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Propedêutica Médica II

Código: MI327     Sigla: PM_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 2S (de 08-02-2021 a 31-07-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 268 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 3 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Desenvolver competências - cognitivas, - aptidões e comportamentos - na área da comunicação médico-doente, incluindo a habilitação para os procedimentos da história clínica e exame físico, compreendendo as áreas do abdómen, coluna vertebral, ombro e joelho, nefrologia e urologia, sistema hemato-linfopoiético, sistema vascular periférico, doenças sistémicas e geriatria. No decurso da unidade curricular o/a estudante irá iniciar o seu contacto com a realidade clínica, predominantemente no contexto das enfermarias hospitalares, pontualmente no contexto da consulta externa.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim desta unidade curricular o aluno deve ter adquirido a capacidade para recolher uma história clínica que interesse os assuntos próprios dos doentes com patologias do foro abdominal, do esqueleto axial, de ginecologia e obstetrícia, de nefrologia e urologia, do sistema hemato-linfopoiético, do sistema vascular periférico, das doenças sistémicas mais comuns e do foro geriátrico.

Serão lecionados métodos para redigir os dados, ordená-los numa narrativa com significado, que torne possível a correta leitura pelos outros, o uso adequado da semântica médica e da sua correspondência com o vocabulário geral. A metodologia do exame físico interessando o aspecto geral, a interpretação dos sinais vitais, o exame físico abdominal, técnicas para a avaliação da irrigação vascular periférica e base do exame urológico serão ensinados enquanto que a aprendizagem será avaliada ao longo da unidade curricular durante as aulas práticas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Como pré-requisitos estão compreendidos grande parte dos conhecimentos adquiridos previamente nas disciplinas de morfo-fisiologia, bioquímica e estatística para corretamente se proceder à procura ordenada e frutuosa de sintomas e sinais. A competência na interação com os colegas, outros profissionais de saúde, doentes e familiares foi adquirida ao longo da vida do estudante e desenvolvida nas disciplinas que diretamente lidam com estas capacidades.

Os co-requisitos a adquirir durante este ano do MIMED consistem nos conhecimentos derivados das outras disciplinas, particularmente a biopatologia, microbiologia, imunologia, genética e farmacologia.

Programa

Exame físico do abdomen

Semiologia do esófago, estômago. Disfagia. Náusea, vómito e indigestão.

Semiologia do intestino delgado e cólon.

Semiologia da dor abdominal.

Semiologia do fígado e vias biliares, pancreas. Ascite, icterícia.

Hemorragia digestiva, perda de peso, diarreia, obstipação.

Semiologia da doença renal

Semiologia Urológica.

Diabetes mellitus, obesidade.

Edemas

Semiologia do sistema hematológico

Semiologia das doenças da coluna vertebral

Semiologia das doenças do ombro e joelho

Semiologia das doenças auto-imunes em Reumatologia

Semiologia em Ginecologia

Cefaleias.

Semiologia oncológica (tumores sólidos)

Semiologia oncológica (tumores líquidos)

Semiologia em Pediatria 1

Semiologia em Pediatria 2

Semiologia em Geriatria 1

Semiologia em Geriatria 2

Bibliografia Obrigatória

L.S. Bickley; Bates' Guide to Physical Examination and History Taking, 12th edition, LWW, 2016
J.L. Jameson et al. (editors); Harrison´s Principles of Internal Medicine, 20th edition, McGraw-Hill, 2018

Bibliografia Complementar

Various authors; UpToDate online, 2019

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino divide-se em diversas componentes.

- Aulas teóricas, vinte e duas, com uma hora de duração, cada (1 turma).

- Seminários, seis, com duas horas de duração cada (5 turmas).

- Aulas práticas, treze, com a duração de noventa minutos, cada (estimativa de 40 turmas).

- A quarta componente inclui o recurso a modelos para treino de identificação de quadros agudos com as adequadas correcções iniciais.

 

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 65,00
Frequência das aulas 57,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência da unidade curricular deriva da participação em pelo menos 75% das sessões práticas, sendo necessária a redação de três histórias clínicas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame teórico final – 100% da classificação final; nota mínima exigida de 9,5 valores, em qualquer caso.

Como condição necessária para ter acesso ao exame final, é necessário obter pelo menos 9,5 valores na avaliação desenvolvida nas aulas práticas. Nesse contexto, é necessária a apresentação de um "caderno de gestos" integralmente preenchido e validado pelo docente.

Em função da eventual disponibilidade de meios para o efeito, poderá ter lugar um exame prático segundo o modelo “Objective structured clinical examination”, o qual, a ter lugar, terá um peso na classificação final de 15%, passando nesse caso o exame teórico final a valer 85% do total. 

No caso de não ter lugar esse exame prático ("OSCE"), terá lugar um exame prático individual, a ser efectuado por não menos do que dois docentes, com cariz eliminatório no caso de a classificação ser inferior a 9,5 valores, mas não contando para a classificação final.

Provas e trabalhos especiais

Não previsto

Trabalho de estágio/projeto

Não previsto

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com dispensa das aulas práticas serão submetidos a um exame prático final ad-hoc.

Melhoria de classificação

Não previsto, para além da legislação e dos regulamentos aplicáveis
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