Patologia Clínica e Medicina Laboratorial
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fmup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O conhecimento da importância do teste laboratorial adequado a cada doente de acordo com a situação e a fase da doença, conhecendo as principais causas de variabilidade analítica bem como a transmissão do espírito crítico em relação à informação disponibilizada pelo laboratório
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deverá desenvolver as seguintes capacidades:
- Valorização da PCML no contexto clínico
- Resolução de problemas
- Seleção de parâmetros em situações comuns
- Valorização da fase pré-analítica
- Colheita de sangue venoso para testes hematológicos e químicos
- Análise de urina, incluindo o estudo químico e o exame do sedimento
- Análise elementar da morfologia das células do sangue periférico
Modo de trabalho
Presencial
Programa
01. Introdução à Patologia Clínica e Medicina Laboratorial
02. O valor dos testes laboratoriais e o seu bom uso
03. Biomarcadores- seu significado e valor (casos dos peptideos natriuréticos e marcadores de doença muscular)
04. A Patologia Clínica das doenças infeciosas
05. O papel do laboratório clínico no controlo da infeção hospitalar e no controlo de surtos
06. Testes de biologia molecular no laboratório clínico
07. Interesse e alcance dos testes à cabeceira do doente
08. Morfologia e classificação de células do sangue
09. Contadores hematológicos
10. Repetição de testes- conceitos e regras
11. Caso clínico- diabetes
12. Caso clínico- dispneia e tosse
13. Caso clínico- osteoporose
Bibliografia Obrigatória
Richard A. McPherson, MD, MSc and Matthew R. Pincus, MD, PhD ; Henry's Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 23rd Edition , Elsevier, 2017. ISBN: 978-0-323-29568-0
Bibliografia Complementar
Mary A. Williamson MT(ASCP) PhD and L. Michael Snyder MD; Wallach's Interpretation of Diagnostic Tests , Wolters Kluwer, 2011. ISBN: 978-1605476674
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas- 2 h por semana.
Execução de flebotomias simuladas.
Acompanhamento de atividades laboratoriais- 6 h por semestre.
Total de 28 a 30 h de sessões por estudante.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
53,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Minimo de 75% de presenças
Fórmula de cálculo da classificação final
NF = [(teste) x 0,8] + [participação (assiduidade e atividades)] x 0,2