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Morfofisiologia do Aparelho Digestivo

Código: MI227     Sigla: MAD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2018/2019 - 2S (de 11-02-2019 a 12-07-2019) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biomedicina
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 344 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 6 57 162

Módulos

Código Nome
MI227_B Morfofisiologia do Aparelho Digestivo_B (HOS_PE07)
MI227_A Morfofisiologia do Aparelho Digestivo_A (Anatomia II_PE07)
MI227_C Morfofisiologia do Aparelho Digestivo_C (Fisiologia II_PE07)
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-03-04.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Melhoria de classificação, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Melhoria de classificação, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo principal desta Unidade Curricular é a descrição da Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia do Aparelho Digestivo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deverá:

- Descrever os princípios gerais da Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia do Aparelho Digestivo. Estar familiarizado com a terminologia anatómica, possuindo capacidade de observação e técnica de descrição pelo recurso a terminologia adequada;

- Descrever a estrutura normal, macroscópica e microscópica, e o modo de funcionamento do sistema digestivo;

- Ter adquirido uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da morfofisiologia e aplicada posteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica;

Outras competências a adquirir no decorrer do semestre:

- Capacidade de resolução de problemas;

- Autoaprendizagem;

- Pensamento crítico;

- Capacidade de avaliação prática do funcionamento dos vários aparelhos e sistemas;

- Identificação de problemas morfofisiológicos em casos clínicos selecionados.

Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada morfofuncional com o envolvimento de Anatomistas, Histologistas e Fisiologistas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Princípios gerais da fisiologia digestiva. Fisiologia do aparelho estomatognático. Mastigação e deglutição.

Regulação neuroendócrina da motilidade e secreção gastrointestinais. Fisiologia esófago-gástrica.

Fisiologia hepática. Fisiologia das vias biliares. Fisiologia do pâncreas exócrino. Fisiologia da secreção salivar.

Intestino delgado. Cólon e defecação. Transporte intestinal de água e eletrólitos. Digestão e absorção de glícidos e proteínas. Digestão e absorção de lipídeos, vitaminas e outros nutrientes.

Imagiologia do tubo digestivo. Patologia gastrointestinal: principais aspetos fisiopatológicos. Fisiologia integrada do aparelho digestivo - casos clínicos.

 

Desenvolvimento Embrionário do Aparelho Digestivo. Histologia da Cavidade Oral e do Trato Gastrointestinal. Histologia das Glândulas Anexas ao Aparelho Digestivo: Glândulas Salivares; Fígado e Vesícula Biliar; Pâncreas Exócrino. Sistema Neuroendócrino Difuso.

 

Anatomia geral do aparelho digestivo. Organização topográfica das suas vísceras. Boca, língua e glândulas salivares. Mastigação. Faringe e esófago. Deglutição. Estômago. Intestino delgado. Intestino grosso. Fígado e vias biliares. Pâncreas e canais pancreáticos. Irrigação arterial das vísceras abdominais. Sistema porta hepático. Anatomia geral do peritoneu.

Bibliografia Obrigatória

Young, B. Lowe, J.S., Stevens, A., & Heath, J.W; Wheater's Functional Histology - A Text and Colour Atlas, 5th edition, Churchill Livingstone, 2009
Sadler, T.W; Langman's Medical Embryology , 11ª Ed, Williams and Wilkins, 2009
Abraham L. Kierszenbaum anda Laura Tres; Histology and Cell Biology - An introduction to Pathology, Elsevier, 2012
R. L. Drake, W. Vogl, A. W. M. Mitchel; Gray's Anatomy for Students, Elsevier Churchill Livingstone, 2010
Gray's Anatomy, 40ª edição, ; S. Standring, Elsevier Churchill Livingstone, 2008
Walter F. Boron and Emile L. Boulpaep; Medical Physiology, 3rd Edition, Elsevier, 2016. ISBN: 9780323427968
John E. Hall; Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology, Saunders, 2015. ISBN: 978-1455770052

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teóricas (total 4h), seminários (total 1h), aulas teórico-práticas (total 40h), perfazendo um total de 50 horas de contacto (incluindo 5h para avaliação).

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento pedagógico da FMUP

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final consta de uma prova prática e de uma prova teórica.

A prova prática (P) será realizada para os três componentes para avaliação dos conhecimentos obtidos em Histologia e Embriologia, em Anatomia e em Fisiologia.

  •  A prova prática de Anatomia é do tipo “gincana” e consiste na identificação de 14 estruturas anatómicas. 
  • A prova prática de Histologia e Embriologia consiste na identificação de 8 estruturas no microscópio ou em fotografias de microscopia eletrónica.
  • A prova prática de Fisiologia consiste em 15 questões de Verdadeiro/Falso. 

 

Todas as provas práticas serão classificadas na escala de 0-20 valores. A classificação final da componente prática da unidade curricular será a média ponderada das classificações obtidas em Anatomia (40%), Fisiologia (33,3%) e Histologia e Embriologia (26,7%). A classificação final obtida nesta avaliação prática será utilizada para a obtenção da classificação da prova prática de Morfofisiologia do Aparelho Digestivo.

Os alunos que reprovarem ou faltarem à avaliação prática desta UC na época normal terão que repetir a avaliação prática na época de recurso. Serão admitidos a exame teórico os estudantes que, no conjunto das provas práticas, obtiverem uma classificação média mínima de 10 valores. Esta classificação mantém-se válida para as outras épocas de avaliação do ano letivo em curso para os estudantes que reprovem (ou faltem) na prova teórica.

 

A prova teórica (T) contempla perguntas de resposta aberta e curta e perguntas de escolha múltipla e engloba a avaliação dos conhecimentos obtidos em Histologia e Embriologia, em Anatomia e em Fisiologia. Privilegiará a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão. A classificação final da prova teórica da unidade curricular será a média ponderada das classificações obtidas em Anatomia (40%), Fisiologia (33,3%) e Histologia e Embriologia (26,7%). Serão considerados aprovados no exame teórico os estudantes que obtiverem a classificação mínima de 10/20 valores. 

 Serão considerados aprovados no exame teórico os estudantes que obtiverem a classificação mínima de 10 valores. Só nesses casos será feito o cálculo da classificação final (CF) de acordo com a seguinte fórmula:

                                       CF = (2T + P) / 3

 

Para melhoria de classificação os estudantes terão que realizar novamente as provas práticas e teóricas, na época de recurso, sendo usadas as novas classificações para o novo cálculo da classificação final.

 




 

 


 

Provas e trabalhos especiais

avaliação contínua de Histologia e Embriologia consistirá em apontar corretamente 3 estruturas durante as aulas práticas e é indispensável para aceder à prova prática de Histologia e Embriologia.

A avaliação contínua do componente de Fisiologia incide sobre o desempenho global de cada turma nas aulas teórico-práticas e práticas.  Será atribuída uma majoração de 10%, uma penalização de 10%, ou de não alteração (0%) da nota prática final da componente de Fisiologia. A referida apreciação será aplicada a todos os estudantes inscritos na turma, que estiverem inscritos na UC pela primeira vez no ano académico em curso. Esta apreciação apenas será válida para o ano curricular em curso.

Melhoria de classificação

Os pedidos de melhoria de classificação implicam a realização, de novo, dos exames prático e teórico nas três componentes da UC (anatomia, fisiologia e histologia e embriologia).
A classificação final de melhoria resulta do cálculo ponderado das classificações obtidas no conjunto de provas (prática + teórica) de uma só fase. 

 

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