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Cirurgia Laparoscópica

Código: OPT120     Sigla: CL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Cirurgia e Fisiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 2 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 1,5 14 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Constará do treino clínico com aplicação prática de conhecimentos adquiridos, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica nas situações mais frequentes da Cirurgia Laparoscópica.

Resultados de aprendizagem e competências

O ensino será no conceito de bloco, num módulo opcional. Neste período o discente acompanhará as atividades normais do seu Assistente numa vivência das situações e problemas clínicos que ocorrem na prática hospitalar da Cirurgia Laparoscópica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O conteúdo programático inclui os seguintes temas:
Princípios Básicos; Fisiologia do Pneumoperitoneu; Anestesia; Treino e Acreditação; Material Cirúrgico; Laparoscopia esófago-gástrica; Laparoscopia do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas; Laparoscopia do Colo Rectal; Laparoscopia do Baço e Supra-Renal; Robótica.

Bibliografia Obrigatória

Schwartz, Shires, Spencer; Principles of Surgery, Oxford

Observações Bibliográficas

 

BIBLIOGRAFIA
Cirurgia – Patologia e Clínica; Principles of Surgery. Schwartz, Shires, Spencer; Encyclopedie Medico-Chirurgicale. Paris : Elsevier Masson; Oxford Textbook of Surgery - Peter J Morris, William C Wood. Oxfo

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino será no conceito de bloco, num módulo opcional, em que o grupo de estudantes frequentará o serviço de cirurgia com exclusividade das enfermarias que internam doentes com as patologias a estudar. Neste período acompanhará as actividades normais do serviço numa vivência diária de todas as situações e problemas clínicos que ocorrem na prática hospitalar.
As modalidades pedagógicas previstas, seminários, trabalhos de grupo, sessões práticas e o treino clínico devem reflectir a vivência dos docentes, os meios disponíveis e a finalidade e objectivos curriculares pretendidos. As turmas, constituídas no máximo por 4 estudantes, frequentarão o serviço por um período de duas semanas incluindo a avaliação. O horário das actividades será de um total de 30 horas semanais: Presença no serviço de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas; Seminários: dois por semana das 12 às 13h. Trabalho de grupo: 3 por semana (12h às 13h);

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 10,00
Estudo autónomo 15,50
Realização de Estágio 15,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

Será constituída por componentes que exprimem a preocupação com os objectivos da disciplina, ou seja será posto ênfase na avaliação clínica.
Avaliação contínua; em que o docente responsável avaliará as capacidades do discente para a aplicação prática dos seus conhecimentos teóricos, os seus conhecimentos teóricos, a capacidade para execução de técnicas, desempenho nos seminários; as suas atitudes e o seu relacionamento com os doentes, os seus familiares e os outros profissionais de saúde. Também será avaliado o seu interesse e participação bem como assiduidade e disciplina. Avaliação teórica; apreciação e discussão do relatório de actividades. Classificação; 0 a 20 valores, com valoração de 50% a cada tipo de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação e discussão de relatório escrito

Observações

BIBLIOGRAFIA
Cirurgia – Patologia e Clínica; Principles of Surgery. Schwartz, Shires, Spencer; Encyclopedie Medico-Chirurgicale. Paris : Elsevier Masson; Oxford Textbook of Surgery - Peter J Morris, William C Wood. Oxfo

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