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Investigação Clinica-Estudos de Diagnóstico

Código: OPT68     Sigla: IC-ED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 0 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 1,5 14 40,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta UC tem como objetivo desenvolver as bases teórica e prática necessárias à interpretação de resultados, desenho e execução de estudos de diagnóstico em investigação clínica, enquanto questões sobre o processo, testes e tecnologias aplicados ao diagnóstico.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: definir reprodutibilidade e validade de testes diagnósticos; discutir as características operacionais dos testes diagnósticos; utilizar medidas de validade; desenhar estudos para avaliação de testes diagnóstico; analisar criticamente estudos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Medição em investigação e diagnóstico em medicina. Definição de reprodutibilidade e validade de testes diagnósticos. Características operacionais dos testes diagnósticos: medidas de reprodutibilidade (proporções de concordância, estatística kappa e proporções de concordância específica). Medidas de validade (sensibilidade e especificidade, Likelihood ratios, Revisão de probabilidades e teorema de Bayes, valores preditivos, análise de curvas ROC). Aplicação e interpretação de testes múltiplos. Desenho de estudos para avaliação de testes diagnósticos. Análise crítica de estudos – Qualidade dos estudos e níveis de evidência. Estudos de validação. Estudos de avaliação de custos e impacto de testes diagnósticos. Integração da informação dos testes diagnósticos no processo de análise de decisão. Avaliação de testes e programas de rastreio.

Bibliografia Obrigatória

Riegelman, R.K. ; Studying A Study and Testing a Test: Reading Evidence-based Health Research Studying A Study and Testing a Test: Reading Evidence-based Health Research (6th Edition), Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins , 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Após a exposição teórica de cada tópico descrito para a unidade curricular haverá lugar à criação de grupos de trabalho prático e análise crítica de artigos científicos, bem como à resolução de exercícios práticos individuais. As aulas serão apoiadas por uma plataforma de e-learning otimizada para o ensino da unidade curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação continua (25%) e o trabalho individual (75%) constituirão a avaliação.
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