochemistry, 6th Ed W.H. Freeman and Company, 2013. ISBN: 978-1429234146

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, aulas teórico práticas, aulas de práticas laboratoriais, aulas de grupo.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Bioquímica > Enzimologia
Ciências Físicas > Química > Bioquímica
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia celular

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 123,00
Frequência das aulas 66,00
Total: 189,00

Obtenção de frequência

A atribuição de frequência, necessária para participar nas avaliações intermédias ou no exame, está condicionada à presença em 75% do total das aulas práticas, de grupo e teórico-práticas (ou seja, nesta UC, máximo de 4 faltas).

Fórmula de cálculo da classificação final

NF = [(A1 + A2 + AC) x 0,1], no caso das avaliações intermédias

NF = [(EX + AC) x 0,1], no caso do exame

Melhoria de classificação

Os estudantes podem fazer exame para melhoria de classificação (de acordo com as regras definidas no Regulamento Pedagógico da FMUP), circunstância em que a nota do exame vale como nota final (nestas circunstâncias a avaliação continua deixa de ser considerada).

Observações

Avaliação


 - A classificação final tem duas componentes: avaliação escrita (média dos resultados obtidos nas avaliações intermédias, ou o resultado do exame) e avaliação que decorre das aulas práticas, de grupo (designada avaliação contínua).
- A participação na avaliação escrita (avaliação intermédia ou exame) está dependente da atribuição de frequência conforme anteriormente assinalado.
- As avaliações intermédias, incidindo sobre os assuntos que vão sendo tratados, decorrerão em datas a definir. São avaliações presenciais e decorrem nos vários anfiteatros da FMUP.
- Estas avaliações, cada qual com a duração de 50 minutos, correspondem a um teste com 40 perguntas de escolha múltipla (o estudante escolhe uma entre cinco hipóteses, não havendo descontos nas escolhas erradas). Cada teste vale 90 pontos (2,25 pontos por cada pergunta).
- Em cada avaliação intermédia o estudante tem de ter um mínimo de 10 respostas certas. Com 9 ou menos respostas certas, em qualquer dos testes intermédios, o estudante para ter aproveitamento tem de ir ao exame.
- Os estudantes que não cumpram os momentos de avaliação intermédia ou que não tenham aproveitamento, terão de fazer o exame.
- O exame, a decorrer na época de recurso, com a duração de 100 minutos, é constituído por 80 perguntas de escolha múltipla (o estudante escolhe uma entre cinco hipóteses não havendo descontos nas escolhas erradas). O exame vale 180 pontos (2,25 pontos por cada pergunta).
- A nota final (NF), será obtida pela soma das classificações nas avaliações (A1 e A2) ou a classificação do exame (EX), e a da avaliação contínua (AC), convertida para uma escala de 0 a 20 valores:


NF = [(A1 + A2 + AC) x 0,1], no caso das avaliações intermédias


NF = [(EX + AC) x 0,1], no caso do exame


- A classificação da avaliação contínua incluirá as seguintes componentes:


Assiduidade (3 a 5 pontos); Avaliação pelos docentes das aulas práticas e de grupo (1 a 15 pontos); totalizando um máximo de 20 pontos. (estas pontuações serão obtidas de acordo com critérios oportunamente divulgados).


10º- Os estudantes podem pedir revisão de prova, salvaguardando-se, no entanto, a possibilidade de a nota do exame descer.
11º- Nos casos em que não haja lugar à AC, a nota final será a obtida pela soma das classificações nas avaliações intermédias (A1 e A2) ou a classificação do exame (EX) (convertidas para uma escala de 0 a 20 valores).
12º- Os estudantes podem fazer exame para melhoria de classificação (de acordo com as regras definidas no Regulamento Pedagógico da FMUP), circunstância em que a nota do exame vale como nota final (convertida para uma escala de 0 a 20 valores).

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