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Medicina e Sistemas de Saúde

Código: IM2014_02     Sigla: MSS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Informática Médica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 23 Plano de Estudos em vigor 1 - 6 55 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreender a diversa terminologia médica e conhecer a organização e processos nos serviços de saúde e, em particular, no SNS. Apreender os fundamentos da medicina (intervenientes, normalidade e doença, decisão e método), dos sistemas de saúde e da prestação de cuidados atual. Abordar temas relacionados com a gestão e codificação de informação clínica e com a produção e utilização de indicadores.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências:

  • Conhecer e discutir nomenclaturas clínicas e de apoio à gestão (grupos de diagnóstico homogéneos);
  • Definir estratégias de auditoria de qualidade da informação;
  • Perceber a importância de indicadores para a gestão hospitalar.

 

Aptidões:

  • Descrever as instituições do SNS;
  • Manter-se informado dos desenvolvimentos de sistemas de codificação e nomenclaturas em saúde;
  • Ter espírito crítico quanto à definição e utilização de normas e terminologias em saúde;
  • Avaliar a relevância das normas e dos processos de auditoria na manutenção da qualidade da informação biomédica;
  • Procura e compreensão de indicadores de desempenho e de qualidade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução


  • Objetivos da disciplina

  • Estrutura do curso e aulas

  • Avaliação


Medicina



  •  Médico: Formação pré e pós-graduada

  • Método clínico e Decisão médica

  • Terminologia, evidência e Decisão


Sistemas de Saúde



  • Estrutura e Intervenientes

  •  Recolha de informação e qualidade dos serviços prestados


Normas em sistemas de informação em saúde



  • Terminologias e nomenclaturas

  • Principais sistemas de classificação e codificação

  • Classificação internacional de doenças (CID e CID-MC)

  • Grupos de diagnóstico homogéneos (GDH)


Os GDH em Portugal


Auditoria, qualidade da informação clínica



  • Problemas de qualidade de dados

  • Auditoria e qualidade da codificação clínica

  • Auditoria nos hospitais do SNS


Indicadores de qualidade e performance na gestão em saúde



  •  Conceitos fundamentais de qualidade em saúde


Indicadores em cuidados primários e secundários

Bibliografia Obrigatória

Shortliffe, E. and J. Cimino ; Biomedical Informatics - Computer Applications in Health Care and Biomedicine, Springer, 2006 (3rd edition)
Michelle A. Green, Mary Jo Bowie; Essentials of Health Information Management: Principles and Practices, Cengage Learning,, 2010
Cruz-Correia RJ, Rodrigues PP, Freitas A, Almeida FC, Chen R, Altamiro C-P. ; Data Quality and Integration Issues in Electronic Health Records In: Hristidis V, editor. Information Discovery on Electronic Health Records: Chapman and Hall; p. 55-95., 2009

Observações Bibliográficas

A maior parte do material didático estará disponível numa plataforma de e-learning.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Plataforma online com conteúdos programáticos.
Aulas teóricas, teórico-práticas e seminários com apresentação e discussão de temas (incluindo exemplos de aplicação em saúde), exercícios em grupo e individuais, para resolução de problemas práticos em cenários de saúde.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 27,00
Trabalho de investigação 80,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nota mínima de 50% no trabalho de grupo.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída (10%): avaliação feita pelos docentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem, considerando a participação ativa dos estudantes durante as aulas e o seu envolvimento na realização dos exercícios e trabalhos propostos;
Trabalhos de grupo (com apresentação oral) relacionados com os temas da unidade curricular (50%);
Exame teórico final (40%).
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