Anestesiologia e Medicina Intensiva
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S (de 05-02-2018 a 13-07-2018)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
1 |
0,50 |
Joana Irene de Barros Mourão |
|
0,02 |
Fernando Jose Pereira Alves Abelha |
|
0,02 |
Práticas Laboratoriais |
Totais |
30 |
25,80 |
Maria Leonor Martins Soares David |
|
0,12 |
José Artur Osório de Carvalho Paiva |
|
4,00 |
Elsa Maria Pereira da Fonseca |
|
0,12 |
António Albino Coelho Marques Abrantes Teixeira |
|
0,35 |
Rui Pedro Rodrigues Gonçalves Veiga |
|
0,18 |
Maria de Fátima Machado Henriques Carneiro |
|
0,12 |
Marta Fernanda Reina Couto |
|
0,18 |
Fernando Carlos de Landér Schmitt |
|
0,12 |
Luis Alberto Guimarães Pereira |
|
3,00 |
José Manuel Pedrosa Baptista Lopes |
|
0,12 |
Joana Irene de Barros Mourão |
|
4,00 |
Isabel Maria Amorim Pereira Ramos |
|
1,57 |
Ana Isabel Pereira Marques |
|
0,11 |
Fernando Jose Pereira Alves Abelha |
|
4,00 |
Seminário |
Totais |
10 |
5,70 |
Joana Irene de Barros Mourão |
|
0,14 |
Luis Alberto Guimarães Pereira |
|
2,00 |
José Artur Osório de Carvalho Paiva |
|
0,07 |
Fernando Jose Pereira Alves Abelha |
|
0,07 |
Outras |
Totais |
5 |
0,35 |
Fernando Jose Pereira Alves Abelha |
|
0,02 |
Joana Irene de Barros Mourão |
|
0,02 |
José Artur Osório de Carvalho Paiva |
|
0,02 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Integrar na formação geral dos futuros médicos, as noções de atuação em tempo real e de vigilância contínua das funções vitais em Anestesia, Cuidados Perioperatórios, Medicina Intensiva e Medicina de Emergência;
2. Contribuir para a aquisição de conhecimento e capacidades básicos capazes de salvar vidas, nomeadamente em situações de peri-paragem e de trauma grave;
3. Reconhecer o doente crítico e compreender o processo de receção, estabilização, diagnóstico e terapêutica inicial e triagem de nível de cuidados (II e III) do doente agudo ou agudizado emergente;
4. Compreender as metodologias de suporte orgânico do doente crítico;
5. Fomentar a capacidade de integração pluridisciplinar de conhecimentos sobre os doentes, particularmente em situações de não-colaboração, bem como a capacidade de transmissão de informação;
6. Dar a conhecer os âmbitos do exercício profissional da Anestesiologia e da Medicina Intensiva como contributo para a escolha informada da sua carreira profissional de futuros médicos.
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Resultados de aprendizagem e competências
- Anestesia: Anestesia geral e regional monitorização do doente inconsciente
- Avaliação pré-anestésica, estratificação do risco; doenças e medicações associadas; abuso de drogas
- Medicina pós-anestésica: cuidados pós-anestésicos, incluindo a analgesia pós-operatória e a oxigenioterapia
- Analgesia do trabalho de parto (epidural)
- Medicina de Emergência: Suporte imediato de vida. Suporte avançado de vida. Avaliação e manuseamento do traumatizado grave
- Medicina Intensiva: Reconhecimento, triagem avaliação, estabilização, diagnóstico, definição de terapêutica etiológica e de suporte do agudo e agudizado grave
Medicina Intensiva: Monitorização, suporte e tratamento das disfunções orgânicas no doente crítico
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Anestesia geral e regional: objetivos e técnicas; vantagens e limitações; morbilidade e mortalidade; vigilância instrumental;
2. Medicina pré-anestésica; estratificação do risco; avaliação analítica pré-anestésica; doenças e medicações associadas
3. Medicina pós-anestésica: recobro imediato, vigilância, diagnóstico e tratamento das complicações; outcome dos doentes cirúrgicos;
4. Medicina da dor: analgesia pós-operatória; analgesia de parto; dor crónica
- Medicina Intensiva: missão e papel na organização hospitalar
- Os grandes síndromes da Medicina Intensiva: (a) disfunção hemodinâmica e choque, (b) insuficiência respiratória e suporte ventilatório, (c) sépsis e disfunção multiorgânica, (d) coma e disfunção neurológica
Medicina de Emergência, Suporte imediato de vida, Suporte avançado de Vida e Suporte de vida em trauma
Bibliografia Obrigatória
American College of Surgeons; Resuscitation Guidelines from the European Council of Resuscitation
John Butterworth, David C. Mackey, John Wasnick ; Morgan and Mikhail's Clinical Anesthesiology. ISBN: 0071627030
John Butterworth, David C. Mackey, John Wasnick; Morgan and Mikhail's Clinical Anesthesiology
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1.Aulas teóricas
Anestesiologia: Introdução à Anestesia geral, Introdução À anestesia loco regional, Introdução ao Pós-operatório, Medicina pré-anestésica
Medicina Intensiva: Missão e prática da Medicina Intensiva, Choque e disfunção hemodinâmica, Sépsis e MODS, Coma e disfunção neurológica
Seminários
Anestesiologia: Princípios de monitorização, Risco Anestésico, Medicina do pós-operatório, dor
Medicina Intensiva: Casos clínicos de Medicina de Emergência, Insuficiência respiratória e suporte ventilatório
Aulas praticas (incluindo ensino de simulação):
Suporte imediato de vida; Entubação endotraqueal, Cateterização venosa central, Cateterização arterial; Curso de Avaliação e Manuseamento do Trauma (TEAM); Monitorização e suporte do doente crítico em UCI.
Cuidados pós-anestésicos; Complicações; Dor pós-operatória; Analgesia de parto; Dor crónica, Bloco operatório (inclui a vigilância das funções vitais do doente anestesiado), Cuidados pós-anestésicos imediatos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Estudo autónomo |
81,00 |
Frequência das aulas |
27,00 |
Trabalho de investigação |
1,00 |
Total: |
110,00 |
Obtenção de frequência
1.Teste de escolha múltipla (40 questões) – 40 x 0,3 = 12
- Discussão de relatórios curriculares (um de Anestesiologia e um outro de Medicina Intensiva) = 6 valores (3 da Anestesiologia e 3 da Medicina Intensiva)
3. Avaliação contínua de atividade e atitude = 2 valores
Total = 20 valores
Requisitos mínimos para aprovação: mais de 50% no teste
Avaliação em 2 momentos possíveis: no fim de cada bloco e na época de recurso (Julho) (de acordo com o Regulamento Pedagógico da Faculdade).
Fórmula de cálculo da classificação final
1.Teste de escolha múltipla (40 questões) – 40 x 0,3 = 12
2. Discussão de relatório curricular = 6 valores (3 da Anestesiologia e 3 da Medicina Intensiva)
3. Avaliação contínua de atividade e atitude = 2 valores
Total = 20 valores
Requisitos mínimos para aprovação: mais de 50% no teste
Observações
Bibliografia: São distribuídos, no início de cada bloco, textos de referência elaborados por elementos da equipa docente, acompanhados de artigos publicados em revistas de medicina ou especialidade, considerados interessantes para os objetivos propostos e o livro próprio do curso TEAM.
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