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Obesidade na idade pediátrica

Código: OPT104     Sigla: OBIP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 7 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos








Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):


Conhecimentos: Os estudantes devem obter informação sobre epidemiologia da obesidade, nomeadamente seus determinantes e fatores de risco; períodos de maior vulnerabilidade; prevenção, nomeadamente medidas de intervenção comportamental; diagnóstico de sobrepeso e obesidade e das suas complicações associadas; tratamento (não-farmacológico, farmacológico e cirúrgico).


Atitudes: Os estudantes devem valorizar: a ética e a deontologia; a comunicação com a criança e a família; a colaboração multidisciplinar na prevenção e tratamento da obesidade; o reconhecimento precoce da obesidade e complicações associadas; os factores psicológicos associados à obesidade; a auto-imagem.


Os estudantes devem ser capazes de: a) comunicar com a criança, os pais e os familiares; b) utilizar metodologias (avaliação somática e da composição corporal) de diagnóstico de sobrepeso e obesidade de acordo com as recomendações da OMS; c) implementar medidas comportamentais preventivas e de tratamento da obesidade; d) aconselhar a família para a importância do seu envolvimento na prevenção e promoção de estilos de vida saudáveis; e) avaliar os parâmetros somáticos que permitam o diagnóstico de sobrepeso e obesidade; f) avaliar as complicações associadas à obesidade; g) avaliar o síndrome metabólico; h) estabelecer um programa de intervenção comportamental nomeadamente dietético; 


Resultados de aprendizagem e competências

As metodologias de ensino proporcionam uma aprendizagem de todas as competências (conhecimentos, atitudes e aptidões) que permitem um desempenho clínico relativo à obesidade pediátrica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Epidemiologia e a evolução da prevalência da obesidade

Determinante e fatores de risco

Fatores individuais e familiares

Fatores sociais e psicológicos

Comportamento alimentar

Atitudes parentais de controlo alimentar

Auto-imagem

Prevenção (intervenção comportamental –estilos de vida saudáveis)

Diagnóstico do sobrepeso e da obesidade (avaliação de parâmetros somáticos e da composição corporal) (critérios de diagnóstico da OMS)

Complicações associadas à obesidade

Síndrome metabólico

Tratamento (não farmacológico, farmacológico e cirúrgico)

Tratamento individual e de grupo

Bibliografia Obrigatória

Brambilla P, Lissau I, Flodmark CE, Moreno LA, Widhalm K, Wabitsch M, Pietrobelli A; Metabolic risk-factor clustering estimation in children: to draw a line across pediatric metabolic syndrome. , Int J Obes 2007;31:591-600.
Sleddens EF, Gerards SM, Thijs C, de Vries NK, Kremers SP; General parenting, childhood overweight and obesity-inducing behaviors: a review. , Int J Pediatr Obes 2011;6:e12-27.
Lobstein T, Baur L, Uauy R. ; Obesity in children and young people: a crisis in public health. , Obes Rev 2004 ;5(suppl 1):4-104.
de Onis M, Garza C, Onyango AW, Rolland-Cachera MF; WHO growth standards for infants and young children, Arch Pediatr 2009;16:47-53.
de Onis M & Lobstein T; Defining obesity risk status in the general childhood population: Which cut-offs should we use? , Int J Pediatr Obes 2010;5:458-60.
Viana V, Sinde S, Saxton JC; Children's Eating Behaviour Questionnaire: associations with BMI in Portuguese children., Br J Nutr 2008;100:445-50.
Rae-Ellen W. Kavey, Denise G Simons-Morton and Janet M. de Jesus; Expert Panel on Integrated Guidelines for Cardiovascular Health and Risk Reduction in Children and Adolescents: Summary Report, PEDIATRICS - DECEMBER 2011 • VOLUME 128 • SUPPLEMENT 5:S30-S38
Anderson KL; A Review of the Prevention and Medical Management of Childhood Obesity., Child Adolesc Psychiatr Clin N Am. 2018 Jan;27(1):63-76.
US Preventive Services Task Force, Grossman DC, Bibbins-Domingo K, Curry SJ, Barry MJ et al.; Screening for Obesity in Children and Adolescents: US Preventive Services Task Force Recommendation Statement., JAMA 2017 Jun 20;317(23):2417-2426.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino compreende 9 sessões teóricas de 1 hora cada e 13 sessões práticas de 1 hora e ½ cada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final dependerá das classificações da avaliação distribuída (50%) e de um teste de 20 perguntas de resposta múltipla (50%).

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