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Introdução aos Cuidados Paliativos

Código: MCP_01     Sigla: ICP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 01-09-2020 a 06-02-2021) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado em Cuidados Paliativos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCP 40 Plano de Estudos em vigor 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo essencial da Unidade Curricular Introdução aos Cuidados Paliativos é que o estudante adquira conhecimentos no domínio dos Cuidados Paliativos, muito em particular no que diz respeito aos fundamentos dos Cuidados Paliativos e sua relação com as profissões de saúde. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos numa prática clínica proficiente e humanista.

Resultados de aprendizagem e competências

Com esta Unidade Curricular o estudante deve ficar dotado das aptidões e competências para o exercício digno da profissão de paliativista. O estudante deve ainda ficar adequadamente informado sobre os preceitos básicos dos Cuidados Paliativos para que a sua prática se desenrole também de acordo com os princípios que norteiam esta área profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1-Apresentação. Importância da formação universitária para um adequado desempenho assistencial.

2-Cuidados Paliativos em Portugal e no estrangeiro. História, filosofia, conceitos, objetivos e dificuldades.

3-O papel seminal da Dame Cicely Saunders. O St Christopher’s Hospice - fundado nos princípios da combinação entre ensino e investigação clínica, controlo da dor e de sintomas através de uma abordagem integral da doença e satisfação adequada das necessidades físicas, sociais, psicológicas e espirituais do paciente, família e amigos.

4-Os Cuidados Paliativos enquanto elemento integrador de uma nova perspetiva da saúde e da doença. A ética do cuidar.

5- Os Cuidados Paliativos na interface com determinadas doenças específicas:

  • O cancro
  • As doenças respiratórias crónicas.
  • A insuficiência respiratória
  • As doenças cardíacas.
  • A infeção pelo VIH/SIDA
  • As doenças neurológicas crónicas degenerativas
  • A insuficiência renal crónica
6-Os Cuidados Paliativos em ambiente pluridisciplina

Bibliografia Obrigatória

Nunes, R., Rego, F., Rego, G.; Enciclopédia Luso-brasileira de Cuidados Paliativos, Almedina: Coimbra, 2018
Barbosa, A., & Neto, I.G. ; Manual de Cuidados Paliativos. , Lisboa: Faculdade de Medicina de Lisboa, 2006
Addington-Hall, J.M., & Higginson, I.J. ; Palliative Care for Non-cancer Patients , New York: Oxford University Press , 2001
Doyle, D. ; Oxford Textbook of Palliative Medicine (3º edição), New York: Oxford University Press, 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável pelo grupo de estudantes que frequenta simultaneamente a Unidade Curricular tendo em atenção a evolução de todo o processo pedagógico, e a evolução das capacidades de cada estudante. Evolução a nível da execução de técnicas de comunicação, do relacionamento humano, da assiduidade na Unidade Curricular, do interesse e participação no processo pedagógico, e, finalmente, dos conhecimentos teóricos e práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

As metodologias de ensino adotadas cumprem com o estipulado pelas guidelines internacionais em matéria de cuidados paliativos. Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estas metodologias revelaram-se essenciais para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para uma adequada capacitação nesta área.

A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.
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