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Comunicação, ética e legislação em medicina fetal

Código: MFET_18     Sigla: CELMF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - A (de 25-09-2020 a 18-06-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria
Curso/CE Responsável: Medicina Fetal

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MFET 20 Plano de Estudos Oficial 1 - 1 8 27

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,29
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 0,286
Margarida Maria Carvalho de Figueiredo Ferreira Braga 0,052
Carla Maria de Almeida Ramalho 0,182
João Francisco Montenegro de Andrade Lima Bernardes 0,052

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos


  1. Aprofundar os conhecimentos de embriologia e fisiologia fetal.

  2. Aprofundar os conhecimentos das patologias fetais (patologia, incidência, fatores de risco, anomalias associadas) de modo a melhorar a capacidade do seu diagnóstico.

  3. Aprofundar as competências, clínicas e não clínicas, que possibilitam a atuação e orientação perante as patologias fetais.

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecer a legislação na área do diagnóstico pré-natal

- Ser capaz de trabalhar em equipa multidisciplinar

- Ser capaz de efetuar aconselhamento e comunicar notícias difíceis

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Organização dum Centro de Diagnósotico Pre-natal

Importância da equipa multidisciplinar

Aconselhamento em medicina fetal (pré-concecional e pré-natal)

Comunicar notícias difíceis

Luto e suporte psicológico

Princípios éticos

Dilemas éticos em medicina fetal

Legislação Portuguesa na área do diagnóstico pré-natal

Bibliografia Obrigatória

Norton MD, Mary E; Callen's Ultrasonography in Obstetrics and Gynecology, Elsvier, 2016. ISBN: 978-0323328340
Rober Resnik, Charles Lockwood, Thomas Moore, Michael F Greene, Joshua Copel, Robert M Silver; Creasy and Resnik's Maternal-Fetal Medicine: Principles and Practice, Saunders, 2018. ISBN: 978-0323479103
Diana W. Bianchi , Timothy M. Crombleholm, Mary E. D'Alton, Fergal Malon; Fetology: Diagnosis and Management of the Fetal Patient , McGraw-Hill Education, 2010. ISBN: 978-0071442015
TW Sadler ; Langman's Medical Embryology, LWW, 2018. ISBN: 978-1496383907
Peter Turnpenny, Sian Ellard ; Emery's Elements of Medical Genetics, Elsevier, 2017. ISBN: 978-0702066856

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica

Apresentação e discussão de casos clínicos

Trabalho autónomo – estudo teórico, preparação de casos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 77,00
Frequência das aulas 23,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Participação no módulo

Fórmula de cálculo da classificação final

20% presencial + 80% teste
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