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Contacto em Cuidados de Saúde Primários

Código: OPT09     Sigla: CCSP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2018/2019 - 2S (de 11-02-2019 a 12-07-2019) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 40 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 1,5 10 40,5
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A Unidade Curricular Optativa “Contacto Básico em Cuidados de Saúde” será constituída por uma área de contacto com o ambiente extra-hospitalar, em Unidade de Cuidados de Saúde Primários, em que o estudante contactará com utentes e com famílias nos seus domicílios ou nas Unidades de Saúde.

As competências a desenvolver pelos estudantes são:

- Pretende-se que o estudante conheça a organização dos Cuidados de Saúde Primários, nas suas diferentes vertentes;

- Identifiquem no Serviço Nacional de Saúde Português, e nas instituições da Comunidade, as suas funções e competências.

Resultados de aprendizagem e competências

A metodologia utilizada vai permitir aos estudantes adquirir as seguintes competências:

- Conhecimento da organização dos Cuidados de Saúde Primários, nas suas diferentes vertentes;

- Identificação no Serviço Nacional de Saúde Português, e nas instituições da Comunidade, as diferentes funções e competências específicas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A filosofia e as finalidades dos Cuidados de Saúde Primários.

Os espaços físicos, os profissionais envolvidos e o modo de funcionamento das Unidade de Cuidados de Saúde Primários em Portugal.

A prática da Medicina Geral e Familiar e de outras profissões envolvidas em Cuidados de Saúde Primários Portugueses na sua globalidade assim como nas suas diferentes vertentes, especialmente a sua definição, conteúdo e natureza, métodos e técnicas, volume de trabalho, organização em equipas, actividade em termos de espaço e de tempo.

Os diferentes modelos organizativos da saúde em Portugal, assim como as suas características, vantagens e desvantagens.

As diferentes instituições do Sistema e do Serviço Nacional de Saúde Português, bem como de outras instituições da Comunidade que de algum modo possam estar relacionadas com a saúde em Portugal.

As semelhanças e as diferenças entre Hospitais e Unidade de Cuidados de Saúde Primários e entre Médicos hospitalares, de saúde pública e de medicina geral e familiar.

Bibliografia Obrigatória

José M. Mendes Nunes; Comunicação em contexto clínico, Bayer Health Care , 2007
Martins, C.,Azevedo, L.F., Ribeiro, O., Sá, L., Santos, P., Couto, L., Costa Pereira, A., Hespanhol, AP.; A population-based nationwide Cross-Sectional Study on Preventive health Services Utilization in Portugal - What services (and frequencies) are deemed necessary by patients?, PLOS ONE, 2014
P. H. Myerscough; Talking with patients, Oxford Medical Publications, 1992
Allan H. Goroll; Lawrence A. May; Albert G. Mulley; Cuidados primarios em medicina: abordagem do paciente adulto em ambulatório, Mcgraw-Hill, 1997. ISBN: 972-8298-19-6
Martín Zurro; J. F. Cano Pérez; Atención primaria: conceptos, organización y prática clínica, Elsier, 2003. ISBN: 84-8174-650-9
John Horder; Patrick Byrne; Paul Freeling; Conrad Harris; Donald Irvine; Marshall Marinker; O clínico geral do futuro. Apredizagem e Ensino, Departamento de Clínica Geral - FMUP, 1990
Pendleton D. Schofield T.; Havelock P.; A Consulta: Uma abordagem à aprendizagem e Ensino., Departamento de Clínica Geral - FMUP, 1993

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminário:Em conjunto com o Assistente e com os outros estudantes que trabalham ou irão trabalhar com o mesmo Assistente, com a duração de três horas, apresentam-se e discutem-se as tarefas realizadas e debatem-se temas de Cuidados de Saúde Primários

Experiências supervisionadas - O estudante poderá, sob a orientação do Assistente ou de outros Profissionais da Unidade de Cuidados de Saúde Primários, deslocar-se aos domicílios dos utentes ou a instituições de saúde ou da comunidade, de algum modo ligadas à saúde, com a duração de quatro horas, elaborando um relatório escrito sobre as mesmas.

Orientação Tutorial: Durante o decorrer da Unidade Curricular o estudante contactará com o modelo organizativo de uma Unidade de Cuidados de Saúde Primários e/ou executará outras tarefas que lhe forem confiadas, com a duração de três horas, as quais exigirão a realização de um relatório escrito.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Estudo autónomo 23,00
Frequência das aulas 9,00
Trabalho escrito 7,50
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das atividade letivas
Comprovação de participação ativa na elaboração do trabalho final

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será obtida pela ponderação de:

  • Participação nas atividades pedagógicas durante o tempo letivo (20%)

 

  • Elaboração de trabalho escrito em grupo sobre tema dos Cuidados de Saúde Primários, a entregar no final do semestre (60%)

 

  • Apresentação oral do trabalho elaborado (20%)

 

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