Seminários Temáticos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Saúde Pública |
Ocorrência: 2021/2022 - A (de 13-09-2021 a 15-07-2022)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MSP |
32 |
Plano de Estudos 2017_2023 |
1 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Esta unidade tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e discussão de temas relevantes para a saúde pública. Nesta unidade espera-se que os alunos conheçam alguns dos principais problemas de saúde pública nas arenas nacionais e internacionais, nomeadamente no que diz respeito à carga da maioria das doenças transmissíveis e não transmissíveis em diferentes contextos e às políticas dirigidas para prevenir tratar e gerir essas condições, nos níveis local, regional nacional e internacional. Espera-se também que os alunos conheçam áreas sobrepostas entre a prática da saúde pública e uma série de áreas complementares do conhecimento, como meio ambiente, economia, trabalho ou organização do espaço urbano.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que os alunos adquiram uma visão vasta e multidisciplinar da teoria e prática da saúde pública. Nesta unidade, concebemos uma abordagem da saúde pública na sua expressão mais ampla, em oposição a outras unidades em que os currículos são necessariamente mais rígidos. Ao ouvir e discutir a experiência de um grande número de especialistas em vários tópicos que são definidos a cada ano, os alunos ganham acesso a um corpo de conhecimento e experiência que amplia os horizontes de sua perspetiva sobre a saúde pública.
Modo de trabalho
À distância
Programa
Os Seminários Temáticos abordarão temas como a formulação de políticas, administração da saúde, impacto da crise económica e financeira na saúde da população, desafios na formulação e implementação de programas nacionais de saúde, efeitos das desigualdades na saúde da comunidade e pesquisa translacional em saúde pública (com ênfase especial nos desafios metodológicos na produção de evidências científicas da mais alta qualidade nas áreas de saúde pública e epidemiologia).
Bibliografia Obrigatória
Detels, R. Beaglehole, R. Lansang, M. A. Gulliford, M. ; Oxford Textbook of Public Health, Oxford University Press, 2011. ISBN: 9780199218707
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Estas várias palestras sobre temas de interesse em saúde pública conduzidas por especialistas de diferentes áreas permitem que os estudantes tenham contato com a investigação em saúde pública e a definição de politicas de saúde, o que é essencial, não apenas para a formação geral, mas também para a seleção de temas para a dissertação. A discussão com os convidados constitui uma oportunidade única para os alunos entenderem a integração das diferentes disciplinas envolvidas na saúde pública.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
80,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
72,00 |
Frequência das aulas |
36,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
É obrigatória a presença em pelo menos 75% dos Seminários agendados.
Os estudantes com estatuto Trabalhador-Estudantes deverão contactar o Regente no inicio da UC.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação final desta UC inclui um exame escrito com 5 perguntas abertas sobre qualquer um dos tópicos abordados durante os seminários. A assiduidade será considerada na nota final.
Nota final = Exame escrito (80%) + Presença (20%).
Os trabalhadores-estudantes que obtiverem o estatuto correspondente estão dispensados da participação nos seminários e, portanto, a nota final somente considerará o exame escrito (100%).