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Controlo de Sintomas em Cuidados Paliativos

Código: MCP_09     Sigla: CSCP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2020/2021 - 2S (de 08-02-2021 a 31-07-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Cuidados Paliativos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCP 44 Plano de Estudos em vigor 1 - 6 55 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular de Controlo de Sintomas em Cuidados Paliativos é que o estudante adquira conhecimentos no domínio clínico dos Cuidados Paliativos, especificamente no que respeita a sintomas comuns, situações de urgência e mesmo na fase agónica. Enfatizando a dicotomia entre paliação e tratamento curativo. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção paliativa em doentes terminais.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para perceber a complexidade do controlo de sintomas em Cuidados Paliativos. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos do controlo de sintomas em doenças oncológicas, infeção por VIH/SIDA, doenças cardíacas, e outras situações comuns em Cuidados Paliativos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Doenças oncológicas: biologia, a evolução e as complicações mais frequentes do cancro. Os princípios gerais e as possibilidades terapêuticas para o cancro.

2- Infeção por VIH/SIDA: história do aparecimento e da compreensão de uma doença nova nos anos 80 do século XX; a evolução da doença e os métodos de tratamento existentes e a sua eficácia; complicações frequentes da doença.

3- Controlo de sintomas comuns em cuidados paliativos: anorexia, náuseas e vómitos, obstipação e diarreia, oclusão intestinal, disfagia, prurido, astenia, tosse, dispneia, ansiedade e depressão, delírio, alterações do sono, problemas génito-urinários.

4- Tratamento de feridas neoplásicas e úlceras de pressão. Problemas comuns que as feridas colocam, nomeadamente a dor e o odor. Outros problemas como fístulas e linfedema. O problema dos estomas.

5- Conceito de urgências em cuidados paliativos. As situações mais comuns.

6- A fase de agonia. Outras técnicas usadas no controlo de sintomas.

Bibliografia Obrigatória

Hanks, G., Cherny, N.I., Christakis, N.A., Fallon, A., Kaasa, S., & Portenoy, R.K; Oxford Textbook of Palliative Medicine (4th edition), New York: Oxford University Press, 2011
Addington-Hall, J., & Higginson, I. ; Palliative Care for Non-cancer Patients, New York: Oxford University Press, 2011 ( )
Gonçalves, F.; Controlo de Sintomas no Cancro Avançado (2º edição)., Porto: Coisas de Ler., 2011
Twycross, R., & Wilcock, A. ; Palliative Care Formulary (3rd edition)., Nottingham City: palliativedrugs.com , 2007
Nunes, R., Rego, F., Rego G.; Enciclopédia Luso-Brasileira de Cuidados Paliativos, Almedina: Coimbra, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 51,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.
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