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Seminário de acompanhamento

Código: MCF13_18     Sigla: MCF13_18

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Forenses

Ocorrência: 2019/2020 - A (de 09-09-2019 a 31-07-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências Forenses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCF 4 Plano de Estudos em vigor 2 - 3 20 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Com esta UC pretende-se que os estudantes desenvolvam um trabalho de revisão bibliográfica, apresentem e debatam com o grupo e com a equipa docente os diversos temas de dissertação, tendo em vista promover a sua capacidade de exposição e argumentação, bem como a sua capacidade crítica para discutir, numa perspetiva multidisciplinar, temas de ciências forenses em geral. Os estudantes beneficiarão, ainda, da colheita de sugestões úteis e pertinentes para o desenvolvimento do projeto individual. Pretende-se a aquisição de competências no processo de procura e seleção de bibliografia, estruturação de um trabalho, assim como de capacidade para discussão científica sobre um tema. Desta forma, o estudante aprofunda os seus conhecimentos teóricos sobre o tema da dissertação. Durante a realização deste trabalho escrito o estudante mantém uma relação estreita com a equipa de orientação, que lhe traça um esquema a desenvolver, o orienta na pesquisa bibliográfica e reúne com o estudante.

Resultados de aprendizagem e competências

Não existem nesta Unidade Curricular conteúdos programáticos específicos, como abaixo se refere. No entanto, a partir da apresentação e discussão dos projetos de dissertação em regime de seminário - o que pressupõe a discussão não só de aspetos científicos relacionados com os temas apresentados e com as ciências forenses em geral mas, também, com as mais adequadas metodologias de investigação, tendo em conta cada caso concreto -, os contributos dados pelo grupo relativamente a cada trabalho de dissertação poderão revelar-se de grande relevância para tornar mais robusto cada projeto individual desenvolvido. A escrita final da dissertação ficará também facilitada pela aprendizagem feita durante a escrita do Seminário.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

Pesquisa bibliográfica sobre o tema selecionado a realizar pelo estudante sob supervisão do(s) orientador(s).

O esquema do seminário é desenhado pelo(s) orientadores. O estudante deve progredir na escrita, adquirindo autonomia no desenvolvimento do tema e no enquadramento de acordo com o esquema traçado. Os conteúdos programáticos terão, especificamente, a ver com os temas da dissertação que irão ser desenvolvidos e, genericamente, com toda a matéria de ciências forenses lecionada durante o curso.

Bibliografia Obrigatória

CM Roberts; The dissertation journey: A practical and comprehensive guide to planning, writing, and defending your dissertation. 2nd edition, CM Roberts, London, 2010
Justin Z & Gruba P; How to write a better minor thesis. Victoria: Melbourne University Press, 2014
Umberto E; How to write a thesis. Milano: Massachusetts Institute of Technology, 2015
RL Joyner, WA Rouse, AA Glatthorn; Writing the winning thesis or dissertation: A step-by-step guide. Corwin, 3rd edition, 2012.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Com esta Unidade Curricular pretende-se desde o início do 2º ano o estabelecimento de uma ligação estreita entre o estudante e o(s) orientadore(s), neste caso através de uma revisão bibliográfica sobre o tema da dissertação. O orientador demonstra a realização da pesquisa bibliográfica, começando pela escolha das palavras-chave e as bases de dados a consultar. Na área científica em que se insere o Ciclo de Estudos, a UP disponibiliza uma extensa lista de revistas online que podem ser acedidas em tempo real desde o momento da matrícula.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Trabalho de campo 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Estudo autónomo 19,00
Total: 20,00

Obtenção de frequência

Através da apresentação e discussão dos projetos de dissertação em regime de seminário, os estudantes poderão não só treinar as técnicas de exposição e discussão de trabalhos científicos como, também, desenvolver a sua capacidade crítica e de discussão de temas forenses, numa perspetiva multidisciplinar. Um dos objetivos da unidade curricular consiste na aquisição por parte do estudante de autonomia na realização de pesquisa bibliográfica sobre um determinado tema, a sua seleção e organização por forma a elaborar um trabalho escrito coerente, segundo um esquema proposto pelo orientador(es). As metodologias de ensino adotadas pelo orientador(es) proporcionam essa aprendizagem.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação ocorre através da apresentação pública do seminário, com discussão final do mesmo na presença de um arguente e do orientador. A avaliação terá em conta a prestação do estudante na defesa pública (40%), a qualidade do documento produzido (30%) e a informação do orientador (30%) relativamente às capacidades e empenho do estudante no desenvolvimento do seminário.
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