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Investigação com dados secundários em saúde

Código: OPT151     Sigla: ISS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 2S (de 08-02-2021 a 31-07-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 0 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é promover a aplicação de conceitos e metodologias da epidemiologia à realização de estudos baseados em dados secundários, em diferentes áreas da investigação em saúde.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:

- identificar e descrever diferentes fontes de dados secundários com potencial interesse para investigação em saúde;

- discutir, para diferentes questões de investigação, as vantagens, limitações e exequibilidade da investigação com base em dados secundários, de acordo com os desenhos de estudo e das fontes de dados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Fontes de dados secundários: definição e tipologia

Aspetos éticos, metodológicos e práticos da investigação com fontes de dados secundários

Estatísticas vitais

Registos de doença

Dados sobre a utilização de serviços de saúde

Dados sobre comportamentos e exposição a fatores de risco

Outras fontes de dados

Bibliografia Obrigatória

Boslaugh S; Secondary Data Sources for Public Health: A Practical Guide, Cambridge University Press, New York., 2007
Rothman KJ, Greenland S, Lash TL.; Modern Epidemiology, 3rd Edition., Lippincott Williams & Wilkins., 2012

Observações Bibliográficas

A bibliografia principal poderá ser complementada com materiais específicos para os temas abordados.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular incluirá sessões presenciais teóricas, teórico-práticas/práticas, com diferentes tipos de exercícios, e trabalho autónomo, sob supervisão do docente. Deverá corresponder a uma quantidade de trabalho equivalente a 3 ECTS.

Estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 27 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:

- Aulas teóricas (T): 5 h

- Seminário (S): 4 h

- Aulas teórico-práticas (TP): 18 h

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Frequência das aulas 23,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência é necessário assistir a pelo menos 75% das aulas teórico-práticas e seminários.

Fórmula de cálculo da classificação final

A verificação da aquisição de conhecimentos e capacidades contempla a avaliação contínua através de duas fichas de avaliação (FA), a realizar individualmente, em aulas teóricas e/ou teórico-práticas, contribuindo para 50% da classificação final, e por um trabalho escrito (TE), a realizar em grupo, correspondendo a 50% da classificação final.


 

As diferentes componentes da avaliação contribuirão para a classificação final independentemente da classificação obtida em cada uma delas, não podendo ser objeto de avaliação de recurso.

Para cada uma das componentes de avaliação contínua a que o estudante falte será considerada a classificação de zero valores no cálculo da classificação final.  

 


Os estudantes com estatuto de trabalhador estudante serão avaliados através das mesmas componentes de avaliação.


Classificação final (0/20) = 1ª FA (0/5) + 2ª FA (0/5) + TE (0/10)

Melhoria de classificação

Não aplicável.
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