Neurociências Contemplativas: Mindfulness
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S (de 08-02-2021 a 31-07-2021)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Trata-se de uma UC eminentemente vivencial pelo que todas as aulas são nas modalidades TP/P. No final da unidade curricular, os principais objetivos de aprendizagem são o reconhecimento e análise criticas dos (as):
- Conhecimentos neurobiológicos atuais acerca das teorias de funcionamento do Mindfulness e da Meditação;
- Estruturas de Programas estruturados em Mindfulness certificados internacionalmente, nomeadamente, Programa MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction), fundado na Universidade de Massachutetts, EUA), Programa MBCT (Mindfulnesss Based Cognitive Therapy, fundado na Universidade de Oxford) e Programa MSC (Mindfulness Self Compassion, fundado na Universidade do Texas, EUA). Outras abordagens cognitivo-comportamentais (Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e Terapia Dialéctica-Comportamental (DBT).
- Abordagens baseadas em Mindfulness versus abordagens informadas em Mindfulness;
- Investigações científicas na área das Neurociências Contemplativa, nomeadamente em abordagens mente-corpo em universidades internacionais com publicações científicas em revistas indexadas e com trabalhos citadas;
- Processos envolvidos na definição e manutenção de práticas pessoais de Mindfulness;
Resultados de aprendizagem e competências
- Ser capaz de reconhecer abordagens incluídas nas neurociências contemplativas que visam o desenvolvimento pessoal através de processos de auto-conhecimento e auto-regulação;
- Ser capaz de identificar e implementar estratégias de auto-cuidado;
- Melhorar a capacidade de gestão do stress e ansiedade, durante a vida académica, perspetivando a futura prática clínica;
- Potenciar as relações interpessoais em diversos contextos (universitário, família e amigos), perspetivando a futura prática clínica (relação nas equipas de saúde e relação médico-doente).
- Construção de uma prática pessoal de Mindfulness, nas vertentes formal e informal.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
- Neurociências Contemplativas
- Enquadramento histórico da meditação. Introdução ao Mindfulness
- Abordagens mente-corpo
- Neurobiologia do Mindfulness e da meditação
- Mindfulness nas universidades em contextos internacionais
- Funcionamento em modo “piloto automático”
- Stress e ansiedade no ensino médico: preditores na prática clínica futura?
- Mindfulness em contextos de saúde. Burnout e fadiga da compaixão. Dor Crónica.
- Atenção e consciência
- Tipos de programas baseados em Mindfulness
- Tipos de práticas: formais e informais
- Os pensamentos: estrutura, significado e auto-observação
- As emoções: génese da emoção
- Aceitação e julgamento
- Metáforas visuais da mente
- Práticas de relação com o corpo
- Auto-cuidado
- Auto-compaixão e compaixão nas relações interpessoais
Bibliografia Obrigatória
Jon Kabat Zinn; Full Catastrophe Living: Using the Wisdom of Your Body and Mind to Face Stress, Pain, and Illness, Little, Brown Book Group, 2013. ISBN: 0749958413
Mark G Williams, Zindel V. Segal; Mindfulness-Based Cognitive Therapy for Depression, The Guilford Press. ISBN: 1462537030
Ostafin B, Robinson M, Meier B; Handbook of Mindfulness and Self-Regulation, Springer
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC consiste de uma série de aulas TP/P (não se descriminam entre si pelos motivos acima expostos) com sessões de 2horas cada, correspondendo a 27 horas de contacto e numa carga horário total de 81 horas e 3 ECTS.
Avaliação:
1-Participação presencial (PP) nas aulas TP/P: dado que o percurso na UC é sequencial, a presença nas sessões é essencial para se construir o percurso formativo de cada estudante. Caso o estudante se veja forçado a faltar a alguma sessão, haverá uma reunião com a Regente para contextualizar as vivências abordadas na aula TP/P em questão. Situações previstas pelo Regulamento Pedagógico que justifiquem a ausência na sessão serão tidas em consideração. Ponderação: 10%
2- Construção de um “port-folio” reflexivo individual. O port-folio conterá uma reflexão escrita a propósito de cada aula podendo consistir em abordagens diversificadas que serão analisadas individualmente com os alunos (ex. Partilha de um vídeo com uma meditação guiada; partilha da vivência pessoal na sessão, partilha de poema alusivo ao assunto, etc). Sendo o port-folio construído a propósito de cada sessão é expectável que o estudante forneça, de modo contínuo e semanal, elementos relativos ao mesmo. No final o estudante poderá rever o port-folio para realizar uma revisão final do mesmo e acrescentar elementos que possam justificar-se no final do percurso. Ponderação: 70%
3- Construção de uma breve sessão mindfulness, que poderá ser lida e deverá ser construída com orientação tutorial do Regente, direcionada aos docentes e aos restantes estudantes. Ponderação: 20%
Em cumprimento do Regulamento Pedagógico, para obtenção de frequência é necessário assistir a pelo menos 75% das aulas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
24,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
27,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A frequência é obtida de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor, nomeadamente pela presença em 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da frequência (10%) + classificação do "portfolio" (70%) + Construçao de sessão Mindfulness (20%)