Estatística e Informática
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Medicina |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 09-09-2019 a 31-07-2020)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PGMT |
28 |
Medicina do Trabalho |
1 |
- |
3 |
20,5 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos teóricos e práticos da aplicação de métodos de análise estatística básicos e adaptados a objetivos de investigação clínica e de investigação em serviços de saúde. O estudante deverá desenvolver as aptidões necessárias à correta aplicação e interpretação das metodologias apresentadas utilizando software estatístico.
Resultados de aprendizagem e competências
Esta unidade curricular deverá desenvolver nos seus estudantes as seguintes competências:
- pesquisar e gerir literatura científica;
- gerir e processar dados para análise estatística;
- aplicar técnicas de análise descritiva e inferencial de dados;
- interpretar resultados de inferência e modelação estatística;
Os estudantes deverão ainda desenvolver as aptidões necessárias à correta aplicação e interpretação das metodologias estatísticas e informáticas ensinadas nesta UC utilizando software adequado.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Pesquisa bibliográfica: conhecimento biomédico; publicações científicas; onde procurar (Pubmed, SCOPUS, Web of Knowledge e outros repositórios); a pesquisa; obtenção dos artigos;
Introdução à Bioestatística, introdução à investigação em saúde: introdução ao IBM SPSS Statistics, preparação de dados, definição de variáveis e introdução de dados, análises da qualidade dos dados, tipos de estudo, níveis de evidência;
Estatística descritiva: tipos de variáveis, análise descritiva de variáveis, cruzamento de variáveis, medidas de sumário (tendência central, dispersão), representação gráfica;
Noções de probabilidade e distribuições: probabilidade, distribuição normal, distribuição normal padrão, outras distribuições;
Estatística inferencial e modelação de dados: amostragem, teorema do limite central, erro padrão, intervalos de confiança, princípio dos testes de hipótese, testes de hipóteses paramétricos (teste t, One-Way ANOVA);
Testes de hipóteses não-paramétricos, análise de dados categóricos, teste de qui-quadrado, erros nos testes de hipótese, correlação, regressão linear simples.
Bibliografia Obrigatória
Aviva Petrie, Caroline Sabin; Medical Statistics at a Glance
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Após a exposição teórica de cada tópico descrito para a disciplina haverá lugar à criação de grupos de trabalho prático e análise crítica e à realização individual de exercícios, utilizando software apropriado.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho prático ou de projeto |
80,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
30,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência será de acordo com o regulamento pedagógico.
Fórmula de cálculo da classificação final
A disciplina terá a sua avaliação resultante da participação nas várias actividades das aulas (20%) e da componente de aplicação prática dos conhecimentos, na forma de trabalhos individuais ou de grupo (80%).