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Prática Reflexiva III

Código: OPT70     Sigla: PR III

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2018/2019 - 2S (de 11-02-2019 a 12-07-2019) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 7 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 1,5 14 40,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A prática reflexiva é uma forma de estudar as experiências pessoais de forma a melhorar a maneira de trabalhar. É muito útil para profissionais de saúde que querem prosseguir a aprendizagem ao longo da vida.

O ato de reflexão é uma ótima maneira de aumentar a confiança e tornar-se mais pró-activoe e num profissional mais qualificado

Comprometer-se na prática reflexiva irá contribuir para melhorar a qualidade dos cuidados prestados e reduzir o burnout-profissional.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta UC visa:

  • promover uma reflexão acerca da importância da prática reflexiva enquanto estudantes 
  • promover o desenvolvimento de maior insight, através do “passo atrás” dos eventos e explorar o desempenho a vários níveis,
  • aumentar o potencial de aprendizagem que permite um reconhecer de acontecimentos e ações de várias perspetivas, 
  • promover a aprendizagem através da experiência e reforçar a auto-estima, 
  • Melhorar o pensamento crítico e a tomada de decisão nos casos de menor complexidade, aumentando assim a tomada de consciência para os cuidados a prestar aos doentes, 
  • Promoção do desenvolvimento psicossocial e aprendizagem auto-regulada.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Reflexão crítica em Educação Médica

  • Passagem de um nível não-reflexivo para um nível reflexivo

  • Definição de objetivos de aprendizagem para os exercícios reflexivos

  • Pensamento Crítico

  • Treino Exepriencial em prática reflexiva

  • Feed-back e Follow-up

Bibliografia Obrigatória

Aronson, L. ; What’s important to you?: the use of narratives to promote self-reflection and to understand the experiences of medical residents, Medical Teacher, 33(3):200-5, 2011, 2011
Branch, W. ; The road to professionalism: Reflective practice and reflective learning., Patient Education and Counseling 80 327–332, 2010
Buckley S, Coleman J, Davison I, Khan KS, Zamora J, Malick S, Morley D, Pollard D, Ashcroft T, Popovic C, Sayers J; The educational effects of portfolios on undergraduate student learning: a Best Evidence Medical Education (BEME) systematic review. BEME Guide No. 11., Med Teach. Apr;31(4):282-98., 2009
Vivekenanda-Schmidt P, Marshall M, Stark P, McKendree J, Sandars J, Smithons S; Lessons from medical students perceptions of learning reflective skills: a multi-institutional study. , Med Teach. 33:846–50., 2011

Bibliografia Complementar

Brady DW, Corbie-Smith G, Branch Jr WT; What’s important to you?: the use of narratives to promote self-reflection and to understand the experiences of medical residents, Ann Intern Medicine. 137:220–3., 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminários - fundamentação teórica sobre a prática reflexiva em educação médica 

Sessões em pequenos grupos – apresentação de temas para reflexão – reflexão e feedback

Elaboração do Portfolio – após as sessões em grupos pequenos os estudantes deverão fazer um registo das atividades e inserir nesse registos elementos reflexivos

Feedback do Portfolio – o docente realizará o feedback ao estudante de maneira individual, de maneira presencial ou por meio eletrónico. Esses feedbacks tem carater formativo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 13,00
Frequência das aulas 14,00
Trabalho escrito 14,00
Total: 41,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas e realização das reflexões semanais

Fórmula de cálculo da classificação final

ASS (5%) + PF (50%) + PG (45%) = NOTA FINAL

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