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Comunicação de Risco

Código: OPT_MSP12_15     Sigla: MSP12_15

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Comportamentais

Ocorrência: 2018/2019 - 2S (de 11-02-2019 a 12-07-2019)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSP 5 Plano de Estudos 2017_2023 1 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Dotar os estudantes e investigadores de conhecimentos estratégicos, assim como de ferramentas tácticas na área da comunicação da saúde. Demonstrar o peso e a capacidade de influência da comunicação pública na opinião pública através da análise de casos, nacionais e internacionais, de comunicação de saúde; debater o papel do sistema mediático na comunicação da saúde; promover o interesse pela investigação nesta área do conhecimento e capacitar os investigadores de competências na elaboração de um Plano de Comunicação de Saúde.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes e investigadores deverão desenvolver os seus conhecimentos críticos da área da comunicação pública, bem como compreenderem o funcionamento do sistema mediáticco. Conta-se que desenvolvam interesse por esta área do conhecimento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. O processo de comunicação pública e a formatação da opinião pública;

  2. Teorias da Comunicação e os seus efeitos;

  3. Desenvolvimento da ciência e o seu impacto na sociedade;

  4. A estratégia e as principais tácticas de comunicação adaptadas às ciências da vida;

  5. O Plano de Comunicação de Saúde

Bibliografia Obrigatória

McCombs, Max; The news and public opinion: media effects on civic life, Cambridge University Press., 2012
Moss, D., Verčič, D., & Warnaby, G; The news and public opinion: media effects on civic life. (2011) Cambridge University Press. Perspectives on Public Relations Research, Taylor and Francis, 2012
Francis. Higgs, J., Ajjawi, R., MsAllister, L., Trede, F. & Loftus, S.; Communicating in the Health Sciences. . , Oxford University Press, 2013
Tench, Ralph, and Liz Yeomans; Exploring Public Relations, Prentice Hall - Financial Times., 2006
Lippmann, Walter.; Public Opinion. , Harcourt, Brace and Company., 1922
Tye, Larry. ; The father of spin: Edward L. Bernays and the birth of public relations. , Randon House., 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e teorico-práticas, metodo expositivo com recurso a casos práticos.

Sem exame final

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 10,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de investigação 10,00
Total: 50,00

Obtenção de frequência

Condições de Frequência: Assistência a pelo menos 75% de todas as aulas e realização de tres recensões críticas de obras do campo da comunicação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: A média da classificação obtida nas recensões críticas tera uma valorização de 75% da nota final. Os restantes 25% serão obtidos pela participação nas aulas.

Melhoria de classificação

Entrega de um artigo num modelo a combinar com o docente.
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