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Contacto Precoce com os Utentes/Doentes e suas Famílias I

Código: OPT10     Sigla: CPUDF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2018/2019 - 1S (de 10-09-2018 a 08-02-2019) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 29 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 1,5 10 40,5
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ao frequentar esta disciplina, pretende-se que o estudante atinja os seguintes objetivos:

  • Aprender o método de colheita de uma história clínica, incluindo os componentes psicossocial e familiar;

  • Utilizar métodos de avaliação familiar ao nível dos Cuidados de Saúde Primários;

  • Desenvolver competências de entrevista clínica;

  • Avaliar o impacto dos fatores psicossociais na pessoa com doença crónica, incapacidade ou evento de saúde relevante;

  • Relacionar a forma como esses fatores afetam a família do doente / utente e outras pessoas que com ele convivam.

Resultados de aprendizagem e competências

A metodologia utilizada permitirá pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos:

  • Explorar a relação entre a pessoa doente / utente e os determinantes de saúde nas suas vertentes psicossociais, familiares e da comunidade;

  • Perceber qual a influência dos profissionais de saúde com quem contactam na atitude face à saúde e à doença dos seus utentes;

  • Refletir sobre experiências relevantes na vida dos familiares dos próprios estudantes, os seus contextos culturais e como estes poderão ter influência nas suas perceções e sentimentos acerca da pessoa que acompanharam.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os estudantes deslocar-se-ão a uma Unidade de Cuidados de Saúde Primários em grupos de dois, no máximo. Sob a orientação de um médico especialista de Medicina Geral e Familiar irão acompanhar uma família do ficheiro clínico desse médico. O doente/utente a acompanhar poderá ser uma grávida, ter uma doença crónica ou incapacidade, ou apresentar um problema relevante de saúde, como por exemplo um internamento hospitalar prolongado para cirurgia ou por acidente grave. O acompanhamento será efetuado ao longo dos 3.º semestre do Mestrado Integrado em Medicina.

Durante as visitas pretende-se que o aluno tome contacto com o doente / utente alvo, e através deste com o seu agregado familiar, com colheita dos principais elementos demográficos de identificação, da história clínica pregressa e atual e da avaliação da dinâmica familiar pelo genograma e psicofigura de Mitchel.

Bibliografia Obrigatória

Wiliams PR.; Family problems , Oxford University Press, 1989
Taylor RB.; Family medicine: principles and practice, Springer, 2003
Ramos V.; A Consulta em 7 passos, VFBM Comunicação, Lda, 2008
Rakel RE; Textbook of familiy practice, W. B. Saunders, 2002
Myerscough PR, Donald AG; Talking with patients: a basic clinical skill, Oxford University Press, 1992
McWhinney IR, Freeman T.; Textbook of familiy medicine, Oxford University Press, 2009
Martins, C.,Azevedo, L.F., Ribeiro, O., Sá, L., Santos, P., Couto, L., Costa Pereira, A., Hespanhol, AP.; A population-based nationwide Cross-Sectional Study on Preventive health Services Utilization in Portugal - What services (and frequencies) are deemed necessary by patients?, PLOS ONE, 2013 (PLOS One. 2013;8(11):e81256.Epub2013/11/28)
Martín Zurro A; Cano Pérez JF.; Atención primaria: conceptos, organización y prática clínica, Elsier, 2003
Hespanhol, A.; Couto, L.; Martins, C.; Viana, M.; Educação para a Saúde e Prevenção na Consulta de Medicina Geral e Familiar (I), Revista Portuguesa de Clínica Geral;25: 236-41, 2009
Hespanhol, A.; Couto, L.; Martins, C.; Viana, M.; Educação para a Saúde e Prevenção na Consulta de Medicina Geral e Familiar (II), Revista Portuguesa de Clínica Geral;25: 242-52, 2009
Goroll AH, Mulley AG.; Primary care medicine: office evaluation and management of the adult patient, Lippincott Williams & Wilkins, 2006
Caeiro R.; Registos clínicos em Medicina Geral e Familiar, Ministério da Saúde de Portugal, 1991
Nunes JM.; Comunicação em contexto clínico, Bayer, 2010
Allen J, Gay B, Crebolder H, Heyrman J, Svab I, Ram P.; The European definition of general practice/ family Medicine, WHO Europe Office:Wonca, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminário: Em cada semestre do Mestrado Integrado em Medicina os estudantes terão um seminário, com a duração de três horas, que decorrerá no Departamento de Clínica Geral com os docentes responsáveis pela unidade curricular optativa, para planificação das atividades a realizar e apresentação do trabalho já efetuado.

 Orientação Tutorial: Aos estudantes é solicitada a deslocação a uma Unidade de Cuidados de Saúde Primários, à sua escolha 1 vez por semestre para planificação de trabalho com o respetivo tutor, com a duração de 3 horas. Os tutores serão médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, que colaboram com a Unidade de Medicina Geral e Familiar da FMUP, sendo-lhes pedido que compartilhem a sua experiência de exercício a nível dos Cuidados de Saúde Primários.

 Visita domiciliária: Será efetuada uma deslocação ao domicílio da pessoa que foi selecionada para acompanharem 1 vez por semestre; essa deslocação será efetuada em grupos de, no máximo, dois estudantes, tendo cada uma dessas deslocações uma duração de cerca de quatro horas.

 Avaliação:

O relatório final individual será entregue no final do semestre e incluirá a descrição das atividades realizadas com o doente / utente, devendo refletir a observação realizada, bem como a interpretação do estudante, bem como a sua perceção e opinião do trabalho desenvolvido.

O relatório deverá ser tão claro e sucinto quanto possível, e conter as referências bibliográficas consultadas.

A classificação final da disciplina é obtida por ponderação a 80% da avaliação do relatório final, juntamente com a ponderação a 20% da informação do tutor responsável pelo acompanhamento dos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 3,00
Estudo autónomo 16,50
Frequência das aulas 7,00
Realização de Estágio 3,00
Trabalho de campo 10,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Presença em pelos menos 75% das atividades letivas.
Comprovação de participação ativa na elaboração do trabalho Final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final da disciplina é obtida por ponderação a 80% da avaliação do relatório final, juntamente com a ponderação a 20% da informação do tutor responsável pelo acompanhamento dos estudantes.

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