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Patologia Clínica e Medicina Laboratorial

Código: OPT82     Sigla: PCML

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 36 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O conhecimento da importância do teste laboratorial adequado a cada doente de acordo com a situação e a fase da doença, conhecendo as principais causas de variabilidade analítica bem como a transmissão do espírito crítico em relação à informação disponibilizada pelo laboratório

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá desenvolver as seguintes capacidades:

  1. Valorização da PCML no contexto clínico
  2. Resolução de problemas
  3. Seleção de parâmetros em situações comuns
  4. Valorização da fase pré-analítica
  5. Colheita de sangue venoso para testes hematológicos e químicos
  6. Análise de urina, incluindo o estudo químico e o exame do sedimento
  7. Análise elementar da morfologia das células do sangue periférico

Modo de trabalho

Presencial

Programa

01. Introdução à Patologia Clínica e Medicina Laboratorial
02. O valor dos testes laboratoriais e o seu bom uso
03. Biomarcadores- seu significado e valor (casos dos peptideos natriuréticos e marcadores de doença muscular)
04. A Patologia Clínica das doenças infeciosas
05. O papel do laboratório clínico no controlo da infeção hospitalar e no controlo de surtos
06. Testes de biologia molecular no laboratório clínico
07. Interesse e alcance dos testes à cabeceira do doente
08. Morfologia e classificação de células do sangue
09. Contadores hematológicos
10. Repetição de testes- conceitos e regras
11. Caso clínico- diabetes
12. Caso clínico- dispneia e tosse
13. Caso clínico- osteoporose

Bibliografia Obrigatória

Richard A. McPherson, MD, MSc and Matthew R. Pincus, MD, PhD ; Henry's Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 23rd Edition , Elsevier, 2017. ISBN: 978-0-323-29568-0

Bibliografia Complementar

Mary A. Williamson MT(ASCP) PhD and L. Michael Snyder MD; Wallach's Interpretation of Diagnostic Tests , Wolters Kluwer, 2011. ISBN: 978-1605476674

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas- 2 h por semana.
Execução de flebotomias simuladas.
Acompanhamento de atividades laboratoriais- 6 h por semestre.
Total de 28 a 30 h de sessões por estudante.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Minimo de 75% de presenças

Fórmula de cálculo da classificação final

NF = [(teste) x 0,8] + [participação (assiduidade e atividades)] x 0,2
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