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Imunoalergologia

Código: OPT100     Sigla: IMNA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 2S (de 05-02-2018 a 31-07-2018) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Patologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 6 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  • Os objetivos da Unidade Curricular estão de acordo com as recomendações feitas pela Organização Mundial de Alergia no documento “Recommendations for Competency in Allergy Training for Undergraduates Qualifying as Medical Practitioners”. 


O conteúdo da unidade curricular foi escolhido e estruturado de forma a assegurar que inclui os aspetos dos mecanismos imunes subjacentes às manifestações de doenças alérgicas, bem como o estado da arte do diagnóstico e técnicas terapêuticas disponíveis para a gestão do doente alérgico.
Os estudantes devem adquirir conhecimento e competência nas áreas:


  1. mecanismos imunes envolvidos na doença alérgica; 

  2. testes diagnósticos de alergia; 

  3. tratamento de asma, rinite, dermatite atópica, alergia alimentar, a fármacos, e a venenos de himenopteros

  4. diagnostico e tratamento de anafilaxia

Resultados de aprendizagem e competências

Globalmente, o estudante deve:


  1. Ser capaz de realizar uma avaliação clinica de doentes de novo ou em seguimento por patologia alérgica;

  2. Estar familiarizado com a apresentação clinica das condições alérgicas mais comuns em todos os grupos etários;

  3. Interpretar testes diagnósticos de alergia em doentes com condições alérgicas;

  4. Estar familiarizado com a interpretação de testes laboratoriais, procedimentos diagnosticos no ambito das doenças alergicas, e em todos os grupos etarios;

  5. Demonstrar conhecimento dos mecanismos de acção, segurança e efeitos adversos da medicacao;

  6. Demonstrar conhecimento dos tratamentos recomendados e evidenciar capacidade para formular recomendações de tratamento



  • Conhecimento e atitudes


Os estudantes devem no final da UC adquirir conhecimentos e atitudes sobre:



  1. Os mecanismos imunes envolvidos na doença alérgica;

  2. Aplicar o seu conhecimento sobre os mecanismos imunes no diagnóstico, tratamento e gestão do doente alérgico em todos os grupos etários;

  3. Os testes diagnosticos na avaliação de alergia;

  4. Diagnosticos diferenciais de situações comuns não-alergicas e que se apresentam com sintomas e sinais similares;

  5. Estado da arte do tratamento da asma, dermatite atopica, eczema, rinite, anafilaxia, alergia alimentar, alergia a fármacos, e alergia a veneno de himenopteros; 

  6. Metodos de investigação usados na investigação de doença alérgica; 



  • Gestos


Os estudantes devem no final da UC:



  1. Recolher, analisar e sintetizar informação de uma variedade de fontes;

  2. Realizar e interpretar testes comuns de diagnostico de alergia;

  3. Apresentar uma situação clinica aos pares;

  4. Gerir a quantidade de trabalho atribuida;

  5. Assumir a responsabilidade por uma pratica eficiente, reflexiva, segura, com analise continua e avaliacao de resultados e medidas apropriadas de correcção;

  6. Prioritizar, antecipar, e referenciar ao nivel de cuidados de saude adequados;

  7. Avaliar estudos de investigação e determinar a sua força e validade externa.





  • Transferencia de Aptidões relacionadas com o exercicio da Medicina


Os estudantes devem


  1. Dirigir o seu proprio estudo;

  2. Integrar e avaliar informação de variedade de fontes;

  3. Usar informação e tecnologia de comunicação;

  4. Gerir tempo e recursos;

  5. Apreender de forma independente, critica e reflexiva, sem constrangimentos a priori;

  6. Gerir eficientemente os doentes e os seus cuidadores na presenca de multiplas comorbilidades;

  7. Apreender de forma efectiva a função do desenvolvimento médico continuo;

  8. Exercitar a iniciativa e a responsabilidade pessoal.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Estudantes, nesta fase do Curso, tem educação em anatomia, fisiologia e bioquimica relevante para as manifestações nos orgãos alvo da doença alérgica, bem com a maioria das competencias clinicas relacionadas com a entrevista médica e a avaliação objectiva de todos os grupos etários. 

Programa


  1. Imunologia da asma, rinite, eczema, alergia alimentar e a fármacos; resposta imediata e tardia; células e mediadores envolvidos. Testes de alergologia (TAs).

  2. Epidemiologia da doença alérgica

  3. Asma, rinite, conjuntivite, eczema atópico, urticária, alergia alimentar, enteropatias eosinofílicas, alergia a fármacos e venenos; anafilaxia. Alergia ocupacional;

  4. TAs. Tipos (exº: picada, picada-a-picada, IgE específicas, testes epicutâneos). Indicações, interpretação

  5. Evicção alergénica. Farmacoterapia. Imunoterapia específica. Tolerância. Dispositivos e técnicas de inalação;

  6. Recursos para doentes com alergias

  7. Referenciação

  8. Investigação clinica

  9. Resolução de 5 problemas/casos:


- Criança com eczema atópico, alergia alimentar, rinite alérgica e historia familiar;

- Alergia a veneno de himenópteros

- Alergia alimentar e síndrome de alergia oral;

- Urticaria e angioedema: investigação clinica e tratamento;

- Anafilaxia e tratamento de asma grave complicada de insuficiência respiratória 

Bibliografia Obrigatória

Cezmi A. Akdis, Ioana Agache; Global Atlas of Asthma, European Academy of Allergy and Clinical Immunology, 2013 (available at: http://www.eaaci.org/resources/books/global-atlases.html)
Cezmi A. Akdis, Ioana Agache; Global Atlas of Allergy, European Academy of Allergy and Clinical Immunology, 2014 (available at: http://www.eaaci.org/resources/books/global-atlases.html)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC consiste de uma série de aulas teoricas (8 sessões de 1h), de trabalhos praticos de grupo (4 sessões de 1h), residência clinica com tutor (8 sessões de 2h), estudo pessoal (52h) e avaliação (1h), correspondendo a 28 horas de contacto e numa carga horario total de 81 horas e 3 creditos no European Credit Transfer and Accumulation System (ECTS).

 

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Imunologia
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Medicina clínica
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Doenças crónicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 30,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 53,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

De acordo com o estabelecido pela FMUP

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = 0.40*exame final + 0.30*avaliação pelo tutor da residencia clinica + 0.30*teste

As classificações do Exame final, Residencia Clinica, e do Teste são expressas em escala de 0 a 20 com arredondamento às décimas.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento da FMUP

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento da FMUP

Observações

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