Código: | MSP12_22 | Sigla: | MSP12_22 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Sociais e Comportamentais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Saúde Pública |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MSP | 2 | Plano de Estudos 2017_2023 | 1 | - | 3 | 27 | 81 |
Esta unidade visa compreender o contributo dos métodos qualitativos para a investigação epidemiológica, explorando os contextos de aplicação e diferentes métodos de recolha de informação, análise e interpretação dos dados. Identificar contextos de aplicação da metodologia qualitativa em saúde. Desenhar uma investigação qualitativa. Identificar as técnicas de amostragem e métodos de recolha de informação. Avaliar a qualidade da investigação qualitativa.
Os conteúdos programáticos visam aprofundar o conhecimento sobre a metodologia qualitativa permitindo ao aluno identificar os seus contextos de aplicação, e as técnicas de recolha e análise de informação.
- Métodos qualitativos em saúde: Princípios, abordagens e contextos de aplicação
- A definição da questão de investigação
- Desenho de uma investigação qualitativa
- Técnicas de amostragem
- Métodos de recolha de informação: Análise documental; entrevista; observação; etnografia
- Critérios de avaliação de qualidade da investigação qualitativaAs metodologias de ensino a utilizar terão como propósito apresentar a dimensão teórica dos principais conceitos e conteúdos e também permitir grupos de discussão e debate nas sessões teórico-práticas. A formação teórica e reflexiva, apoia-se em metodologias de ensino por via da exposição de conteúdos da parte do docente e realização de trabalhos em sala de aula; e por via do treino de competências reflexivas, adquiridas por contacto com o docente e pelo trabalho autónomo do aluno. Para competências de debate, prevê-se a apresentação do trabalho dos alunos e respetiva discussão. Promove-se, ainda, a capacitação do estudante para a elaboração de um projeto de investigação qualitativa.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 25,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 46,00 |
Estudo autónomo | 8,00 |
Frequência das aulas | 27,00 |
Total: | 81,00 |
Condições de Frequência: A avaliação compreende o desenvolvimento de um relatório, sendo necessário: a)apresentação oral do trabalho; b) entrega de um relatório escrito. Todos os elementos de avaliação são de realização obrigatória, independentemente do estatuto do estudante.
Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas.
Fórmula de avaliação: Critérios de ponderação de cada uma das componentes de avaliação na nota final da unidade curricular: Apresentação oral (25%); Relatório escrito (75%).
É obrigatória a realização de todos os elementos de avaliação.