Código: | MI431 | Sigla: | MGF |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MIMED | 131 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 4 | - | 3 | 28 | 81 |
A unidade curricular Medicina Geral e Familiar visa permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre os fundamentos e competências fundamentais da Medicina Geral e Familiar: a gestão e coordenação de cuidados de saúde primários, a orientação comunitária, capacidades para a resolução de problemas específicos, abordagem abrangente, cuidados centrados na pessoa e abordagem holística.
Por outro lado, pretende-se também que os estudantes adquiriam conhecimentos sobre a organização do Serviço Nacional de Saúde, a história dos Cuidados de Saúde Primários.
Finalmente, pretende-se que os estudantes saibam como no exercício da Medicina Geral e Familiar atual se incorpora a prática da Medicina Baseada na Evidência e novas tecnologias de informação e comunicação no apoio à decisão de situações clínicas concretas.
No final da unidade curricular, os estudantes deverão dispor de conhecimentos e aptidões que os habilitem iniciar uma prática médica centrada na pessoa e orientada para o indivíduo, a sua família e a comunidade.
Devem apresentar competências de colheita e registo da história clínica segundo a metodologia da Medicina Geral e Familiar.
Devem estar aptos a saber priorizar os problemas de saúde existentes e a efetuar o respetivo registo clínicos de forma coerente e racional.
Devem conhecer e saber aplicar os passos da consulta de Medicina Geral e Familiar
Devem estar aptos a praticar uma comunicação clínica centrada na pessoa e com uma visão holística integrada.
Devem saber aplicar a Medicina Baseada na Evidência no contexto da Medicina Geral e Familiar.
Cuidados de Saúde Primários. História e organização atual do Serviço Nacional de Saúde.
A decisão em Medicina Geral e Familiar: medicina baseada na evidência e a gestão da incerteza.
Passos da consulta em Medicina Geral e Familiar. Cuidados centrados na pessoa.
Abordagem holística. Abordagem das Dislipidemias no Adulto. Casos clínicos.
Gestão e coordenação de cuidados. Abordagem da Hipertensão Arterial. Casos clínicos.
Resolução de problemas específicos baseada na incidência e prevalência. Terapêutica de infeções do aparelho urinário (comunidade).
Continuidade de cuidados: a pessoa ao longo da vida. Saúde infantil e juvenil. Saúde do adulto. Saúde da Mulher e Saúde do idoso
Rastreios oncológicos. Casos clínicos. Prevenção quaternária: os limites da atuação médica. Aspetos éticos.
Escolhas sensatas em Medicina Geral e Familiar e erros comuns da prática clínica a evitar. Casos clínicos.
O impacto das novas tecnologias e dos BIG Data na Processo de decisão em Medicina Geral e Familiar.
Definição da Medicina Geral e Familiar. O perfil do Médico de Família.
A atividade letiva distribuir-se-á por seminários, destinados a um aprofundamento estruturado do conhecimento, complementados por momentos de ensino teórico-prático em que os estudantes serão convidados a analisar casos clínicos pedagógicos em sessões de role-playing, pacientes simulados ou histórias clínicas preparadas para discussão.
Nas diferentes abordagens, os estudantes deverão ser capazes de descrever a história clínica do doente, elaborando uma lista de problemas de saúde ativos e inativos, hierarquizada pela importância relativa tendo em conta a globalidade da pessoa, e estruturando um plano preventivo e terapêutico.
Para obter aprovação nesta unidade curricular o estudante deve cumprir um mínimo de 75% de assiduidade e ter classificação superior ou igual a 10 valores em cada um dos 3 componentes de avaliação:
A classificação final será obtida pela média ponderada dos 3 componentes de avaliação e traduzida numa escala numérica de 0-20 valores.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 70,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 35,00 |
Frequência das aulas | 34,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 12,00 |
Total: | 81,00 |
A classificação final da unidade curricular, traduzida numa escala numérica de 0-20 valores, é dada pela média ponderada dos componentes de avaliação:
A prova final de avaliação de conhecimentos (com duração de 60 minutos) consta de um total de 50 perguntas com 4 alíneas, em que cada alínea poderá ser verdadeira ou falsa, correspondendo a um total de 200 pontos. Cada alínea estará cotada com 1 ponto que contará positivo, se corretamente assinalada, ou negativo, se estiver errada.
Para melhorar a classificação nesta unidade curricular o estudante terá de repetir a prova de avaliação teórica e a prova de avaliação prática, mantendo a avaliação relativa à avaliação contínua.