Investigação Clinica-Estudos de Diagnóstico
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta UC tem como objetivo desenvolver as bases teórica e prática necessárias à interpretação de resultados, desenho e execução de estudos de diagnóstico em investigação clínica, enquanto questões sobre o processo, testes e tecnologias aplicados ao diagnóstico.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: definir reprodutibilidade e validade de testes diagnósticos; discutir as características operacionais dos testes diagnósticos; utilizar medidas de validade; desenhar estudos para avaliação de testes diagnóstico; analisar criticamente estudos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Medição em investigação e diagnóstico em medicina. Definição de reprodutibilidade e validade de testes diagnósticos. Características operacionais dos testes diagnósticos: medidas de reprodutibilidade (proporções de concordância, estatística kappa e proporções de concordância específica). Medidas de validade (sensibilidade e especificidade, Likelihood ratios, Revisão de probabilidades e teorema de Bayes, valores preditivos, análise de curvas ROC). Aplicação e interpretação de testes múltiplos. Desenho de estudos para avaliação de testes diagnósticos. Análise crítica de estudos – Qualidade dos estudos e níveis de evidência. Estudos de validação. Estudos de avaliação de custos e impacto de testes diagnósticos. Integração da informação dos testes diagnósticos no processo de análise de decisão. Avaliação de testes e programas de rastreio.
Bibliografia Obrigatória
Riegelman, R.K. ; Studying A Study and Testing a Test: Reading Evidence-based Health Research Studying A Study and Testing a Test: Reading Evidence-based Health Research (6th Edition), Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins , 2012
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Após a exposição teórica de cada tópico descrito para a unidade curricular haverá lugar à criação de grupos de trabalho prático e análise crítica de artigos científicos, bem como à resolução de exercícios práticos individuais. As aulas serão apoiadas por uma plataforma de e-learning otimizada para o ensino da unidade curricular.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Trabalho escrito |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação continua (25%) e o trabalho individual (75%) constituirão a avaliação.