Terapêutica em Cuidados Paliativos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 14-09-2020 a 07-02-2021)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCP |
37 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
5 |
45 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Terapêutica em Cuidados Paliativos é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da farmacologia e terapêutica em seres humanos, especificamente em Cuidados Paliativos. Muito em particular no que diz respeito aos fundamentos científicos e à evidência médica da farmacologia. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível dos conceitos fundamentais neste domínio e nos diferentes tipos de intervenção em Cuidados Paliativos.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para perceber a complexidade e implicações da farmacologia e terapêutica em seres humanos, nomeadamente em Cuidados Paliativos. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos dos efeitos laterais da medicação e os mecanismos existentes para controlar este fenómeno e reduzir o seu impacto.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1- A Unidade Curricular de Terapêutica em Cuidados Paliativos inclui a apresentação de conceitos relativos ao tratamento de doentes no contexto de cuidados paliativos.
2- Terapêutica da dor.
3- Terapêutica de depressão, ansiedade, delírio e outros sintomas psicológicos.
4 - Terapêutica no doente oncológico em cuidados paliativos.
5 - Terapêutica nos quadros de insuficiência cardiaca, respiratória e renal em cuidados paliativos.
6- Terapêutica nutricional. Análise de questões relativas à nutrição dos doentes em ambiente de cuidados paliativos.
7- Terapêutica das náuseas e vómitos. Abordagem dos aspetos terapêuticos relativos ao tratamento das náuseas e dos vómitos, com análise dos principais fármacos e esquemas terapêuticos.
8- Terapêutica da desidratação. Análise de questões relativas aos quadros de desidratação em doentes sujeitos a cuidados paliativos
9- Terapêutica dos quadros de dispneia em cuidados paliativos. Avaliação e tratamento de quadros de dispneia no contexto de cuidados paliativos, tendo em conta a variedade de condições patológicas causadoras deste tipo de sintomatologia.
Bibliografia Obrigatória
Brunton, L., Parker, K., Lazo, J., Buxton, I., & Blumenthal, D.; Goodman and Gilman – The Pharmacological Basis of Therapeutics (11th edition)., New York: Mc Graw Hill, 2005 ( )
Nunes, R., Rego, F., Rego, G.; Enciclopédia Luso-brasileira de Cuidados Paliativos, Almedina: Coimbra, 2018
Bruera, E.m & Dev, R.; Overview of Symptom Control in the Terminally Ill Cancer Patients, 2008
Kuebler, K.K., & Heidrich, D.E.; Palliative & End-of-Life Care – Clinical Practice Guidelines (2nd edition), Amsterdam: Peg Espers Saunders Elsevier. , 2007
Dickman, A. ; Drugs in Palliative Care (2nd edition). , New York: Oxford University Press, 2012
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Participação presencial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
90,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.