Investigação Clínica e Evidência em Saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 01-09-2020 a 06-02-2021)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCP |
39 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
5 |
45 |
135 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo essencial da Unidade Curricular de Investigação Clínica e Evidência em Saúde é que o estudante adquira conhecimentos no domínio da investigação em saúde, especificamente em Cuidados Paliativos. Muito em particular no que diz respeito aos fundamentos técnicos e éticos da investigação em seres humanos. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias mais representativas neste domínio e nos diferentes tipos de investigação passíveis de efetuar em Cuidados Paliativos.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para a execução de investigação científica de excelência em Cuidados Paliativos. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos da investigação em seres humanos nomeadamente: investigação em saúde, investigação epidemiológica, investigação comportamental e investigação operacional dos sistemas de saúde.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1- A investigação em saúde como estudo da deteção, da causa, do tratamento e da reabilitação de indivíduos com doenças ou patologias específicas, a conceção de métodos, fármacos e instrumentos para fazer face a problemas de saúde.
2- A investigação epidemiológica respeitando ao estudo e controlo das doenças, bem como dos casos de exposição e outras situações suspeitas de serem prejudiciais à saúde; a investigação em ciência social, que estuda os determinantes sociais mais amplos da saúde.
3- A investigação comportamental, que está associada aos fatores de risco que conduzem à má saúde e às doenças e que é usada no sentido da promoção da saúde e na prevenção da doença.
4- A investigação operacional dos sistemas de saúde e sobre a forma como estes podem ser melhorados para que se possam alcançar os resultados sanitários desejados, incluindo a avaliação dos projetos ou programas. A problemática da evidência em saúde e seu impacto na prática dos cuidados paliativos.
Bibliografia Obrigatória
Field, D., Clark, D., Corner,J., & Davis, C.; Researching Palliative Care Pap (1ºedition). , Maidenhead: Open University Press., 2001 ( )
Portenoy, R.K., & Bruera, E. ; Topics in Palliative Care (vol.1), New York: Oxford University Press, 1997
Hockley, J., Froggatt, K., & Heimerl, K. ; Participatory Research in Palliative Care: Actions and reflections (1st edition), New York: Oxford University Press, 2013
Addington-Hall, J.M., Bruera, E., Higginson, I.J.,& Higginson, I.J.; Research Methods in Palliative Care (1st edition). , New York: Oxford University Press, 2007
Hanks, G., Cherny, N.I., Christakis, N.A., Fallon, M., Kaasa, S., & Portenoy, R.K.; Oxford Textbook of Palliative Medicide (4th edition). , New York: Oxford University Press, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Participação presencial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
45,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
45,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.