Código: | OPT104 | Sigla: | OBIP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 7 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 5 | - | 3 | 28 | 81 |
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): Conhecimentos: Os estudantes devem obter informação sobre epidemiologia da obesidade, nomeadamente seus determinantes e fatores de risco; períodos de maior vulnerabilidade; prevenção, nomeadamente medidas de intervenção comportamental; diagnóstico de sobrepeso e obesidade e das suas complicações associadas; tratamento (não-farmacológico, farmacológico e cirúrgico). Atitudes: Os estudantes devem valorizar: a ética e a deontologia; a comunicação com a criança e a família; a colaboração multidisciplinar na prevenção e tratamento da obesidade; o reconhecimento precoce da obesidade e complicações associadas; os factores psicológicos associados à obesidade; a auto-imagem. Os estudantes devem ser capazes de: a) comunicar com a criança, os pais e os familiares; b) utilizar metodologias (avaliação somática e da composição corporal) de diagnóstico de sobrepeso e obesidade de acordo com as recomendações da OMS; c) implementar medidas comportamentais preventivas e de tratamento da obesidade; d) aconselhar a família para a importância do seu envolvimento na prevenção e promoção de estilos de vida saudáveis; e) avaliar os parâmetros somáticos que permitam o diagnóstico de sobrepeso e obesidade; f) avaliar as complicações associadas à obesidade; g) avaliar o síndrome metabólico; h) estabelecer um programa de intervenção comportamental nomeadamente dietético; |
As metodologias de ensino proporcionam uma aprendizagem de todas as competências (conhecimentos, atitudes e aptidões) que permitem um desempenho clínico relativo à obesidade pediátrica.
Epidemiologia e a evolução da prevalência da obesidade
Determinante e fatores de risco
Fatores individuais e familiares
Fatores sociais e psicológicos
Comportamento alimentar
Atitudes parentais de controlo alimentar
Auto-imagem
Prevenção (intervenção comportamental –estilos de vida saudáveis)
Diagnóstico do sobrepeso e da obesidade (avaliação de parâmetros somáticos e da composição corporal) (critérios de diagnóstico da OMS)
Complicações associadas à obesidade
Síndrome metabólico
Tratamento (não farmacológico, farmacológico e cirúrgico)
Tratamento individual e de grupoA metodologia de ensino compreende 9 sessões teóricas de 1 hora cada e 13 sessões práticas de 1 hora e ½ cada
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
A classificação final dependerá das classificações da avaliação distribuída (50%) e de um teste de 20 perguntas de resposta múltipla (50%).