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Dissertação/Projeto

Código: MI622     Sigla: D/P

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - SP (de 14-09-2020 a 31-07-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 281 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 6 - 9 86 243

Língua de trabalho

Português e inglês
Obs.: A dissertação poderá ser escrita em português ou em inglês.

Objetivos

Esta UC pretende, com base nos conhecimentos específicos e/ou transversais adquiridos ao longo do curso, conferir competências para desenvolver um trabalho de investigação numa área de interesse.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Rever conceitos sobre ciência e o método científico
  2. Reconhecer as principais áreas de investigação biomédica: investigação laboratorial, clínica e em serviços de saúde, e de translação
  3. Pesquisar e utilizar informação científica, utilizando as tecnologias de informação
  4. Identificar os principais aspectos metodológicos a ter em conta nas diferentes tipologias de estudos
  5. Recolher, tratar e analisar dados, aplicando conceitos básicos de bioestatística
  6. Desenvolver a capacidade de análise e de síntese
  7. Desenvolver o pensamento crítico e a criatividade
  8. Desenvolver competências de escrita científica e de apresentação de resultados científicos
  9. Demonstrar compreensão efetiva sobre Integridade científica
  10. Reconhecer más condutas científicas e fraude
  11. Preparar uma apresentação pública
  12. Desenvolver competências de apresentação em público
  13. Desenvolver competências de relacionamento interpessoal com os orientadores

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Os seminários da Unidade Curricular procuram discutir conceitos nos seguintes âmbitos:

  1. Pensamento crítico em ciência. Integridade académica.
  2. Pesquisa de informação científica; formulação da questão de investigação; desenhos de estudo; dados secundários para investigação.
  3. Métodos de amostragem; cálculo do tamanho amostral; instrumentos de recolha de dados; preparação da colheita de dados.
  4. Aspectos éticos e legais da investigação clínica: Pedido à comissão de ética e ao responsável pelo acesso à informação; privacidade, segurança e proteção de dados.
  5. Estudos de síntese: revisões sistemáticas e meta-análises.
  6. Investigação translacional T1 e T2.
  7. Variáveis; estatística descritiva; intervalos de confiança; testes de hipótese.
  8. Modelação estatística: regressão linear e logística e análise de sobrevivência.
  9. Interpretação e apresentação de resultados.
  10. Redação de um artigo científico original; revisão por pares e processo editorial.
  11. Redação de uma dissertação; comunicação oral de trabalhos científicos.

O estudante tem que estruturar um programa de trabalho individual, que deverá ser coordenado pelo Orientador com o apoio do(s) Coorientador(es) (facultativo). O projeto de tese pode assumir as seguintes tipologias:

- Dissertação: Trabalho original de investigação que envolve recolha e análise de dados primários ou secundários (incluindo revisões sistemáticas), resultando na produção de conhecimento científico. Este critério poderá ser aplicado tanto projetos de investigação de tipo quantitativo quanto qualitativo.  

- Monografia: Trabalho de revisão que não envolva recolha e análise de dados primários ou secundários como revisões não-sistemáticas (e.g., revisões narrativas) ou casos clínicos.

A dissertação ou monografia deverá ser elaborada de acordo com a recomendação internacional de estruturação e redação do tipo/desenho de estudo.

Bibliografia Obrigatória

Liberati A, Altman DG, Tetzlaff J, et al. ; The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration, Annals of internal medicine 151:W-65-W-94., 2009
Vandenbroucke JP, Von Elm E, Altman DG, et al; Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE): explanation and elaboration, PLoS medicine 4:e297, 2007
Universidade do Porto; Carta de Direitos e deveres da comunidade académica da Universidade do Porto
Martinson BC, Anderson MS, de Vries R ; Scientists behaving badly. , Nature 435:737–8., 2005
Jacinto T, Morais A, Fonseca JA; How to write a scientific paper - Searching and Managing Biomedical information, Rev Port Pneumol. 2011;17(4):190-194, 2011
Stephen B. Hulley, Steven R. Cummings, Warren S. Browner, Deborah Grady Norman Hearst, Thomas B. Newman; Designing Clinical Research, 4th edition, Williams and Wilkins, 2013
Petrie A, Sabin C; Medical Statistics at a Glance, Blackwell Science Inc, 2005
Wasserstein RL et al. ; . ASA Statement on Statistical Significance and p-values, The American Statistician, 2016
Grant R. ; Data Visualization: Charts, Maps and Interactive Graphics, American Statistical Association/CRC Press, 2019
Azevedo LF, Canário-Almeida F, Fonseca JA, Costa-Pereira A, Winck JC, Hespanhol V; How to write a scientific paper – writing the methods section, Rev Port Pneumol, 2011;17(5):232-238, 2011

