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Projeto Individual

Código: PDSP12_4     Sigla: PDSP12_4

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Saúde Pública

Ocorrência: 2022/2023 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDSP 9 Plano de Estudos em vigor 1 - 8 36 216

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Maria de Moura Lopes Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 1,29
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 1,29
Ana Azevedo Cardoso de Oliveira 0,214
José Henrique Dias Pinto de Barros 0,214
Nuno Miguel Sousa Lunet 0,214
Carla Maria de Moura Lopes 0,642

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Os estudantes deverão preparar um documento estruturado que contenha a justificação, os objectivos e os métodos previstos para levar a cabo a realização da tese de doutoramento. Os estudantes deverão saber identificar as questões de investigação e ter capacidade de justificar e planear um projeto de investigação nomeadamente adequando os métodos aos objetivos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos cobrem as ferramentas essenciais para o planeamento e desenvolvimento de uma investigação epidemiológica. Incluem ainda a aplicação desses conhecimentos e competências a exemplos de situações problema em áreas diversificadas, escolhidas pela sua frequência e gravidade, bem como pela diversidade de problemas metodológicos que levantam.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Como identificar um problema de investigação.

Fases do desenvolvimento de uma investigação.

Adequar desenhos de estudo aos objetivos.

Cálculo do tamanho amostral.

Limitações éticas.

Como identificar financiamentos.

Elaboração de protocolos de investigação.

Bibliografia Obrigatória

Day, R.A. & Gastel, B.;; How to write and publish a scientific paper. (8th edition), Greenwood,USA, 2016
Betty R. Kirkwood and Jonathan A. C. Sterne. ; Essential Medical Statistics, 2nd Edition, Blackwell Science Publishing 2003.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular tem 8 ECTS, correspondentes a um total de 216 horas de trabalho do estudante, das quais 36h são de contacto (16h de sessões teórico-práticas e 20h de orientação tutorial).

A avaliação da aprendizagem consistirá na redação de um protocolo de investigação em duas fases:1ª fase - realização de umprotocolo de investigação em grupo (40%) e 2ª fase - Realização de protocolo individual da tese a desenvolver (30%) e a sua apresentação e discussão pública (30%).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 8,00
Elaboração de projeto 28,00
Estudo autónomo 180,00
Total: 216,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência pressupõe a presença em 75% das sessões teórico-práticas e de orientação tutorial

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da aprendizagem consistirá na redação de um protocolo de investigação em duas fases:1ª fase - realização de umprotocolo de investigação em grupo (40%) e 2ª fase - Realização de protocolo individual da tese a desenvolver (30%) e a sua apresentação e discussão pública (30%).

Melhoria de classificação

Dado que a avaliação é contínua sem exame final a possibilidade de melhoria de classificação só é possível no ano letivo seguinte.
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