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Investigação em Serviços de Saúde

Código: EAICSS_09     Sigla: ISS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Saúde

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 16-09-2019 a 10-07-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Curso de Estudos Avançados em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CEAICS 1 Plano de Estudos Oficial 1 - 5 34 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Descrever as principais características e âmbito da Investigação em Serviços de Saúde (ISS)

Enumerar as áreas temáticas de ISS

Descrever as relações entre ISS e outros tipos de investigação

Resumir as características dos principais métodos de investigação em ISS e identificar situações em que são úteis

Identificar os fatores de qualidade em saúde e da sua avaliação

Identificar categorias de fontes de dados secundários

Examinar as forças e fraquezas da análise de dados secundários

Distinguir desenhos de estudo experimental e quase-experimental e dar exemplos

Reconhecer os tipos de estudos por questionário

Descrever conceitos de medição e como melhorar os seus processos

Descrever as propriedades psicométricas de um instrumento de medição

Localizar fontes de dados secundários

Rever e criticar artigos científicos de ISS

Aplicar a teoria da medição no planeamento de instrumentos de recolha de dados

Usar ferramentas básicas de qualidade

Escrever um relatório de revisão por pares

Resultados de aprendizagem e competências

.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Definição e enquadramento de ISS
Investigação na organização e prestação de cuidados
Avaliação de efetividade

Uso inadequado de intervenções e recursos em Saúde
Tradução da evidência para a prática clínica - métodos de implementação. Desenvolvimento de guidelines
Avaliação das necessidades e preferências dos doentes.
Intervenções baseadas no doente, profissional, organização, população
Avaliação do acesso, eficiência e segurança da prestação de cuidados
 Qualidade  dos cuidados de saúde - métodos para melhoria contínua e auditoria clínica
 Conceitos de sistemas de saúde, modelos de financiamento e das políticas de alocação de recursos.
Avaliação de resultados

Medição em saúde e em cuidados de saúde
Instrumentos de medida padronizados

Resultados reportados pelos doentes (ex. qualidade de vida) e experiência do doente (ex. satisfação do doente)
Medição sistemática dos resultados em saúde - registros de doenças, sistemas de vigilância epidemiológica,  bases de dados clinico-administrativas

Bibliografia Obrigatória

Leiyu Shi; Health Services Research Methods, 2nd Edition, Thomson Delmar Learning, 2008. ISBN: 978-1-4283-5229-2.
Forrest CB, Martin DP, Holve E, Millman A; Health services research doctoral core competencies, BMC health services research;9:107., 2009
Guyatt GH, Oxman AD, Vist GE, Kunz R, Falck-Ytter Y, Alonso-Coello P, Schünemann HJ; GRADE Working Group. ; GRADE: an emerging consensus on rating quality of evidence and strength of recommendations., British Medical Journal 2008;336(7650):924-6.
Institute of Medicine, Committee on Quality of Healthcare in America. ; Crossing the Quality Chasm: A New Health System for the 21st Century, National Academy Press, 2001
Lohr KN, Steinwachs DM; Health services research: an evolving definition of the field, Health services research 2002;37(1):7-9.
Scott I, Campbell D. ; Health services research: what is it and what does it offer? , Internal Medicine Journal 2002;32(3):91-99

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica, discussão em grupo e/ou atividades em pequeno grupo

Alguns tópicos são discutidos durante exercícios de análise crítica de artigos originais.

Métodos de avaliação:

  • Apresentação oral de uma revisão de um artigo na área de ISS (30%);
  • Relatório individual de revisão por pares de uma das apresentações (30%);
  • Teste escrito (20%);
  • Participação do estudante nas aulas da unidade curricular (20%).

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Participação presencial 20,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Elaboração de projeto 40,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 19,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Participação presencial

Fórmula de cálculo da classificação final


  • Apresentação oral de uma revisão de um artigo na área de ISS (30%);



  • Relatório individual de revisão por pares de uma das apresentações (30%);

  • Teste escrito (20%);

  • Participação do estudante nas aulas da unidade curricular (20%).

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