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Morfofisiologia Integrativa

Código: MI228     Sigla: MI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 2S (de 08-02-2021 a 31-07-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 371 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • Integração anatómica e funcional dos diferentes órgãos e sistemas do corpo humano

  • Aquisição de uma base de conhecimentos que possa ser aplicada ulteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem e competências no final da unidade curricular a obter pelo estudante:


  • Capacidade de resolução de problemas;

  • Autoaprendizagem;

  • Pensamento crítico;

  • Capacidade de avaliação prática do funcionamento dos vários aparelhos e sistemas;

  • Identificação de problemas morfofisiológicos em casos clínicos selecionados.


Para o efeito adoptar-se-á uma abordagem integrada morfofuncional com o envolvimento de Anatomistas, Histologistas e Fisiologistas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Este modo de trabalho poderá ser alterado mediante as condições da pandemia COVID

Programa

Anatomia

  • Face
  • Fossas temporal, infratemporal e pterigopalatina
  • Região anterolateral do pescoço
  • Tórax
  • Abdómen
  • Região retroperitoneal
  • Membro superior
  • Membro inferior
  • Pelve e períneo
  • Sistema linfático
  • Sistema nervoso autónomo

Histologia

  • Dor
  • Pele e anexos
  • Órgãos hematopoiéticos
  • Desenvolvimento pré-natal

Fisiologia

  • Adaptações fisiológicas ao exercício físico
  • Fisiologia do stress
  • Adaptações fisiológicas à altitude e submersão
  • Fisiologia integrativa cardiovascular, respiratória e renal: casos clínicos
  • Fisiologia da pele
  • Regulação da temperatura corporal
  • Princípios fisiológicos subjacentes à substituição médica de funções vitais
  • Demonstração de fenómenos fisiológicos no doente

Bibliografia Obrigatória

Susan Standring; Gray's Anatomy - The Anatomical Basis of Clinical Practice, 41st Edition , Elsevier, 2015
Richard Drake, A. Wayne Vogl, Adam Mitchell; Gray's Anatomy for Students, 4th Edition, Elsevier, 2019 (A 3ª edição é igualmente adequada)
Walter F. Boron and Emile L. Boulpaep; Medical Physiology, 3rd Edition, Elsevier, 2016
Gary D. Hammer, Stephen J. McPhee; Pathophysiology of Disease. An Introduction to Clinical Medicine. 8th Edition, Lange, 2019
Young B, Woodford P, O'Dowd G; Wheater’s Functional Histology: a Text and Colour Atlas. 6th edition, Churchill Livingstone, 2013
Abraham L. Kierszenbaum and Laura Tres; Histology and Cell Biology - An introduction to Pathology, Elsevier, 2012
Bushnell, M.C. Basbaum A.I. ; The Senses: A Comprehensive Reference, Volume 5: Pain, Elsevier, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teórico-práticas (17h), aulas práticas (34h) e orientação tutorial (4h), perfazendo um total de 57 horas de contacto (incluindo 2h para avaliação).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 105,00
Frequência das aulas 57,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a comparência a 75% das actividades lectivas programadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será efectuada através de exame final. Este inclui uma prova prática e uma prova teórica.


A PROVA PRÁTICA (P) será realizada em três tempos distintos: um para a Anatomia, outro para a Histologia e Embriologia, e outro para a Fisiologia.


  • A prova prática de Anatomia é do tipo “gincana” e consiste na identificação de 18 estruturas anatómicas. Estas estarão colocadas aos pares, tendo os estudantes 1 minuto para identificar cada conjunto de 2 estruturas.



  • A prova prática de Histologia e Embriologia tem a duração de 10 minutos e consiste em 6 questões de vertente prática de resposta aberta (identificação de estruturas histológicas, fotografias de ME e interpretação de gráficos ou esquemas, etc.)



  • A prova prática de Fisiologia tem a duração de 15 minutos e consiste em 10 questões de vertente prática (interpretação de traçados, gráficos, esquemas, etc.) sob a forma de escolha múltipla em que deverá ser assinalada uma só resposta.




Todas as provas serão classificadas na escala de 0-20 valores. A classificação obtida na prova prática será a média ponderada das classificações obtidas em Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia.


Serão admitidos a exame teórico os estudantes que, no conjunto das provas práticas (Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia), obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores.


Nota importante: A falta de comparência a qualquer um dos componentes da Unidade Curricular (Anatomia, Histologia e Embriologia ou Fisiologia) levará à não aprovação dos estudantes na prova prática.

 


A PROVA TEÓRICA (T) consta de 60 perguntas, distribuídas do seguinte modo:




  • 26 serão de resposta aberta e curta. Estas perguntas estarão agrupadas aos pares, num conjunto de 13 perguntas com duas alíneas cada. Serão essencialmente destinadas a avaliar os conhecimentos obtidos em Anatomia.





  • 34 serão de escolha múltipla, das quais 9 serão destinadas aos conhecimentos obtidos em Histologia e Embriologia e 25 aos obtidos em Fisiologia. Cada pergunta terá 5 hipóteses de resposta, das quais apenas uma está correcta ou está mais correcta que as restantes. O aluno pode assinalar tantas respostas quantas desejar, mas cada resposta errada assinalada acarretará um desconto de 1/4 de uma resposta certa.





Todas as provas serão classificadas na escala de 0-20 valores. A classificação obtida na prova teórica será a média ponderada das classificações obtidas em Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia.


Serão considerados aprovados no exame teórico os estudantes que obtiverem classificação igual ou superior a 10 valores. Isto será condição essencial para o cálculo da classificação final.


 


A classificação final (CF) será calculada através da fórmula:


CF = (2CT + 1CP)/3


em que CT é a classificação obtida no exame teórico e CP é a classificação obtida no exame prático.

 


Notas importantes:




  1. Os estudantes que na época normal obtiverem aprovação no exame prático, mas não no exame teórico, não terão que repetir o exame prático na época de recurso.

  2. Para os estudantes que pertençam a contingentes especiais, para os quais está previsto na Lei um conjunto de épocas adicionais, a classificação da prova prática (se aprovados) será considerada válida para todas as épocas adicionais referentes ao ano lectivo em que os estudantes obtiveram aprovação no exame prático.

  3. Os estudantes que desejarem fazer melhoria da classificação na época de recurso terão que repetir os exames práticos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia. Caso a média ponderada das classificações obtidas nos exames práticos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia seja igual ou superior a 10 valores, os estudantes terão que comparecer também ao exame teórico.





Nos exames, a ponderação de cada área de avaliação é a seguinte:


  • Anatomia: 45,5%

  • Fisiologia: 40,9%

  • Histologia e Embriologia: 13,6%


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Ver Fórmula de Cálculo da Classificação Final.


Para os estudantes que pertençam a contingentes especiais, para os quais está previsto na Lei um conjunto de épocas adicionais, a classificação da prova prática (se aprovados) será considerada válida para todas as épocas adicionais referentes ao ano lectivo em que os estudantes obtiveram aprovação no exame prático.

Melhoria de classificação


  • Os estudantes que desejarem fazer melhoria da classificação obtida nesta Unidade Curricular terão que repetir os exames práticos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia



  • Caso a média ponderada das classificações obtidas nos exames práticos de Anatomia, Histologia e Embriologia, e Fisiologia seja ≥ 10 valores, os estudantes terão que comparecer também ao exame teórico.

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