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Propedêutica Cirúrgica I

Código: MI420     Sigla: PC I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Cirurgia e Fisiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 282 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 4 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Finalidade:

Aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes que habilitem ao desempenho clínico básico em entidades nosológicas relevantes em Cirurgia (parte I).

Resultados de aprendizagem e competências

Competências:

- Obter e interpretar dados semiológicos em doenças com implicações cirúrgicas, privilegiando a anamnese e o exame físico com recurso criterioso a exames subsidiários de diagnóstico.

- Identificar e apreender os quadros clínicos, mecanismos fisiopatológicos e princípios terapêuticos genéricos em doenças cirúrgicas frequentes e/ou graves.

- Hierarquizar os princípios de atuação e decisão em Cirurgia.

- Executar gestos e manobras simples em situações usuais ou de urgência.

- Integrar uma equipa cirúrgica no bloco operatório.

- Referenciar atempadamente.

- Usar o raciocínio científico na resolução de problemas e a reflexão crítica na interpretação da informação.

- Valorizar a aprendizagem auto-dirigida, a aprendizagem continuada, o trabalho em equipa e a abordagem multidisciplinar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- A avaliação do doente cirúrgico (parte I)

- Exames laboratoriais e imagiologia em Cirurgia (parte I)

- Grandes quadros abdominais: infeção; oclusão; hemorragia (parte I)

- Patologia da parede abdominal

- Dor abdominal e ventre agudo (parte I)

- Neoplasias digestivas (parte I)

- Doenças não neoplásicas do aparelho digestivo (parte I)

- Patologia hepato-bilio-pancreática

- Trauma

- Principais quadros cirúrgicos e particularidades no doente pediátrico (parte I)

Bibliografia Obrigatória

Brunicardi FC, Anderson DK, Billian TR, Dunn DL, Hunter JG, Matthews JB, Pollock RE (ed;); ;Schwartz’s Principles of Surgery., McGraw-Hill, 2014, 10ª edição
Coran AG, Adzick NS, Krummel TM, Laberge JM, Caldamore A, Shamberger A; Pediatric Surgery, Elsevier Saunders, 2012
Towsend CM Jr., Beauchamp D, Evers BM, Mattox KL; Sabiston Textbook of Surgery, Elsevier, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino semestral. 28 horas de contacto (81 h de trabalho): teóricas- 11 horas; seminários- 3 horas; estágio- 14 horas.

As metodologias de ensino disponibilizam oportunidades para a aprendizagem de competências (conhecimentos, atitudes e aptidões) que habilitam ao desempenho clínico básico em Cirurgia (parte I), através das seguintes modalidades pedagógicas:

A- 11 aulas teóricas (1 hora cada) destinadas a todo o curso. Temas:

  1. Manifestações clínicas principais em Cirurgia
  2. Patologia funcional do esófago e da junção esófago-gástrica
  3. Hemorragia digestiva alta
  4. Carcinomas do esófago e do estômago
  5. Úlcera péptica
  6. Abdómen agudo
  7. Litíase biliar
  8. Pancreatite aguda/crónica
  9. Hérnias da parede abdominal
  10. Politraumatizado
  11. Vómitos no lactente. EHP, RGE

 

B- 3 seminários (1 hora cada). Integração vertical com Radiologia e Imagem médica (Imagiologia do trato gastrointestinal), Anatomia Patológica Especial (Cancro esófago-gástrico), e Terapêutica Geral (Terapêutica farmacológica da úlcera péptica), destinados a (10) grupos de 30 estudantes.

 

C- 7 aulas práticas (2 horas cada) destinadas a cada uma das 60 turmas.

Abordando a semiologia: Parede abdominal; Esófago; Estômago; Delgado e apêndice ileo-cecal; Hepato-biliar; Pancreática.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Cirurgia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Participação presencial 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

- Se assiduidade de pelo menos 75% das metodologias de ensino (exceto teóricas), e avaliação distribuída de pelo menos 10/20 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Exame final: teste escrito.

- Classificação final. C (classificação)= 0,3xAD + 0,7xT, em que: AD- avaliação distribuída; T: teste escrito com 20 a 25 grupos de questões com 100 afirmações de escolha verdadeiro/falso (penalização se resposta incorreta).

- Aprovação se C ≥ 10 com T ≥ 9 valores.

- Classificação final = C para valores entre 0 e 18; classificação final > 18 implica realização de exame oral disponível apenas para C ≥ 19 valores. Se exame oral, a nota final resulta da ponderação entre C e classificação do exame oral (sem mínimo assegurado).
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