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Cuidados Paliativos

Código: OPT77     Sigla: CP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 76 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos da aprendizagem nesta unidade curricular são assegurar que o estudante de medicina consegue efetuar uma prática clínica ética e humana, para o doente e para a sua família, no domínio dos cuidados paliativos. E mais ainda que fica capacitado com os conceitos básicos de cuidados paliativos de modo a poder exercer a função de paliativista com rigor e conhecimento técnico-científico. 

 

Com a frequência nesta unidade curricular pretende-se que o estudante de Medicina venha a incorporar na sua prática clínica ferramentas essenciais à moderna filosofia dos cuidados paliativos. Mais ainda, pretende-se sensibilizar desde cedo os profissionais de saúde para a problemática da terminalidade da vida, nomeadamente face ao elevado índice tecnológico da medicina hospitalar.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos estão de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular dado são abordados os principais temas da concetualização e da prática clínica da medicina paliativa capacitando assim o estudante para o exercício adequado destas funções.  Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estes conteúdos são necessários para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para uma adequada capacitação nesta área.  

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os cuidados paliativos em Portugal e no estrangeiro. História, filosofia, conceitos, objetivos e dificuldades. O Hospice Movement no Reino Unido. Os cuidados paliativos como elemento integrador de uma nova perspetiva da saúde e doença. A translação de uma medicina curativa para uma medicina paliativa. A ética do cuidar. Relações interpessoais em cuidados paliativos. Cuidados continuados e de acompanhamento. Psicologia e qualidade de vida em doentes crónicos. Cuidados paliativos e doenças crónicas avançadas. Gestão da dor oncológica. Terapêutica em cuidados paliativos. Os cuidados paliativos na interface com determinadas doenças específicas incluindo cancro, doenças respiratórias crónicas, doenças cardíacas, infeção pelo VIH/SIDA e doenças degenerativas. Cuidados paliativos em crianças. O papel dos cuidados de saúde primários. Apoio à família. Testamento vital e suspensão de tratamento. Apoio espiritual em doentes terminais. Educação e formação em cuidados paliativos.

Bibliografia Obrigatória

Hanks, G., Cherny, N.I., Christakis, N.A., Fallon, A., Kaasa, S., & Portenoy, R.K. ; Oxford Textbook of Palliative Medicine , Oxford University Press, 2011
Pfund, R. & Fowler-Kerry, S.; Perspectives on Palliative Care for Children and Young People, Radcliffe Publishing Ltd, 2010
Gonçalves, J.F. ; Controlo de Sintomas no Cancro Avançado , Coisas de Ler , 2011
Carvalho, R. ; Manual de Cuidados Paliativos, Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Diagraphic, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Total de 28horas de contacto (HC) a metodologia inclui: a) Seminários teóricos e teórico-práticos: discussão preparada e orientada de temas específicos, pré-definidos, com a participação de docentes e discentes (14 HC); b) Trabalhos de grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas coordenadas por docentes e com participação ativa dos discentes (4 HC); c) Orientação tutorial e apresentação pelos estudantes de casos-problema (10 HC); d) estágio em unidade de cuidados paliativos (4 HC).

A Avaliação Contínua é efetuada pelo docente responsável, ao longo de todo o processo pedagógico, da evolução das capacidades de cada estudante: execução de técnicas de comunicação, relacionamento humano, assiduidade, interesse e participação no processo pedagógico e conhecimentos teóricos e práticos. A Nota Final da UC é o reflexo da avaliação contínua efetuada. Modalidade: Avaliação contínua sem exame final

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

30 % participação presencial
70% trabalho escrito
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