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Doenças Infeciosas

Código: MI522     Sigla: DI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 14-09-2020 a 07-02-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 139 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Através de uma integração na actividade do Serviço, (este ano será aquém do desejável, dada a situação pandémica actual) pretende-se que os estudantes tenham a percepção dos aspectos específicos da patologia infecciosas. A complementar esta vivência de prática clínica, serão discutidos diaramente casos clinicos de doentes do Serviço de Doenças Infeciosas (SDI)

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os alunos adquiram capacidade de abordar situações clinicas diversas. Sabendo qual o caminho que devem seguir para estabelecerem os diagnósticos diferenciais, e as opções terapêuticas adequadoas às diversas situações

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos das disciplinas básicas e das regras fundamentais da semiologica clinica.
Apredizagem de aspectos diagnóstcos e terapêuticas especificas da patologia infeciosas.

Programa

Programa teórico e teórico-prático (casos clínicos):

Covid-19; epidemiologia, clinica, tratamento, complicações;
Infeções da pele e tecidos moles; Infeccões do sistema nervoso central; Tuberculose; Hepatites víricas; Infecção por VIH e suas complicações; Infecções víricas na comunidade: infecção herpética / infecção citomegálica / mononucleose infecciosa / varicela / zona; Antropozoonoses; Sépsis; Endocardites; Síndrome febril indeterminado; Normas gerais de prescrição de antibióticos

Bibliografia Obrigatória

https://www.https://www.uptodate.com; uptodate
Ivor, B., Griggs, R., Wing, E., & Fitz, J; Andreoli and Carpenter’s Cecil Essentials of Medicine, 2018
Principles and Practice of Infectious Diseases ; John E. Bennett, Raphael Dolin and Martin J. Blaser;Mandell, Douglas, and Bennett's , 2019
Kasper, D., Fauci, A., Hauser, S., Longo, D., Jameson, J., & Loscalzo,J.; Harrison’s principles of internal medicine, , 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Cada uma das quatro turmas terá ao longo do bloco, treze aulas teóricas, doze aulas teórico/práticas e contacto clinico em contexto de : Enfermaria, Ambulatório e Cuidados Intensivos.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 43,00
Frequência das aulas 28,00
Realização de Estágio 10,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Obterão frquência à UC os estudantes cujo número total de faltas nas actividades lectivas obrigatórias (teorico-praticas) práticas não exceda 25% das actividades lectivas teórico-práticas/práticas previstas.
A frequencia da atividade clínica no SDI é obrigatória. Sem esta, o aluno não podereá fazer a prova teorica.  

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste de 50 perguntas de escolha múltipla em que cada pergunta vale 0,3 valores e de uma pergunta de desenvolvimento que valerá 5 valores. A prova vale no processo global de avaliação 20 valores.
O teste terá a duração de 90 minutos

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes que ao abrigo da legislação não possam frequentar o numero obrigatório de aulas teórico/práticas, deverão ser avaliados pela prova final e por avaliação oral em datas a combinar, conforme a coveniencia de ambas as partes, e que terá um preso de 50% no total da avaliação final

Melhoria de classificação

A repetição do exame para melhoria da classificação implica a realização de exame teórico, sendo válida a classsificação global mais elevada. Esta repetição de exame para melhoria de classificação pode ser realizada por uma só vez, numa das duas épocas de avaliação final imediatamente subsequentes (normal ou recurso).

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