Código: | MI420 | Sigla: | PC I |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Cirurgia e Fisiologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMED | 282 | Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) | 4 | - | 3 | 28 | 81 |
Finalidade:
Aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes que habilitem ao desempenho clínico básico em entidades nosológicas relevantes em Cirurgia (parte I).
Competências:
- Obter e interpretar dados semiológicos em doenças com implicações cirúrgicas, privilegiando a anamnese e o exame físico com recurso criterioso a exames subsidiários de diagnóstico.
- Identificar e apreender os quadros clínicos, mecanismos fisiopatológicos e princípios terapêuticos genéricos em doenças cirúrgicas frequentes e/ou graves.
- Hierarquizar os princípios de atuação e decisão em Cirurgia.
- Executar gestos e manobras simples em situações usuais ou de urgência.
- Integrar uma equipa cirúrgica no bloco operatório.
- Referenciar atempadamente.
- Usar o raciocínio científico na resolução de problemas e a reflexão crítica na interpretação da informação.
- Valorizar a aprendizagem auto-dirigida, a aprendizagem continuada, o trabalho em equipa e a abordagem multidisciplinar.- A avaliação do doente cirúrgico (parte I)
- Exames laboratoriais e imagiologia em Cirurgia (parte I)
- Grandes quadros abdominais: infeção; oclusão; hemorragia (parte I)
- Patologia da parede abdominal
- Dor abdominal e ventre agudo (parte I)
- Neoplasias digestivas (parte I)
- Doenças não neoplásicas do aparelho digestivo (parte I)
- Patologia hepato-bilio-pancreática
- Trauma
- Principais quadros cirúrgicos e particularidades no doente pediátrico (parte I)Ensino semestral. 28 horas de contacto (81 h de trabalho): teóricas- 11 horas; seminários- 3 horas; estágio- 14 horas.
As metodologias de ensino disponibilizam oportunidades para a aprendizagem de competências (conhecimentos, atitudes e aptidões) que habilitam ao desempenho clínico básico em Cirurgia (parte I), através das seguintes modalidades pedagógicas:
A- 11 aulas teóricas (1 hora cada) destinadas a todo o curso. Temas:
B- 3 seminários (1 hora cada). Integração vertical com Radiologia e Imagem médica (Imagiologia do trato gastrointestinal), Anatomia Patológica Especial (Cancro esófago-gástrico), e Terapêutica Geral (Terapêutica farmacológica da úlcera péptica), destinados a (10) grupos de 30 estudantes.
C- 7 aulas práticas (2 horas cada) destinadas a cada uma das 60 turmas.
Abordando a semiologia: Parede abdominal; Esófago; Estômago; Delgado e apêndice ileo-cecal; Hepato-biliar; Pancreática.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Participação presencial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
- Se assiduidade de pelo menos 75% das metodologias de ensino (exceto teóricas), e avaliação distribuída de pelo menos 10/20 valores.
- Exame final: teste escrito.
- Classificação final. C (classificação)= 0,3xAD + 0,7xT, em que: AD- avaliação distribuída; T: teste escrito com 20 a 25 grupos de questões com 100 afirmações de escolha verdadeiro/falso (penalização se resposta incorreta).
- Aprovação se C ≥ 10 com T ≥ 9 valores.
- Classificação final = C para valores entre 0 e 18; classificação final > 18 implica realização de exame oral disponível apenas para C ≥ 19 valores. Se exame oral, a nota final resulta da ponderação entre C e classificação do exame oral (sem mínimo assegurado).