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Humanidades em Medicina

Código: MI113     Sigla: HUMED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 14-09-2020 a 07-02-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 277 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 1 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Desenvolver o papel instrumental das humanidades como recurso para a formação global dos estudantes de medicina. Aquisição de competências transversais/transformadoras/“transferíveis” nas áreas humanísticas, de auto-conhecimento, reflexão crítica e profissionalismo. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC os estudantes devem ser capazes de:

- Promover a integração na formação médica de outras áreas de conhecimento;

- Valorizar a História da Medicina no desenvolvimento do conhecimento médico português e internacional;

- Liderar a mudança e os processos decorrentes da evolução da medicina;

- Reconhecer a representação social/cultural da saúde na perspetiva multidimensional e ecológica;

- Desenvolver a capacidade reflexiva sobre a condição humana;

- Desenvolver o pensamento crítico e a criatividade;

- Promover a capacidade de comunicação através da medicina narrativa;

- Desenvolver a prática reflexiva e o profissionalismo; 

- Reconhecer estratégias para promover boas práticas de conduta ética. 

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Papel das humanidades na formação médica
As artes na modelação da prática clínica 
História da Medicina: nacional e internacional 
 Antropologia médica na formação integral em medicina
Desenvolvimento interpessoal
Comunicação clínica e medicina narrativa
Prática reflexiva – “On becoming a doctor”
Profissionalismo
Pensamento crítico e criatividade
Integridade académica e ética na investigação 

Bibliografia Obrigatória

Paul F. Griner; The Power of Patients Stories. Learning Moments in Medicine, 2012. ISBN: 9781478178309
José Nuno Silva; A morte e o morrer. Entre o deslugar e o lugar, Afrontamento, 2012. ISBN: 9789723612646
Whitmore, J; Coaching for Performance (People Skills for Professionals), Nicholas Brealey Publish, 2002. ISBN: 978-1857881707
Branch, W; The road to professionalism: reflective practice and reflective learning, Patient Educ Couns 80 (2010) 327-332, 2010
Driessen, E., Tartwijk, J., Dornan, T; The self critical doctor: helping students become more reflective, BMJ 2008; 336:827-30, 2008
Klugman, C., Peel, J. ; Art rounds; teaching interprofessional students visual thinking strategies at one school, Acad Med, 2011, 86(10), 2011
Francesc Torralba i Roselló; Antropología del cuidar, 1998
Martin Buber; Que és el hombre, F.C.E, 1990
A.S. Lyons;R.J. Petrucelli; História de la Medicina, Mosby-Doyma, 1994
A. Castiglioni; Historia de la Medicina, Salvat Editores, 1941
Maximiano Lemos; História da Medicina em Portugal: Doutrinas e Instituições Biblioteca da Ordem dos Médicos, Publicações D.Quixote, Ordem dos Médicos, 1991
Amélia Ricon-Ferraz; Os estudos médicos em Portugal após a Reforma Pombalina, Biblioteca da Ordem dos Médicos, Publicações D.Quixote, Ordem dos Médicos, 1991
Amélia Ricon-Ferraz; A Real Escola e a Escola Médico-Cirúrgica do Porto: Contributo para História da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, U.Porto100, 2013. ISBN: 9789897460050
Amélia Ricon-Ferraz; 190 anos de História com futuro: História da Faculdade de Medicina, FMUP, 2015
Amélia Ricon-Ferraz; ABC do Instrumento Cirúrgico, UP, Ordem dos Médicos. ISBN: 978-989-8265- -40-1
Amélia Ricon-Ferraz; http://museumaximianolemos.med.up.pt, FMUP, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Palestras interactivas para grandes grupos em modalidade b-learning. Seminários - sessões de pequenos grupos definidos de acordo com a gestão académica do MMED - de discussão partilhada dos tópicos do conteúdo curricular. 
Visitas comentadas ao Museu da História da Medicina "Maximiniano Lemos" da FMUP, em articulação com a Direção de curso e com a Comissão (1º ano) da AEFMUP. 
 

Software

Turnitin

Palavras Chave

Humanidades > História > História da ciência
Ciências Sociais > Antropologia > Antropologia médica
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação médica
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Anatomia humana

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 25,00
Estudo autónomo 32,00
Trabalho escrito 24,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuida com exame final, com possibilidade de recurso através da componente de Avaliação Intercalar (AI).

A apresentação teórica de temas é predominantemente focalizado na multidisciplinariedade e integração das humanidades com o objetivo de estimular a perceção de novas perspetivas na formação integral dos estudantes. Os seminários permitem o desenvolvimento de tempos de discussão de ideias e de tópicos, de modo a promover a reflexão crítica acerca de ideias, casos e situações.

A avaliação da UC é constituída pelas seguintes componentes: Avaliação intercalar (AI) e Projeto em Humanidade(s) (PH). 

A avaliação de cada uma das componentes é calculada da seguinte forma:

  • Avaliação Intercalar (AI)

Prova escrita, com duração de 60 minutos, a realizar em Dezembro, da componente de História da Medicina - teóricas - (1 pergunta de desenvolvimento) e dos Seminários (2 perguntas de desenvolvimento), cotadas para 20 valores.

  • Projeto Humanidade(s) (PH)

Trabalho elaborado por grupos de 5 estudantes (que deverão pertencer à mesma turma), que deverá integrar os conhecimentos e os conteúdos abordados nos vários seminários. Os trabalhos deverão ser entregues em formato eletrónico, através da plataforma Moodle, até ao dia 15 de Novembro. As apresentações dos projetos decorrerão na última semana do semestre.

O trabalho escrito deverá ter no máximo de 5 (cinco) páginas. A apresentação oral deverá ser elaborada em PPT e gravada com audio. Cada vídeo deverá ter no máximo a duração de 15 minutos.

A classificação PH é baseada em 2 fatores: trabalho escrito e vídeo de apresentação. A nota do trabalho escrito será a mesma para todos os elementos do grupo. A nota final do PH será cotada para 20 valores. 

Para obter aprovação na UC será exigida  uma nota mínima de 9,5 valores na avaliação intercalar (AI) e 9,5 valores no Projeto Humanidade(s) (PT) e, finalmente, será necessário obter uma avaliação final mínima de 9,5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 60%xAI + 40%xPH

Avaliação especial (TE, DA, ...)

CF = 60%xAI + 40%xPH

 Os trabalhadores estudantes poderão optar por fazer o Projeto individualmente.

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