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Nutrição e Prevenção das Doenças Crónicas

Código: OPT26     Sigla: NPDC14

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 34 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 3 27 81
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular tem como objetivo permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre o papel da alimentação na prevenção das doenças crónicas.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão identificar os principais determinantes alimentares das doenças crónicas, em particular as com maior impacto na mortalidade e morbilidade (cardiovasculares e cancro) e compreender o seu efeito na diminuição da ocorrência das mesmas; Deverão descrever e compreender os fundamentos e métodos para avaliar a relação entre alimentação e doença crónica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Nutrição na prevenção de doenças cardiovasculares (doença coronária, acidente vascular cerebral), hipertensão, diabetes e obesidade. Nutrição e prevenção do cancro. Nutrição e osteoporose. Nutrição e inflamação. Interações alimentares e interações alimentação-factores genéticos e comportamentais. Estratégias metodológicas para avaliar a relação alimentação/doença crónica. Da evidência às recomendações alimentares.

Bibliografia Obrigatória

Watson RR and Preedy VR eds.; Nutrition and Heart disease: causation and prevention, Boca Raton: CRC Press, 2004
World Cancer Research Fund/ American Institute for Cancer Research; Food, Nutrition and the prevention of cancer: a global perspective, Second report, 2009

Observações Bibliográficas

Integrará ainda a bibliografia artigos científicos relevantes para os tópicos abordados

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo a unidade curricular 3 ECTS, estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 27 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:

14 sessões teórico-práticas de 90 min

4 seminários de 90 min

 

A avaliação consistirá assim de um trabalho de grupo escrito (máximo 3 estudantes) correspondendo a 50% da nota final. Os 50% restantes serão obtidos através de um resumo crítico de um dos temas apresentados e discutidos nos seminários (20%) e uma ficha de avaliação sumativa (30%). A Unidade Curricular funcionará com um mínimo de 10 estudantes e um máximo de 50.

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 30,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 24,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

75% de participação nas sessões presenciais

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação consistirá assim de um trabalho de grupo escrito (máximo 3 estudantes) correspondendo a 50% da nota final. Os 50% restantes serão obtidos através de um resumo crítico de um dos temas apresentados e discutidos nos seminários (20%) e uma ficha de avaliação sumativa (30%).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As componentes de avaliação serão as mesmas no caso de trabalhadores estudantes. O trabalho de grupo poderá ser feito individualmente. A ficha de avaliação sumativa é presencial.

Observações

A Unidade Curricular funcionará com um mínimo de 10 estudantes e um máximo de 50.
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