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Telemedicina e e-saúde

Código: OPT73     Sigla: TeS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 16 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 1,5 14 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes de Medicina reconheçam e avaliem novas formas de prestação de cuidados à distância através de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), bem como das soluções que se encontram disponíveis aos cidadãos em geral.

Resultados de aprendizagem e competências

Avaliar os benefícios e limitações do uso de novas formas de prestação de cuidados à distância através de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC);

- identificar as principais tecnologias utilizadas na comunicação remota entre sistemas de informação em saúde;

- estruturar e desenhar sistemas de telemedicina e e-saúde;

- avaliar sistemas de telemedicina e e-saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Infra-estruturas das TIC – repositórios de dados clínicos, sistemas distribuídos, normas de comunicação, soluções real-time, soluções store & foreward e sistemas de segurança.

Estruturação de dados médicos – aquisição de dados, o efeito pequena-janela, formas de aplicação de telemedicina e e-saúde.

Questões organizacionais na utilização da telemedicina – planeamento, implementação, instalação, manutenção, questões legais e avaliação de tecnologias, cobertura legal à telemedicina.

Novas tendências – patient empowerment através da e-saúde, a influência da Web 2.0 na medicina.

Modelos de negócio aplicados à telemedicina e e-saúde.

Bibliografia Obrigatória

Hoyt, R. E., Bailey, N., & Yoshihashi, A. (Eds.) ; Practical Guide For Healthcare And Information Technology Professionals (5thEdition), Lulu , 2012. ISBN: ISBN: 1105437558, 2012
Tan, J. ; E-Health Care Information Systems: An Introduction for Students and Professionals, San Francisco: Jossey-Bass, 2005
Cimino, J. J. & Shortliffe, E. H. (Eds) ; Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine (3rd edition) , New York: Springer-Verlag,, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas (6T) e teórico-práticas (8TP) com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais, para resolução de problemas práticos em cenários de saúde, com utilização de software específico para desenvolvimento de competências .

A avaliação será efectuada através de um projeto a ser apresentado no final. O projeto permite aos alunos explorar a aplicação de novas tecnologias de telemedicina a tópicos de saúde do seu interesse, e ter contacto com eventuais problemas que surjam na implementação.

 


 


 

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação de projecto - 100%
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