Dissertação/Projeto
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2020/2021 - SP (de 14-09-2020 a 31-07-2021)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português e inglês
Obs.: A dissertação poderá ser escrita em português ou em inglês.
Objetivos
Esta UC pretende, com base nos conhecimentos específicos e/ou transversais adquiridos ao longo do curso, conferir competências para desenvolver um trabalho de investigação numa área de interesse.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- Rever conceitos sobre ciência e o método científico
- Reconhecer as principais áreas de investigação biomédica: investigação laboratorial, clínica e em serviços de saúde, e de translação
- Pesquisar e utilizar informação científica, utilizando as tecnologias de informação
- Identificar os principais aspectos metodológicos a ter em conta nas diferentes tipologias de estudos
- Recolher, tratar e analisar dados, aplicando conceitos básicos de bioestatística
- Desenvolver a capacidade de análise e de síntese
- Desenvolver o pensamento crítico e a criatividade
- Desenvolver competências de escrita científica e de apresentação de resultados científicos
- Demonstrar compreensão efetiva sobre Integridade científica
- Reconhecer más condutas científicas e fraude
- Preparar uma apresentação pública
- Desenvolver competências de apresentação em público
- Desenvolver competências de relacionamento interpessoal com os orientadores
Modo de trabalho
B-learning
Programa
Os seminários da Unidade Curricular procuram discutir conceitos nos seguintes âmbitos:
- Pensamento crítico em ciência. Integridade académica.
- Pesquisa de informação científica; formulação da questão de investigação; desenhos de estudo; dados secundários para investigação.
- Métodos de amostragem; cálculo do tamanho amostral; instrumentos de recolha de dados; preparação da colheita de dados.
- Aspectos éticos e legais da investigação clínica: Pedido à comissão de ética e ao responsável pelo acesso à informação; privacidade, segurança e proteção de dados.
- Estudos de síntese: revisões sistemáticas e meta-análises.
- Investigação translacional T1 e T2.
- Variáveis; estatística descritiva; intervalos de confiança; testes de hipótese.
- Modelação estatística: regressão linear e logística e análise de sobrevivência.
- Interpretação e apresentação de resultados.
- Redação de um artigo científico original; revisão por pares e processo editorial.
- Redação de uma dissertação; comunicação oral de trabalhos científicos.
O estudante tem que estruturar um programa de trabalho individual, que deverá ser coordenado pelo Orientador com o apoio do(s) Coorientador(es) (facultativo). O projeto de tese pode assumir as seguintes tipologias:
- Dissertação: Trabalho original de investigação que envolve recolha e análise de dados primários ou secundários (incluindo revisões sistemáticas), resultando na produção de conhecimento científico. Este critério poderá ser aplicado tanto projetos de investigação de tipo quantitativo quanto qualitativo.
- Monografia: Trabalho de revisão que não envolva recolha e análise de dados primários ou secundários como revisões não-sistemáticas (e.g., revisões narrativas) ou casos clínicos.
A dissertação ou monografia deverá ser elaborada de acordo com a recomendação internacional de estruturação e redação do tipo/desenho de estudo.
