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Doenças Neurológicas

Código: MI423     Sigla: DN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 14-09-2020 a 07-02-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 142 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 6 60 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Aprendizagem da avaliação e interpretação das funções do SN no sentido de determinar o Síndrome Neurológico e com os dados da história clínica, propor um diagnóstico, determinar quais os exames subsidiários adequados para o diagnóstico, com base no conhecimento das doenças do Sistema Nervoso e músculo mais frequentes na população em geral. 

- A imagem nas doenças do Sistema Nervoso e papel da Neuropatologia, nomeadamente nas Doenças Neuromusculares e Neurodegenerativas. - Tratamento farmacológico, particularmente nas Demências, Doença do Movimento, Epilepsia e Cefaleias.

- Conhecimentos teóricos e avaliação à cabeçeira do doente, sempre que possível, dos seguintes temas:

  • Exame Neurológico
  • Síndromes Neurológicos
  • Meios complementares de diagnóstico- Neuroradiologia
  • Epilepsia
  • Demênias
  • Doença Vascular Cerebral
  • Cefaleias
  • Doenças do ráquis
  • Traumatismo crânio-encefálicos
  • Doenças do movimento
  • Doenças inflamatórias e desmielinizantes do Sistema Nervoso.
  • Doenças Neuromusculares
  • Tumores do Sistema Nervoso Central
  • Neuropediatria
  • Urgências
  • Vertigens, síncope e coma
  • Sintomas Neurológicos Funcionais

Resultados de aprendizagem e competências

- Competência na avaliação clínica de doentes com Doenças Neurológicas, nomeadamenre na realização e interpretação do Exame Neurológico.

- Capacidade de, com base na avaliação clínica determinar o Síndrome Neurológico e propor uma etiologia. 

- Escolher quais os exames subsidiários capazes de confirmarem a proposta, muito particularmente a Imagem e Neuropatologia.

- Conhecimentos sobre as características clínicas das doenças mais frequentes e seu tratamento farmacológico.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

- Conhecimentos de Neuroanatomia, Neurofisiologia e Genética.

Programa

- Avaliação Clínica à cabeceira do doente na Enfermaria, Consulta Externa e Serviço de Urgência.

- Aprendizagem da técnica do Exame Neurológico e da aplicação da Imagem no seu diagnóstico (com Radiologia e Imagem Médica-RIM).

- Demências- caracterização clínica, neuropatológica e tratamento farmacológico (com a TGFC e APE).

- Doença Vascular Cerebral- clinica e normas de actuação.

- Doenças Neuromusculares - diagnóstico clínico e neuropatológico (com APE).

- Epilepsias- clinica e tratamento farmacológico (com TGFC).

- Cefaleias - principais quadros clínicos e tratamento farmacológico (com TGFC).

- Doenças Desmielinizantes e Inflamatórias do SNC.

- Doenças do Movimento- características clínicas tratamento farmacológico (com TGFC).

- Doenças do Ráquis - diagnóstico e tratamento.


- Tumores cerebrais - diagnóstico, possibilidades terapêuticas e prognóstico.

- Traumatismos cranioencefálicos - normas de actuação.

- Neurocirurgia Pediátrica.

Bibliografia Obrigatória

Michael Aminoff, David; Greengerg, Roger Simon; Clinical Neurology 9th Edition, Lange. ISBN: 13:987-0071841429
Elan Louis, Stephan A. Mayer, Lewis P. Rowland; Merritt's Neurology, Lippincott Williams & Wilkins. ISBN: 13:978-1451193367
Andrew H. Kaye; Essential Neurosurgery - 3rd Edition, Blackwell Publishing
Rui Vaz; Traumatismo crânio-encefálico - questões essenciais vs Prática Clínica, Edições Universidade do Porto. ISBN: 978-989-746-191-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas para todos os alunos,  de cerca de 50 minutos, nas quais serão fornecidas os aspectos mais importantes da avaliação clínica e das características clínicas de cada grupo de doenças.

Seminários para aproximadamente 30 alunos, com duração de cerca de 90 minutos, com baseados em casos clínicos reais com discussão interactiva com a APE, TGFC e RIM.

Sessões práticas de 90 a 120 minutos cada com a observação de doentes no internamento, na consulta externa e no SU por grupos de aproximadamente 5 alunos, com discussão de cada caso clínico com o respectivo docente.

Cada aluno terá uma Caderneta onde toda a sua actividade lectiva será registada.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 20,00
Teste 60,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 104,00
Frequência das aulas 58,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

- Segundo as normas da Instituição (número mínimo de presenças de 75%).

Fórmula de cálculo da classificação final

–Avaliação distribuída:

  • Avaliação continua 20%

          – Assiduidade / pontualidade.

          – Atitude, interesse e motivação.

          – Nível e integração de conhecimentos.

          - Envolvimento noutras atividades

  • Exame prático-20%

           - Folha de gesto

  • Exame teórico final – 60%

Provas e trabalhos especiais


  • Exame prático





  • Exame teórico- teste de escolha múltipla

Trabalho de estágio/projeto

- Opcional

Avaliação especial (TE, DA, ...)

- Segundo as regras da Instituição

Melhoria de classificação

- Segundo as regras da Instituição

Observações

- Conhecimentos de Neuroanatonia, Fisiologia, Farmacologia e Genética.
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