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Comunicação em Equipas de Saúde

Código: OPT06     Sigla: CES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2018/2019 - 1S (de 10-09-2018 a 08-02-2019) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 79 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 3 28 81
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreender a importância de uma comunicação clínica eficaz nas equipas de saúde, de forma a identificar e desenvolver competências pessoais que resultam em práticas colaborativas que potenciam a qualidade dos seviços prestados e asseguram a segurança dos doentes.

Resultados de aprendizagem e competências

Os participantes serão capazes de:

(i) identificar e desenvolver competências pessoais que levam a tornar-se um membro mais eficaz dentro de uma equipa;

(ii) estabelecer processos de equipa mais eficazes,

(iii) melhorar as competências de comunicação em equipa

 (iv) otimizar competências de trabalho em equipa que permitam a implementação de mudanças efetivas no local de trabalho aumentando, numa perspetiva centrada no doente (patient-centered) e relação (relationship centered), a satisfação no trabalho, qualidade e eficácia dos cuidados de saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Definição do conceito de equipas e equipas interdisciplinares

Dificuldades e vantagens no trabalho em equipa

Práticas Colaborativas

Competências nucleares para uma prática colaborativa

Comunicação em equipas

Assertividade

Liderança

Confiança

Consciência Situacional

Modelo SBAR

Debriefing

Treino Experiencial da comunicação em equipa

Bibliografia Obrigatória

Leasure, E.; Jones, R. Meade, L.;Sanger, M.; Thomas, K.; Tilden, V.; Bowen, J. & Warm, E. ; There Is No “I” in Teamwork in the Patient-Centered Medical Home: Defining Teamwork Competencies for Academic Practice., Academic Medicine, 2013; 88(15):585-92, 2013
Olupeliyawa, A.; Balasooriya, C.; Hughes, C. & O’Sullivan, A. ; A. Educational impact of an assessment of medical students’ collaboration in health care teams. , Medical Education, 2014; 48:146-56, 2014
Olson, R. & Bialocerkowski, A. ; Interprofessional education in allied health: a systematic review. , Medical Education, 2014; 48: 236-46, 2014
Cowie, N.; Bowen, A.; Kuling, S.; Premkumar, K.; Burbridge, M. & Martel, J. ; Health Quality Improvement Using Instructional Communication and Teamwork Videos: An Outcome Study, Creative Education, 2014; 5(1):36-45, 2014
Leggat, S. ; Effective healthcare teams require effective team members: defining teamwork competencies., BMC Health Services Research 2007, 7:17, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminários - fundamentação teórica das equipas interdisciplinares. Definição, princípios gerais da prática colaborativa, apresentação do Modelo SBAR

Sessões em pequenos grupos – Dinâmicas de Grupo

Treino experiencial: Simulação e Role-Play com discussão e avaliação das competências de comunicação em equipa

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 10,00
Trabalho prático ou de projeto 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 16,00
Trabalho escrito 4,00
Trabalho laboratorial 2,00
Total: 22,00

Obtenção de frequência

Participação em 75% das aulas de dinâmicas de grupo (DG) e terem realizado a reflexão crítica.

Fórmula de cálculo da classificação final

ASS(5%) + DG (45%)+ Sim (10%) + RC (40%) = Nota Final

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica
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