Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MSP17_1

Seminários Temáticos

Código: MSP17_1     Sigla: MSP17_1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Saúde Pública

Ocorrência: 2021/2022 - A (de 13-09-2021 a 15-07-2022) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSP 32 Plano de Estudos em vigor 1 - 4 36 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Andreia Cristina Matos Oliveira Regente
Carla Maria de Moura Lopes Docente
José Henrique Dias Pinto de Barros Docente

Docência - Horas

Seminário: 1,29
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 1,29
Silvia Jesus da Silva Fraga 0,11
Andreia Cristina Matos Oliveira 0,21
José Henrique Dias Pinto de Barros 0,07
Carla Maria de Moura Lopes 0,07

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta unidade tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e discussão de temas relevantes para a saúde pública. Nesta unidade espera-se que os alunos conheçam alguns dos principais problemas de saúde pública nas arenas nacionais e internacionais, nomeadamente no que diz respeito à carga da maioria das doenças transmissíveis e não transmissíveis em diferentes contextos e às políticas dirigidas para prevenir tratar e gerir essas condições, nos níveis local, regional nacional e internacional. Espera-se também que os alunos conheçam áreas sobrepostas entre a prática da saúde pública e uma série de áreas complementares do conhecimento, como meio ambiente, economia, trabalho ou organização do espaço urbano.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os alunos adquiram uma visão vasta e multidisciplinar da teoria e prática da saúde pública. Nesta unidade, concebemos uma abordagem da saúde pública na sua expressão mais ampla, em oposição a outras unidades em que os currículos são necessariamente mais rígidos. Ao ouvir e discutir a experiência de um grande número de especialistas em vários tópicos que são definidos a cada ano, os alunos ganham acesso a um corpo de conhecimento e experiência que amplia os horizontes de sua perspetiva sobre a saúde pública.

Modo de trabalho

À distância

Programa

Os Seminários Temáticos abordarão temas como a formulação de políticas, administração da saúde, impacto da crise económica e financeira na saúde da população, desafios na formulação e implementação de programas nacionais de saúde, efeitos das desigualdades na saúde da comunidade e pesquisa translacional em saúde pública (com ênfase especial nos desafios metodológicos na produção de evidências científicas da mais alta qualidade nas áreas de saúde pública e epidemiologia).

Bibliografia Obrigatória

Detels, R. Beaglehole, R. Lansang, M. A. Gulliford, M. ; Oxford Textbook of Public Health, Oxford University Press, 2011. ISBN: 9780199218707

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estas várias palestras sobre temas de interesse em saúde pública conduzidas por especialistas de diferentes áreas permitem que os estudantes tenham contato com a investigação em saúde pública e a definição de politicas de saúde, o que é essencial, não apenas para a formação geral, mas também para a seleção de temas para a dissertação. A discussão com os convidados constitui uma oportunidade única para os alunos entenderem a integração das diferentes disciplinas envolvidas na saúde pública.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Participação presencial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 36,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença em pelo menos 75% dos Seminários agendados.

Os estudantes com estatuto Trabalhador-Estudantes deverão contactar o Regente no inicio da UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final desta UC inclui um exame escrito com 5 perguntas abertas sobre qualquer um dos tópicos abordados durante os seminários. A assiduidade será considerada na nota final.

Nota final = Exame escrito (80%) + Presença (20%).

Os trabalhadores-estudantes que obtiverem o estatuto correspondente estão dispensados da participação nos seminários e, portanto, a nota final somente considerará o exame escrito (100%).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-03 às 13:27:31
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital