Metodologias de Investigação em Educação Médica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S (de 10-09-2018 a 08-02-2019)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo principal introduzir aos estudantes métodos quantitativos e qualitativos em educação médica.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- Compreender os princípios que permitem uma maior efetividade das estratégias de ensino/aprendizagem em educação médica;
- Demonstrar uma compreensão dos conceitos nucleares para a construção e análise de um questionário em educação médica;
- Reconhecer as vantagens e desvantagens de cada método de avaliação e das combinações dos vários métodos de avaliação;
- Compreender as principais ferramentas psicométricas para a avaliação da qualidade dos métodos de avaliação;
- Identificar os principais métodos quantitativos de investigação em educação médica;
- Identificar os principais métodos qualitativos de investigação em educação médica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Esta unidade curricular irá rever os conhecimentos base que conduzirão os estudantes de medicina à aprendizagem e discussão das interligações entre a investigação quantitativa e qualitativa em educação médica e o aumento da efetividade das estratégias de ensino e aprendizagem.
- Introdução à educação médica;
- Desenho e construção de questionários em educação médica;
- Avaliação da qualidade dos questionários em educação médica;
- Métodos de avaliação;
- Meta-avaliação de exames;
- Investigação quantitativa em educação médica;
- Investigação qualitativa em educação médica.
Bibliografia Obrigatória
Swanwick, Tim; Understanding Medical Education, Wiley Online Library, 2010. ISBN: 9781405196802
Streiner, David L and Norman, Geoffrey R; Health measurement scales: a practical guide to their development and use, Oxford university press, 2008. ISBN: 9780199231881
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa descrito envolve 28 horas a decorrer durante 1 semestre, com as seguintes modalidades: aulas teórico-práticas (26 horas: 2h/semana).
Software
R
SPSS
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Ética em ciências da saúde
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais > Ciências da educação > Métodos de ensino
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Ensino da ciência
Ciências Físicas > Matemática > Estatística > Estatística médica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
81,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com o regulamento pedagógico em vigor na FMUP
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação presencial ponderada em 20% e apresentação e trabalho escrito ponderado em 80% na classificação final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Trabalho escrito ponderado em 100% na classificação final.