Cardiogenética
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S (de 08-02-2021 a 31-07-2021) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Descrever a base molecular das cardiopatias genéticas;
- Identificar fenótipos específicos, sendo capaz de integrar achados clínicos, resultados imagiológicos e a informação da história familiar;
- Descrever métodos, estratégias e dificuldades no diagnóstico genético das cardiopatias;
- Compreender a importância do aconselhamento genético e da comunicação interdisciplinar.
Resultados de aprendizagem e competências
- Os objetivos serão atingidos se, no final da UC, os estudantes estiverem aptos nas seguintes competências: 1) Descrever a variedade de apresentações clínicas e a base molecular das doenças cardíacas monogénicas mais frequentes;2) Discriminar a importância do rastreio familiar, do diagnóstico metabólico, histológico e da avaliação multidisciplinar; 3) Analisar criticamente as correlações genótipo-fenótipo e ser capaz de elaborar o aconselhamento genético.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I- Doenças do miocárdio: miocardiopatias genéticas; envolvimento cardíaco nas doenças de hereditárias do metabolismo, doenças neuromusculares, síndromes genéticas e amiloidoses hereditárias.
II- Canalopatias cardíacas. Morte súbita cardíaca. Estratificação de risco
III- Aortopatias hereditárias
IV- Cardiopatias congénitas
V- Aterosclerose prematura
VI- Abordagem diagnóstica integrada e multidisciplinar: Rastreio familiar; caracterização bioquímica; histológica e ultraestrutural; diagnóstico molecular
VII-Farmacogenética e terapêutica cardiovascular
VIII- Aconselhamento genético
Bibliografia Obrigatória
H.F. Baars, P.A.F.M. Doevendans, Arjan C. Houweling, J. Peter van Tintelen.; Clinical Cardiogenetics, 2016.. ISBN: ISBN: 978-3-319-44203-7 (e-book)
Observações Bibliográficas
Seleção de artigos cientificos disponibilizados pelos docentes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teóricas para exposição dos conteúdos teóricos fundamentais
- Aulas teórico-práticas com o objetivo de apresentar e discutir casos clínicos (exemplos paradigmáticos)
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Cardiologia
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Doenças raras
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Teste |
80,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
49,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Trabalho de campo |
4,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Presenças mínimas - 75% da totalidade das aulas
Classificação final igual ou superior a 10 valores
Fórmula de cálculo da classificação final
(Teste x 0,8) + (Frequencia x 0,05) + (Trabalho de Campo x 0,15)