Abordagens metodológicas em neurociências
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Neurociências |
Ocorrência: 2022/2023 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDN |
4 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
40 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta UC destina-se a fornecer ao estudante conhecimentos teóricos e práticos sobre diferentes metodologias empregues em neurociências, que ele terá oportunidade de aprender mediante a escolha voluntária de um leque de módulos opcionais, de acordo com os seus interesses científicos e eventual projeto de tese.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante dispõe de um vasto leque de opções distribuídas por dezoito componentes curriculares distintas (módulos), de que deve selecionar seis. Ao tomar conhecimento dos fundamentos e modo de utilização de várias técnicas, o estudante desenvolve a capacidade de planear corretamente a abordagem experimental de questões científicas diversas no domínio das neurociências. Estas competências ajudá-lo-ão no desenho de um projeto de investigação, tanto para doutoramento como após o doutoramento, e permitir-lhe-ão compreender e criticar os resultados de outros investigadores, aptidão fundamental para a construção sólida de um determinado corpo de conhecimento.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Módulo 1 - Abordagens Farmacológicas - Teresa de Sousa (coordenador)
Módulo 2 - Microscopia - António Avelino (coordenador)
Módulo 3 - Visualização de Células Vivas - Paulo Correia de Sá (coordenador)
Módulo 4 - Métodos Estereológicos - Dulce Madeira (coordenador)
Módulo 5 - Cultura de Neurónios - Ana Charrua (coordenador)
Módulo 6 - Produção e Validação de Modelos Animais - Fani Neto (coordenador)
Módulo 7 - Genetically manipulated animal models - Miguel Soares (coordenador)
Módulo 8 - Cirurgia Estereotáxica e Microcirurgia - Fani
Neto (coordenador)
Módulo 9 - Neurotraçadores - Isaura Tavares (coordenador)
Módulo 10 - Electrofisiologia - Vasco Galhardo (coordenador)
Módulo 11 - Avaliação Comportamental - Clara Monteiro e Joana Ferreira Gomes (coordenadoras)
Módulo 12 - Bioinformática essencial - Filipe Monteiro (coordenador)
Módulo 13 - Bioimagiologia - Mafalda Sousa (coordenador)
Módulo 14 - Neuroimagem e Processamento de sinal - Paulo Branco (coordenador)
Bibliografia Obrigatória
RD Goldman & DL Specto (eds) .; Live Cell Imaging: A Laboratory Manual, , New York, NY: Cold Spring Harbour Laboratory Press, 2005
R Ian Freshney; Culture of Animal Cells: A Manual of Basic Technique and Specialized Applications, 6th Edition, New Jersey, WileyBlackwell, 2010
L. W. Haynes (editor); Neuron in Tissue Culture, IBRO Handbook series: methods in Neuroscience volume 18, New Jersey, John Wiley & Sons. ISBN: 1999
G Paxinos & C Watson (eds); The rat brain in stereotaxic coordinates, 6th Edition, Sydney, Academic press, 2006
L.R. Squire et al., (eds); Fundamental Neuroscience, 3rd Edition, Canada, Academic press, 2008
Bibliografia Complementar
S Peterson; Drug microinjection in discrete brain regions.Tujunga, California, Kopf Carrier, 50 16., (www.kopfinstruments.com/Carrier/downloads/Carrier50.pdf, 1998
Schaefer PW et al.,; Diffusionweighted MR imaging of the brain. Radiology 217:33145, 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O estudante conta com o acompanhamento do seu tutor para a escolha dos conteúdos que melhor se lhe
adaptam em termos de formação prévia e investigação a desenvolver no futuro. A unidade baseia-se em aprendizagem prática, hands on, em ambiente de laboratório. O tamanho pequeno dos grupos é garantido, sempre que necessário, pela multiplicação das sessões. A unidade conta ainda com um pequeno número de sessões teóricopráticas para aprendizagem dos fundamentos das
metodologias em estudo. Os estudantes têm acesso prévio a bibliografia específica e são aconselhados a procurarem o seu tutor e os professores sempre que necessário.
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Neurociências > Neurobiologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
12,00 |
Estudo autónomo |
100,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
O estudante tem de ter frequência individual em cada um dos 6 módulos que escolher frequentar com aproveitamento mínimo em cada um. A avaliação em cada módulo tem em conta a capacidade crítica do estudante e a sua preparação prévia, bem como a sua prestação nas sessões práticas.
Dependendo de cada módulo, poderá consistir na realização de teste escrito, trabalho escrito, apresentação oral de artigos científicos, apresentação e discussão de trabalho realizado nas aulas, elaboração escrita de pequenos projetos exploratórios e/ou prestação do aluno nas aulas presenciais.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da média aritmética das classificações obtidas em cada um dos seis módulos selecionados pelo estudante, isto é:
(M1+M2+M3+M4+M5+M6)/6
Melhoria de classificação
Existe a possibilidade de melhorar a classificação durante a época de recurso, através da repetição da prova de avaliação nos módulos em que a avaliação possua teste escrito final realizado simultaneamente por todos os alunos. Nos restantes módulos em que não exista teste final a melhoria da classificação é feita por nova frequência de cada módulo individualmente.