Bibliografia Obrigatória
Liberati A, Altman DG, Tetzlaff J, et al. ; The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: explanation and elaboration, Annals of internal medicine 151:W-65-W-94., 2009
Vandenbroucke JP, Von Elm E, Altman DG, et al; Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE): explanation and elaboration, PLoS medicine 4:e297, 2007
Universidade do Porto; Carta de Direitos e deveres da comunidade académica da Universidade do Porto
Martinson BC, Anderson MS, de Vries R ; Scientists behaving badly. , Nature 435:737–8., 2005
Jacinto T, Morais A, Fonseca JA; How to write a scientific paper - Searching and Managing Biomedical information, Rev Port Pneumol. 2011;17(4):190-194, 2011
Stephen B. Hulley, Steven R. Cummings, Warren S. Browner, Deborah Grady Norman Hearst, Thomas B. Newman; Designing Clinical Research, 4th edition, Williams and Wilkins, 2013
Petrie A, Sabin C; Medical Statistics at a Glance, Blackwell Science Inc, 2005
Wasserstein RL et al. ; . ASA Statement on Statistical Significance and p-values, The American Statistician, 2016
Grant R. ; Data Visualization: Charts, Maps and Interactive Graphics, American Statistical Association/CRC Press, 2019
Azevedo LF, Canário-Almeida F, Fonseca JA, Costa-Pereira A, Winck JC, Hespanhol V; How to write a scientific paper – writing the methods section, Rev Port Pneumol, 2011;17(5):232-238, 2011
Bibliografia Complementar
Higgins JPT, Green S. ; Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Version 5.1.0 , Cochrane , 2011
Sousa-Pinto B, Azevedo LF; Avaliação crítica de uma revisão sistemática e meta-análise, Rev Soc Port Anestesiol, 2019
Wasserstein RL et al. ; Moving to a World Beyond “p < 0.05”, The American Statistician, 2019
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O trabalho a desenvolver pelo estudante tem um caráter individual. A planificação, a contextualização e o desenvolvimento do projeto de investigação deverão ser acompanhados pelo orientador escolhido pelo estudante.
A formação em competências complementares é concretizada através de seminários temáticos, transmitidos online, realizados ao longo do ano letivo.
O acompanhamento aos estudantes é feito através de email e da plataforma Moodle e em regime de contacto pessoal em horário definido ou sempre que solicitado.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
30,00 |
Trabalho de campo |
17,50 |
Trabalho escrito |
45,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
7,50 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
63,00 |
Estudo autónomo |
157,00 |
Frequência das aulas |
23,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
A frequência é obtida pela assistência dos seminários, pela elaboração do projeto, pela apresentação e discussão pública do mesmo. A avaliação contempla ainda a publicação de artigo cientifico como 1º ou 2º autor, resultante do trabalho desenvolvido no âmbito da UC assim como a participação em projetos e equipas de investigação.
Fórmula de cálculo da classificação final
O cálculo da classificação final depende da tipologia do trabalho.
1) No caso de dissertação a fórmula de cálculo da avaliação será:
- Dissertação (documento escrito): 50% (100 pontos)
- Participação em equipa de investigação: 2,5% (5 pontos)
- Apresentação e discussão pública do projeto de tese: 30% (60 pontos)
- Publicação de artigo científico (aceite para publicação) como 1º ou 2º autor referente ao trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de tese, e com data de publicação igual ou inferior a dois anos da data da apresentação : 17.5%* (35 pontos)
* A classificação máxima neste componente apenas pode ser atingida caso se verifique publicação (ou aceitação de publicação) numa revista indexada pela Web of Science e com factor de impacto dos três primeiros quartis da respectiva área técnico-científica.
Publicações em revistas indexadas pela Web of Science e com factor de impacto no quarto quartil da respectiva área técnico-científica 20 pontos
Publicações em revistas indexadas na Scopus ou MEDLINE/PubMed sem factor de impacto receberão 10 pontos.
Apresentações em conferências e congressos receberão 5 pontos.
Outras situações não previstas não serão pontuadas.
2) No caso das monografias, a fórmula de cálculo da avaliação será :
- Monografia (documento escrito): 45% (90 pontos)
- Apresentação e discussão pública do projeto de tese: 30% (60 pontos)
- Publicação de artigo científico (aceite para publicação) como 1º ou 2º autor referente ao trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de tese, e com data de publicação igual ou inferior a dois anos da data da apresentação : 12.5%** (25 pontos)
** A classificação máxima neste componente apenas pode ser atingida caso se verifique publicação (ou aceitação de publicação) numa revista indexada pela Web of Science e dos três primeiros quartis de factor de impacto da respectiva área técnico-científica.
Publicações em revistas indexadas na Web of Science e do 4º quartil de factor de impacto da respectiva área técnico-científica receberão 15 pontos.
Publicações em revistas indexadas na Scopus ou MEDLINE/PubMed sem factor de impacto receberão 10 pontos.
Apresentações em conferências e congressos receberão 5 pontos.
Outras situações não-previstas não serão pontuadas.
Melhoria de classificação
Não Aplicável
Observações
Email: jfonseca@med.up.pt