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Integridade académica

Código: OPT149     Sigla: IA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2018/2019 - 1S (de 10-09-2018 a 08-02-2019) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 40 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem como principal objetivo alertar para a importância da integridade no meio académico e profissional. No final desta unidade, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Conhecer e aplicar conceitos nucleares da ética e integridade académica e profissional
  2. Identificar casos de práticas questionáveis de conduta e de fraude
  3. Reconhecer os efeitos de práticas questionáveis de conduta e de fraude (fabricação, falsificação e plágio) na academia e na profissão.
  4. Demonstrar compreensão sobre os processos de escrita publicação de um artigo científico
  5. Reconhecer estratégias para promover boas práticas de conduta   

Resultados de aprendizagem e competências

A unidade curricular “Integridade académica" pretende habilitar os estudantes com os conhecimentos e competências em ética que lhes permite, não só aplicar à experimentação em qualquer área, à docência e prática profissional, mas também identificar más práticas de conduta e fraude. 

Os estudantes têm que adquirir de forma real e efetiva uma ética e integridade profissional, para além dos seus conhecimentos e competências técnicas e de raciocínio.


Os estudantes têm que adquirir de forma real e efetiva uma ética e integridade profissional, para além dos seus conhecimentos e competências técnicas e de raciocínio.


O conteúdo programático desta unidade será abordado através de palestras leccionadas por diferentes docentes. Durante as palestras, os estudantes irão adquirir/reforçar os seus conhecimentos sobre conceitos chave relacionados com a integridade académica e profissional. Nestas palestras, será também incluida a apresentação da investigação realizada nestas áreas, bem como a apresentação de artigos científicos, de forma a maximizar a participação ativa e discussão entre os estudantes. Além disso, poderão melhorar competências de compreensão sobre vários aspetos da integridade académica e profissional, através da apresentação e discussão de casos simulados avaliados por comissões de ética. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa: Definição de integridade académica e profissional. O ambiente académico e profissional e o seu impacto na integridade. O processo de publicação científica: como escrever, como definir a revista e os autores, como publicar e rever um artigo. Códigos de ética e deontologia que regulam a prática dos profissionais de saúde: conhecimentos e competências, deveres gerais e específicos, relação com os utentes, relação entre profissionais e entre instituições. Más práticas de conduta e fraude. Mecanismos de promoção da integridade académica e profissional através da educação. Responsabilidade individual e institucional.

Bibliografia Obrigatória

Universidade do Porto; Declaração de princípios sobre integridade académica da Universidade do Porto
Bretag T; Challenges in addressing plagiarism in education, PLoS Med 10(12):e1001574. doi: 10.1371/journal.pmed.1001574., 2013. ISBN: 1932-6203
Wessely S; Retractions: the lessons for research institutions, Lancet. 384:104. , 2014
Martinson BC, Anderson MS, de Vries R ; Scientists behaving badly, Nature 435:737–8., 2005
Fanelli D; Do pressures to publish increase scientists' bias? An empirical support from US States Data., PLoS One 5:e10271: 10.1371/journal.pone.0010271. , 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa descrito envolve 28 horas a decorrer durante 1 semestre, com as seguintes modalidades: palestras/seminários (14 horas: 1h/semana), teórico-práticas (12 horas: 1h/semana).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 26,00
Trabalho escrito 2,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assiduidade de 75%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação formativa ponderada em 40% na classificação final: incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da unidade curricular.

Avaliação sumativa (ensaio na área da integridade académica) ponderada em 60% na classificação final.
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