Código: | MI327 | Sigla: | PM_II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Medicina |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 268 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 3 | - | 6 | 57 | 162 |
Desenvolver competências - cognitivas, - aptidões e comportamentos - na área da comunicação médico-doente, incluindo a habilitação para os procedimentos da história clínica e exame físico, compreendendo as áreas do abdómen, coluna vertebral, ombro e joelho, nefrologia e urologia, sistema hemato-linfopoiético, sistema vascular periférico, doenças sistémicas e geriatria. No decurso da unidade curricular o/a estudante irá iniciar o seu contacto com a realidade clínica, predominantemente no contexto das enfermarias hospitalares, pontualmente no contexto da consulta externa.
No fim desta unidade curricular o aluno deve ter adquirido a capacidade para recolher uma história clínica que interesse os assuntos próprios dos doentes com patologias do foro abdominal, do esqueleto axial, de ginecologia e obstetrícia, de nefrologia e urologia, do sistema hemato-linfopoiético, do sistema vascular periférico, das doenças sistémicas mais comuns e do foro geriátrico.
Serão lecionados métodos para redigir os dados, ordená-los numa narrativa com significado, que torne possível a correta leitura pelos outros, o uso adequado da semântica médica e da sua correspondência com o vocabulário geral. A metodologia do exame físico interessando o aspecto geral, a interpretação dos sinais vitais, o exame físico abdominal, técnicas para a avaliação da irrigação vascular periférica e base do exame urológico serão ensinados enquanto que a aprendizagem será avaliada ao longo da unidade curricular durante as aulas práticas.
Como pré-requisitos estão compreendidos grande parte dos conhecimentos adquiridos previamente nas disciplinas de morfo-fisiologia, bioquímica e estatística para corretamente se proceder à procura ordenada e frutuosa de sintomas e sinais. A competência na interação com os colegas, outros profissionais de saúde, doentes e familiares foi adquirida ao longo da vida do estudante e desenvolvida nas disciplinas que diretamente lidam com estas capacidades.
Os co-requisitos a adquirir durante este ano do MIMED consistem nos conhecimentos derivados das outras disciplinas, particularmente a biopatologia, microbiologia, imunologia, genética e farmacologia.
Exame físico do abdomen
Semiologia do esófago, estômago. Disfagia. Náusea, vómito e indigestão.
Semiologia do intestino delgado e cólon.
Semiologia da dor abdominal.
Semiologia do fígado e vias biliares, pancreas. Ascite, icterícia.
Hemorragia digestiva, perda de peso, diarreia, obstipação.
Semiologia da doença renal
Semiologia Urológica.
Diabetes mellitus, obesidade.
Edemas
Semiologia do sistema hematológico
Semiologia das doenças da coluna vertebral
Semiologia das doenças do ombro e joelho
Semiologia das doenças auto-imunes em Reumatologia
Semiologia em Ginecologia
Cefaleias.
Semiologia oncológica (tumores sólidos)
Semiologia oncológica (tumores líquidos)
Semiologia em Pediatria 1
Semiologia em Pediatria 2
Semiologia em Geriatria 1
Semiologia em Geriatria 2
O ensino divide-se em diversas componentes.
- Aulas teóricas, vinte e duas, com uma hora de duração, cada (1 turma).
- Seminários, seis, com duas horas de duração cada (5 turmas).
- Aulas práticas, treze, com a duração de noventa minutos, cada (estimativa de 40 turmas).
- A quarta componente inclui o recurso a modelos para treino de identificação de quadros agudos com as adequadas correcções iniciais.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 65,00 |
Frequência das aulas | 57,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 162,00 |