Epidemiologia do cancro
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular é promover o conhecimento sobre a carga de doença oncológica e os seus determinantes em diferentes contextos, assim como acerca das estratégias de prevenção e controlo, colocando em evidência as metodologias epidemiológicas e fontes de informação de particular importância em epidemiologia do cancro.
Resultados de aprendizagem e competências
No fim da unidade curricular os estudantes deverão estar familiarizados com a linguagem própria desta área da epidemiologia, sendo capazes de distinguir, obter e analisar diferentes medidas de carga de doença oncológica, assim como reconhecer as especificidades das metodologias de investigação nesta área. Os estudantes deverão conhecer os riscos e benefícios das estratégias mais utilizadas para o rastreio do cancro. Deverão ainda conhecer a evolução da carga de morbilidade e mortalidade associada aos cancros mais frequentes, em diferentes populações, e ser capazes de descrever os seus determinantes.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Contributos da epidemiologia do cancro para a melhoria da saúde das populações
Quantificação da carga de morbilidade e mortalidade por cancro
Registos oncológicos
Rastreio de cancro
Evolução e determinantes da morbilidade e mortalidade por cancro
Programa Nacional para as Doenças Oncológicas
Bibliografia Obrigatória
Adami H-O, Hunter D and Trichopoulos D, Editors.; Textbook of cancer epidemiology, 2nd edition., Oxford University Press, New York., 2009
Mukherjee S.; The emperor of all maladies. A biography of cancer., Fourth Estate, London., 2011
Observações Bibliográficas
bibliografia principal será complementada com materiais específicos para cada um dos temas abordados, incluindo capítulos de livros e artigos científicos de referência, ilustrativos de questões metodológicas relevantes ou sobre temas de interesse atual.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular deverá corresponder a uma quantidade de trabalho equivalente a 3 ECTS. Estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 27 são de contacto, distribuídas por aulas teóricas, seminários e aulas teórico-práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Para obtenção de frequência é necessário assistir a pelo menos 75% das aulas teórico-práticas e seminários.
Fórmula de cálculo da classificação final
A verificação da aquisição de conhecimentos e capacidades contempla a avaliação contínua através de duas fichas de leitura a realizar individualmente nas aulas teóricas, cada uma contribuindo para 10% da classificação final, duas fichas de avaliação a realizar individualmente nas aulas teórico-práticas, cada um contribuindo para 20% da classificação final e uma ficha de avaliação a realizar no final da unidade curricular, contribuindo para 40% da classificação final.
Nenhuma das componentes da avaliação é eliminatória por si só.
Os vários materiais apresentados como bibliografia/leitura recomendada constituem matéria sobre a qual podem ser avaliados os estudantes, independentemente de esses tópicos terem sido explicitamente tratados durante as aulas.
Os estudantes com estatuto de trabalhador estudante serão avaliados através das mesmas componentes de avaliação.