Identificação de Circuitos Neuroniais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Neurociências |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 07-02-2022 a 15-07-2022)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MNB |
10 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
56,5 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de: a) conhecer os principais métodos de estudo dos circuitos neuronais; b) discutir as vantagens e limitações de cada médodo; c) analisar criticamente a literatura relativa aos estudos dos circuitos neuronais; d) efetuar alguns métodos de estudo e manipulação de circuitos neuronais.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos encontram-se organizados de modo a permitir aos estudantes a compreensão da diversidade dos métodos de estudo dos circuitos neuronais e da análise crítica da sua utilização com base nas questões neurobiológicas a estudar. Esta unidade curricular pretende que os estudantes adquiram conhecimento acerca dos métodos de estudo de circuitos neuronais curtos e longos e que os alunos conheçam as formas de os identicar e manipular com vista a obter alterações na função dos neurónios e que analisem a sua tradução no comportamento animal.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Identificação e manipulação de circuitos neuronais: princípios gerais e principais abordagens metodológicas;
2. Neurotraçadores anatómicos
3. Neuroquímica dos circuitos anatómicos (microdiálise in vivo na medição de neurotransmissores)
4. Manipulação farmacológica de circuitos neuronais (efeito da administração de fármacos em circuitos neuronais)
5. Caracterização electrofisiológica de circuitos neuronais
6. Manipulação genética de circuitos neuronais (transferência genica; transdução neuronal; optoge
nética)Bibliografia Obrigatória
Purves, Augustine, Fitzpatrick, Hall, LaMantia, White. ; Neuroscience. , 5th Ed. Sinauer, 2012
Ward. ; The Student’s guide to cognitive neuroscience, 2nd Ed, Psychology Press, , 2009
Jonh Robert; Brain therory from a circuit and system perspecyive , Springer Series in Cognitive and Neural Systems, vol 6. , 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologias: 1) palestras teóricas e seminários para apresentação dos conceitos fundamentais; 2) sessões teórico-práticas para discussão de protocolos experimentais e preparação do projeto científico; 3) trabalho laboratorial cujos resultados são alvo de discussão na unidade curricular.
De modo a permitir que os estudantes compreendam as vantagens e limitações de cada método de estudo dos circuitos neuronais, a unidade curricular constará na introdução teórica dos assuntos e bem assim na análise crítica da principal literatura científica que utiliza a metodologia abordada como forma de estudar os circuitos neuronais. Incluem-se práticas laboratoriais em que os alunos irão ser adestrados na realização de diversas técnicas abordadas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
Teste |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
60,00 |
Estudo autónomo |
35,00 |
Frequência das aulas |
32,00 |
Trabalho laboratorial |
35,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência é obtida pelos estudantes que frequentarem um numero de horas de aulas superior ao número mínimo definido no Regulamento Pedagógico e que obtenham a classificação mínima de 9.5 valores na avaliação final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação: 1) prova escrita para avaliação de conceitos fundamentais; 2) relatório escrito de projeto científico em que se demonstre competências para utilização das metodologias abordadas na UC. A nota final do módulo resulta de 30% de 1) e 70% de 2)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplicam-se as normas do Regulamento Pedagógico
Melhoria de classificação
Os alunos poderão melhorar a classificação após apresentação e defesa publica do projeto científico e realização de novo teste escrito.