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Perinatologia Cirúrgica

Código: OPT107     Sigla: PECIR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Cirurgia e Fisiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 4 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 1,5 11 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Que o estudante seja capaz de:

  • Valorizar o papel e as repercussões do diagnóstico antenatal;
  • Apreender as manifestações e atitudes perante diagnóstico antenatal;
  • Reconhecer doenças cirúrgicas neonatais;
  • Estabelecer uma orientação diagnóstica, terapêutica e prognóstica de malformações cirúrgicas relevantes.

Resultados de aprendizagem e competências

Que o estudante seja capaz de:

  • Valorizar o papel e as repercussões do diagnóstico antenatal;
  • Apreender as manifestações e atitudes perante diagnóstico antenatal;
  • Reconhecer doenças cirúrgicas neonatais;
  • Estabelecer uma orientação diagnóstica, terapêutica e prognóstica de malformações cirúrgicas relevantes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Manifestações e meios de diagnóstico antenatais

  • Atitudes antenatais em malformações congénitas

  • Hérnia diafragmática congénita

  • Lesões pulmonares congénitas

  • Malformações da parede abdominal

  • Atrésias do tubo digestivo

  • Doença de Hirschsprung

  • Doenças cirúrgicas neonatais adquiridas

  • Tumores e neoplasias ante/neonatais

Bibliografia Obrigatória

Coran AG, Adzick NS, Krummel TM, Laberge JM, Caldamore A, Shamberger A; Pediatric Surgery, Elsevier Saunders, 2012
Puri P; Newborn surgery, Hodder Arnold, 2011
Harrison MR, Evans M, Adzick S, Holzgreve W; The unborn patient, Saunders, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A- Teórico (4 sessões de 1 hora)

B- Teórico-prático (2 sessões de 90 min; “case-studies”)

C- Estágio (2 sessões de 90 min)

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Cirurgia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Modo de avaliação: distribuída (formativa- 60%; trabalho de grupo- 40%) com exame final (teste escrito com 15 questões de resposta múltipla; 20 minutos).

Classificação final (0-20 valores): avaliação distribuída + exame final / 2; aprovação se ≥10 valores
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