Nutrição e Prevenção das Doenças Crónicas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A unidade curricular tem como objetivo permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre o papel da alimentação na prevenção das doenças crónicas.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes deverão identificar os principais determinantes alimentares das doenças crónicas, em particular as com maior impacto na mortalidade e morbilidade (cardiovasculares e cancro) e compreender o seu efeito na diminuição da ocorrência das mesmas; Deverão descrever e compreender os fundamentos e métodos para avaliar a relação entre alimentação e doença crónica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Nutrição na prevenção de doenças cardiovasculares (doença coronária, acidente vascular cerebral), hipertensão, diabetes e obesidade. Nutrição e prevenção do cancro. Nutrição e osteoporose. Nutrição e inflamação. Interações alimentares e interações alimentação-factores genéticos e comportamentais. Estratégias metodológicas para avaliar a relação alimentação/doença crónica. Da evidência às recomendações alimentares.
Bibliografia Obrigatória
Watson RR and Preedy VR eds.; Nutrition and Heart disease: causation and prevention, Boca Raton: CRC Press, 2004
World Cancer Research Fund/ American Institute for Cancer Research; Food, Nutrition and the prevention of cancer: a global perspective, Second report, 2009
Observações Bibliográficas
Integrará ainda a bibliografia artigos científicos relevantes para os tópicos abordados
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tendo a unidade curricular 3 ECTS, estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 27 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:
14 sessões teórico-práticas de 90 min
4 seminários de 90 min
A avaliação consistirá assim de um trabalho de grupo escrito (máximo 3 estudantes) correspondendo a 50% da nota final. Os 50% restantes serão obtidos através de um resumo crítico de um dos temas apresentados e discutidos nos seminários (20%) e uma ficha de avaliação sumativa (30%). A Unidade Curricular funcionará com um mínimo de 10 estudantes e um máximo de 50.
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
30,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
30,00 |
Estudo autónomo |
24,00 |
Frequência das aulas |
27,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
75% de participação nas sessões presenciais
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação consistirá assim de um trabalho de grupo escrito (máximo 3 estudantes) correspondendo a 50% da nota final. Os 50% restantes serão obtidos através de um resumo crítico de um dos temas apresentados e discutidos nos seminários (20%) e uma ficha de avaliação sumativa (30%).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As componentes de avaliação serão as mesmas no caso de trabalhadores estudantes. O trabalho de grupo poderá ser feito individualmente. A ficha de avaliação sumativa é presencial.
Observações
A Unidade Curricular funcionará com um mínimo de 10 estudantes e um máximo de 50.