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Pediatria (prática clínica)

Código: MI625     Sigla: PED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2017/2018 - SP (de 11-09-2017 a 27-07-2018)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 21 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 6 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objetivos gerais: Aperfeiçoamento de conhecimentos, atitudes e aptidões que permitam ao estudante assegurar cuidados de saúde à criança no contexto do seu meio familiar e social.

Objetivos específicos: O estudante deve sedimentar conhecimentos anteriormente aprendidos sobre a criança normal: crescimento e desenvolvimento e suas variantes; temperamento e comportamento e seus principais fatores determinantes; integração no meio familiar, escolar e social; necessidades nutricionais nos diferentes grupos etários; prevenção da doença por vacinação; conselhos para promoção de hábitos saudáveis e educação para a saúde; medidas sociais de proteção à criança e rede de cuidados de saúde.

Deve aprender a diagnosticar e tratar doenças pediátricas comuns na sua comunidade; a rastrear e orientar doenças raras que ultrapassem a sua competência; a prestar cuidados imediatos em situações de urgência; a reconhecer o impacto das doenças na criança e na família.

O aluno deverá:

Saber comunicar com os doentes, familiares e com todos os profissionais de saúde.

Saber observar crianças, dos vários grupos etários, e adolescentes.

Saber decidir, com critério, sobre o recurso a exames subsidiários de diagnóstico.

Saber formular e discutir hipóteses de diagnóstico.

Saber realizar algumas técnicas correntes de diagnóstico e de tratamento.

Ser capaz de algumas decisões terapêuticas.

Ser capaz de acompanhar a evolução da doença, adequando as decisões terapêuticas.

Saber adiantar algumas perspetivas sobre o prognóstico.

Ter sempre presentes nas suas atitudes referências de comportamento ético.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos atendem à semiologia, quadros clínicos, abordagem fisiopatológica, princípios terapêuticos e referenciação, em entidades nosológicas frequentes e/ou relevantes em Pediatria.

Os conteúdos programáticos permitem ainda aos estudantes a aquisição de um melhor conhecimento da criança e adolescente saudáveis e das práticas de medicina preventiva em pediatria.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O ensino-aprendizagem realizar-se-á com a participação ativa dos estudantes que integrarão o grupo de trabalho que assegura a assistência às crianças e adolescentes no ambulatório, no internamento e no S de Urgência do Departamento de Pediatria. Para cumprimento dos objetivos é proporcionado ao estudante a frequência de um Centro de Saúde para melhor conhecimento da criança e do adolescente saudável, da sua integração na família e na comunidade e das práticas de medicina preventiva (imunizações, e intervenção em áreas de saúde nas redes locais do ensino pré-escolar e escolar). Na prática clínica, o estudante deverá integrar os conhecimentos, atitudes e aptidões específicas de pediatria que no ano anterior adquiriu (semiologia, patologia clínica e social) com os conhecimentos das disciplinas básicas e clínicas com relação próxima, particularmente no tocante a:

  • Prevenção
  • Infeções correntes em Pediatria
  • Problemas correntes em Pediatria
  • Crescimento patológico
  • Doenças cardíacas
  • Doenças do recém-nascido
  • Doenças gastrintestinais
  • Genética clínica
  • Doenças renais
  • Doenças pulmonares
  • Perturbações do comportamento
  • Doenças hematopoiéticas
  • Suporte básico de vida pediátrico
  • Criança gravemente doente

Bibliografia Obrigatória

Beheram and Vaughan eds; o Nelson’s Textbook of Pediatrics - . Saunders company. 19th edition, Philadelphia, 2017.
Robert Kliegman, Karen Marcdante, Hal Jenson Richard Behrman (esd). ; Nelson Essentials of Pediatrics. Elsevier saunders 7th Edition 2017.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino disponibilizam oportunidades para a aprendizagem de competências (conhecimentos, atitudes e aptidões) que habilitam ao desempenho clínico básico na área da Pediatria.

O único modo efetivo e coerente que permite atingir os objetivos de aprendizagem é feito com a integração do estudante na atividade clínica diária do Departamento de Pediatria, a nível do ambulatório, internamento e serviço de urgência. Será assim possível que o estudante aprenda a diagnosticar e a tratar as doenças pediátricas mais frequentes e a identificar e orientar as doenças menos frequentes que ultrapassem os objetivos da sua aprendizagem.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Seminários - 6 horas

Estágios - 45 horas

Orientação Tutorial: 6 horas

 

As 57 horas de contacto repartem-se pela atividade clínica no internamento, no ambulatório e no serviço de Urgência Pediátrica.

O ensino decorre durante quatro semanas, correspondente a 6 ECTS.

Durante três semanas os estudantes estagiarão nas enfermarias, na consulta externa e no serviço de urgência, de acordo com as escalas designadas pelo seu tutor. Uma semana será preenchida com atividade clínica nos Centros de Saúde.

Os estudantes de cada grupo serão distribuídos pelo Centro Hospitalar de S. João e pelos Hospitais Afiliados com os quais a FMUP tem protocolo de colaboração, bem como pelos Centros de Saúde.

A cada discente será distribuído um Caderno de Estágio, onde constam os objetivos da unidade curricular e a metodologia a cumprir. Devem registar em local próprio as atividades desenvolvidas, a assiduidade e os resumos de histórias clínicas. A avaliação sobre a sua atividade e a classificação final fundamentada será preenchida pelo tutor. A avaliação incluirá também a discussão de um relatório clínico, no final do período do bloco.

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