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Avaliação em Educação Académica e Clínica

Código: MEAC16_8     Sigla: AEAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação de Professores

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação Académica e Clínica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAC 12 Plano de Estudos em vigor 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular “Avaliação académica e clínica"pretende contribuir com conhecimentos, capacidades e atitudes comportamentais capazes de contribuir para o desenvolvimento de competências de avaliação em contexto académico e clínico.

Os temas tratados serão objeto de exposição oral com vista a aprofundar o conhecimento em termos dos modelos e técnicas de avaliação. O desenvolvimento de competências em procedimentos de avaliação apoia-se na análise de documentos técnicos (relatórios de avaliação de planos de melhoria), com vista a delinear planos de avaliação aplicados a contextos específicos (académico/clínico).

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Identificar as características predominantes dos modelos e procedimentos técnicos de avaliação em uso em contexto académico e clínico.
  2. Delinear um plano de avaliação aplicado a contextos específicos (académico ou clínico).
  3. Analisar relatórios de avaliação institucional, aplicar uma análise SWOT e delinear um plano de melhoria.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Introdução: modelos e técnicas de avaliação.

1- Avaliação em contexto educativo: avaliação da aprendizagem dos estudantes; avaliação do desempenho dos docentes; avaliação dos materiais didáticos/académicos; avaliação de programas e projetos; avaliação da Instituição e seus ciclos de estudo.

2- Avaliação em contexto clínico: a questão da qualidade das unidades de saúde.

3- Planos estratégicos com vista à melhoria contínua (Instituições e serviços).

Bibliografia Obrigatória

K. Walsh; Oxford Textbook of Medical Education, Oxford University Press, 2013
AMEE; AMEE Guide nº 25. The Assessment of Learning Outcomes for the Competent and Reflective Physician, Medical Teacher, 2003
Mohanna, K., Cottrell, E., Wall, d., Chambers, R.; Teaching Made Easy: A Manual for Health Professionals (3rd Edition), Radcliff Publishing, 2011
York, M.; Formative assessment in higher education: moves towards theory and the enhancement of pedagogic practice, Higher Education, 2003
Cox, M., Irby, D.M.; Assessment in Medical Education, New England Journal of Medicine, 2007
General Medical Council; Assessment in Undergraduate Medical Education, General Medical Council, 2011

Bibliografia Complementar

Barteit, S; Guzek, D ; Jahn, A; Barnighausen T; Jorge, MM; Neuhann, F. ; Evaluation of e-learning for medical education in low- and middle-income countries: A systematic review, COMPUTERS & EDUCATION. ISBN: 0360-1315 (10.1016/j.compedu.2019.103726)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC será implementada com base numa combinatória metodológica apoiada em:

(a) Exposição baseada em literatura atualizada e apoiada na leitura antecipada dos textos preparatórios.

(b) Análise de relatórios de avaliação institucional e respetivos planos de melhoria.   

(c) Análise e discussão em pequenos grupos de artigos de investigação e outros materiais sobre avaliação em contexto académico e clínico.

(d) Estudo independente/trabalho autónomo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Assiduidade: 75 %.

Fórmula de cálculo da classificação final

Esta UC é avaliada em termos formativos e sumativos:
(1) atividades individuais e em grupo distribuídas ao longo do semestre, a realizar em sala de aula em estudo independente (20%);
(2) avaliação sumativa realizada através da elaboração de um portefólio relativo ao MEAC (80%).
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