Código: | MCP_01 | Sigla: | ICP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Saúde |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Cuidados Paliativos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCP | 40 | Plano de Estudos em vigor | 1 | - | 5 | 45 | 135 |
O objetivo essencial da Unidade Curricular Introdução aos Cuidados Paliativos é que o estudante adquira conhecimentos no domínio dos Cuidados Paliativos, muito em particular no que diz respeito aos fundamentos dos Cuidados Paliativos e sua relação com as profissões de saúde. No plano dos conceitos pretende-se a aquisição tão ampla quanto possível das teorias mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja viável a integração desses conceitos numa prática clínica proficiente e humanista.
1-Apresentação. Importância da formação universitária para um adequado desempenho assistencial.
2-Cuidados Paliativos em Portugal e no estrangeiro. História, filosofia, conceitos, objetivos e dificuldades.
3-O papel seminal da Dame Cicely Saunders. O St Christopher’s Hospice - fundado nos princípios da combinação entre ensino e investigação clínica, controlo da dor e de sintomas através de uma abordagem integral da doença e satisfação adequada das necessidades físicas, sociais, psicológicas e espirituais do paciente, família e amigos.
4-Os Cuidados Paliativos enquanto elemento integrador de uma nova perspetiva da saúde e da doença. A ética do cuidar.
5- Os Cuidados Paliativos na interface com determinadas doenças específicas:
As metodologias de ensino recorrem a diferentes estratégias: a) Preleções Teóricas: sobre diferentes temas relacionados com a Unidade Curricular; b) Seminários Teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, definidos com antecedência, com a participação de docentes e discentes; c) Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas com o estímulo e a coordenação dos docentes e com a participação ativa dos discentes; d) Apresentação pelos estudantes de casos-problema.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho escrito | 90,00 |
Total: | 135,00 |
As metodologias de ensino adotadas cumprem com o estipulado pelas guidelines internacionais em matéria de cuidados paliativos. Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estas metodologias revelaram-se essenciais para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para uma adequada capacitação nesta área.
A Nota Final da Unidade Curricular é o reflexo da Avaliação Contínua efetuada pesando 50% na classificação final. Os restantes 50% decorrem da avaliação dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos através de uma Prova Final.