Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI627

Saúde Pública

Código: MI627     Sigla: SP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - SP (de 11-09-2017 a 27-07-2018)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses, e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 30 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 6 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


A unidade curricular tem como objetivo a aquisição de conhecimentos práticos – fundamentados em evidência teórica - sobre o processo de diagnóstico e intervenção em saúde pública, ou seja, na organização colectiva da resposta aos problemas de saúde e doença na perspectiva das populações (por contraste com as actividades dirigidas aos indivíduos).

Resultados de aprendizagem e competências


Os estudantes deverão conhecer e compreender como, onde e quando actuam os agentes da saúde pública com enfase na actividade dos médicos de saúde pública; Conhecer e compreender as condições e os processos práticos – organizacionais, hierárquicos - implicados no planeamento em saúde, avaliação de intervenções comunitárias, e autoridade de saúde; Conhecer os principais desafios à prática da saúde pública e entender como, a esse nível, se integram as diferentes organizações e estruturas envolvidas na prevenção e na resposta à doença. Diagnosticar os problemas de saúde de uma população e os seus determinantes, definir as intervenções necessárias.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Acompanhamento de médicos de Saúde Pública (MSP) na área das suas competências, integrados em serviços de Saúde Pública locais e regional. Temas específicos e Seminários: - Marcos históricos da Saúde Pública; - Perfil do MSP; - Introdução ao Planeamento em Saúde; - Grandes problemas da Saúde Pública actual; Principais programas de saúde; Vigilância epidemiológica, incluindo surtos. Visitas de campo.

Bibliografia Obrigatória

Detels R, Beaglehole R, Lansang MA, Guilford M,; eds. Oxford textbook of public health., Oxford University Press, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo a unidade curricular 3ECTs, estima-se um total de 81 horas de trabalho do estudante, das quais 30 são de contacto, distribuídas da seguinte forma:
Seminário: 8 horas
Residência Tutorial: 22 horas nos Serviços

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação de monografia abordando o diagnóstico de um problema de saúde numa determinada população, a intervenção proposta e a respectiva avaliação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 19:34:41
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital