Avaliação em Educação Académica e Clínica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Formação de Professores |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEAC |
12 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
42 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular “Avaliação académica e clínica"pretende contribuir com conhecimentos, capacidades e atitudes comportamentais capazes de contribuir para o desenvolvimento de competências de avaliação em contexto académico e clínico.
Os temas tratados serão objeto de exposição oral com vista a aprofundar o conhecimento em termos dos modelos e técnicas de avaliação. O desenvolvimento de competências em procedimentos de avaliação apoia-se na análise de documentos técnicos (relatórios de avaliação de planos de melhoria), com vista a delinear planos de avaliação aplicados a contextos específicos (académico/clínico).
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:
- Identificar as características predominantes dos modelos e procedimentos técnicos de avaliação em uso em contexto académico e clínico.
- Delinear um plano de avaliação aplicado a contextos específicos (académico ou clínico).
- Analisar relatórios de avaliação institucional, aplicar uma análise SWOT e delinear um plano de melhoria.
Modo de trabalho
B-learning
Programa
Introdução: modelos e técnicas de avaliação.
1- Avaliação em contexto educativo: avaliação da aprendizagem dos estudantes; avaliação do desempenho dos docentes; avaliação dos materiais didáticos/académicos; avaliação de programas e projetos; avaliação da Instituição e seus ciclos de estudo.
2- Avaliação em contexto clínico: a questão da qualidade das unidades de saúde.
3- Planos estratégicos com vista à melhoria contínua (Instituições e serviços).
Bibliografia Obrigatória
K. Walsh; Oxford Textbook of Medical Education, Oxford University Press, 2013
AMEE; AMEE Guide nº 25. The Assessment of Learning Outcomes for the Competent and Reflective Physician, Medical Teacher, 2003
Mohanna, K., Cottrell, E., Wall, d., Chambers, R.; Teaching Made Easy: A Manual for Health Professionals (3rd Edition), Radcliff Publishing, 2011
York, M.; Formative assessment in higher education: moves towards theory and the enhancement of pedagogic practice, Higher Education, 2003
Cox, M., Irby, D.M.; Assessment in Medical Education, New England Journal of Medicine, 2007
General Medical Council; Assessment in Undergraduate Medical Education, General Medical Council, 2011
Bibliografia Complementar
Barteit, S; Guzek, D ; Jahn, A; Barnighausen T; Jorge, MM; Neuhann, F. ; Evaluation of e-learning for medical education in low- and middle-income countries: A systematic review, COMPUTERS & EDUCATION. ISBN: 0360-1315 (10.1016/j.compedu.2019.103726)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta UC será implementada com base numa combinatória metodológica apoiada em:
(a) Exposição baseada em literatura atualizada e apoiada na leitura antecipada dos textos preparatórios.
(b) Análise de relatórios de avaliação institucional e respetivos planos de melhoria.
(c) Análise e discussão em pequenos grupos de artigos de investigação e outros materiais sobre avaliação em contexto académico e clínico.
(d) Estudo independente/trabalho autónomo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
120,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade: 75 %.
Fórmula de cálculo da classificação final
Esta UC é avaliada em termos formativos e sumativos:
(1) atividades individuais e em grupo distribuídas ao longo do semestre, a realizar em sala de aula em estudo independente (20%);
(2) avaliação sumativa realizada através da elaboração de um portefólio relativo ao MEAC (80%).