Bibliografia Complementar

Higgins JPT, Green S. ; Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Version 5.1.0 , Cochrane , 2011
Sousa-Pinto B, Azevedo LF; Avaliação crítica de uma revisão sistemática e meta-análise, Rev Soc Port Anestesiol, 2019
Wasserstein RL et al. ; Moving to a World Beyond “p < 0.05”, The American Statistician, 2019

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O trabalho a desenvolver pelo estudante tem um caráter individual. A planificação, a contextualização e o desenvolvimento do projeto de investigação deverão ser acompanhados pelo orientador escolhido pelo estudante.

A formação em competências complementares é concretizada através de seminários temáticos, transmitidos online, realizados ao longo do ano letivo.

O acompanhamento aos estudantes é feito através de email e da plataforma Moodle e em regime de contacto pessoal em horário definido ou sempre que solicitado.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 30,00
Trabalho de campo 17,50
Trabalho escrito 45,00
Trabalho prático ou de projeto 7,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 63,00
Estudo autónomo 157,00
Frequência das aulas 23,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

A frequência é obtida pela assistência dos seminários, pela elaboração do projeto, pela apresentação e discussão pública do mesmo. A avaliação contempla ainda a publicação de artigo cientifico como 1º ou 2º autor, resultante do trabalho desenvolvido no âmbito da UC assim como a participação em projetos e equipas de investigação.

Fórmula de cálculo da classificação final

O cálculo da classificação final depende da tipologia do trabalho.

1) No caso de dissertação a fórmula de cálculo da avaliação será:

  • Dissertação (documento escrito): 50% (100 pontos)
  • Participação em equipa de investigação: 2,5% (5 pontos)
  • Apresentação e discussão pública do projeto de tese: 30% (60 pontos)
  • Publicação de artigo científico (aceite para publicação) como 1º ou 2º autor referente ao trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de tese, e com data de publicação igual ou inferior a dois anos da data da apresentação : 17.5%* (35 pontos)

* A classificação máxima neste componente apenas pode ser atingida caso se verifique publicação (ou aceitação de publicação) numa revista indexada pela Web of Science e com factor de impacto dos três primeiros quartis da respectiva área técnico-científica.
Publicações em revistas indexadas pela Web of Science e com factor de impacto no quarto quartil  da respectiva área técnico-científica 20 pontos
Publicações em revistas indexadas na Scopus ou MEDLINE/PubMed sem factor de impacto receberão 10 pontos.
Apresentações em conferências e congressos receberão 5 pontos.
Outras situações não previstas não serão pontuadas.


2) No caso das monografias, a fórmula de cálculo da avaliação será :

  • Monografia (documento escrito): 45% (90 pontos)
  • Apresentação e discussão pública do projeto de tese: 30% (60 pontos)
  • Publicação de artigo científico (aceite para publicação) como 1º ou 2º autor referente ao trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de tese, e com data de publicação igual ou inferior a dois anos da data da apresentação : 12.5%** (25 pontos)


** A classificação máxima neste componente apenas pode ser atingida caso se verifique publicação (ou aceitação de publicação) numa revista indexada pela Web of Science e dos três primeiros quartis de factor de impacto da respectiva área técnico-científica.
Publicações em revistas indexadas na Web of Science e do 4º quartil de factor de impacto da respectiva área técnico-científica receberão 15 pontos. 
Publicações em revistas indexadas na Scopus ou MEDLINE/PubMed sem factor de impacto receberão 10 pontos.
Apresentações em conferências e congressos receberão 5 pontos.
Outras situações não-previstas não serão pontuadas.

Melhoria de classificação

Não Aplicável

Observações

Email: jfonseca@med.up.pt

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