Morfofisiologia dos Sistemas Respiratório e Urinário
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
1 |
0,07 |
Pedro Alberto da Graça Pereira |
|
0,07 |
Teorico-Prática |
Totais |
20 |
24,20 |
Francisco Pereira Gonçalves |
|
0,11 |
Andre Filipe Mendes Leite Moreira |
|
0,182 |
Maria Dulce Cordeiro Madeira |
|
0,429 |
João Carlos Pinheiro Costa |
|
0,286 |
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves |
|
1,37 |
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira |
|
1,952 |
Daniel Moreira Goncalves |
|
0,37 |
Sílvia Marta Araújo Oliveira |
|
3,295 |
Ricardo José Araújo Ladeiras Lopes |
|
3,295 |
Joana Maria de Pinho Ferreira Gomes |
|
0,95 |
Susete Alexandra Sá Pires |
|
0,571 |
Armando Cardoso |
|
0,643 |
Carla Alexandra Ribeiro dos Santos Araújo |
|
0,063 |
Célia da Conceição Duarte Cruz |
|
0,764 |
Tiago Alexandre Ferreira Tuna |
|
0,286 |
Jorge Filipe Miranda Rodrigues |
|
0,429 |
Mário André da Silva Santos |
|
0,308 |
Luís Carlos Ferreira Mendonça |
|
0,515 |
Jose Pedro Oliveira Pinto |
|
0,23 |
Pedro Alberto da Graça Pereira |
|
1,357 |
Ricardo Manuel de Pinto Vaz |
|
0,429 |
Ana Margarida Pinheiro Povo |
|
0,429 |
Pedro Filipe Viana Ferreira Pinto |
|
0,286 |
Catarina de Quina Rodrigues |
|
3,223 |
João Manuel Palmeira Rocha Neves |
|
0,143 |
Isaura Ferreira Tavares |
|
0,764 |
José Manuel Pereira Dias de Castro Lopes |
|
0,571 |
Fani Lourença Moreira Neto |
|
0,95 |
Práticas Laboratoriais |
Totais |
20 |
48,00 |
Luís Carlos Ferreira Mendonça |
|
1,031 |
Ricardo Manuel de Pinto Vaz |
|
0,857 |
João Carlos Pinheiro Costa |
|
0,571 |
Daniel Moreira Goncalves |
|
0,50 |
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves |
|
2,25 |
Andre Filipe Mendes Leite Moreira |
|
0,364 |
Ricardo José Araújo Ladeiras Lopes |
|
6,591 |
José Manuel Pereira Dias de Castro Lopes |
|
1,143 |
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira |
|
3,362 |
Jose Pedro Oliveira Pinto |
|
0,459 |
Mário André da Silva Santos |
|
0,616 |
Catarina de Quina Rodrigues |
|
6,446 |
Isaura Ferreira Tavares |
|
1,524 |
Pedro Alberto da Graça Pereira |
|
2,714 |
Célia da Conceição Duarte Cruz |
|
1,524 |
Ana Margarida Pinheiro Povo |
|
0,857 |
João Manuel Palmeira Rocha Neves |
|
0,286 |
Hélio José da Costa Alves |
|
0,857 |
Susete Alexandra Sá Pires |
|
1,143 |
Pedro Filipe Viana Ferreira Pinto |
|
0,571 |
Jorge Filipe Miranda Rodrigues |
|
0,857 |
Francisco Pereira Gonçalves |
|
0,02 |
Sílvia Marta Araújo Oliveira |
|
6,59 |
Maria Dulce Cordeiro Madeira |
|
0,857 |
Tiago Alexandre Ferreira Tuna |
|
0,571 |
Carla Alexandra Ribeiro dos Santos Araújo |
|
0,126 |
Ricardo Manuel Alves Monteiro Fontes Carvalho |
|
0,217 |
Fani Lourença Moreira Neto |
|
1,905 |
Joana Maria de Pinho Ferreira Gomes |
|
1,905 |
Armando Cardoso |
|
1,286 |
Orientação Tutorial |
Totais |
150 |
27,00 |
Daniel Moreira Goncalves |
|
0,24 |
Mariana Marques Santos Pintalhão |
|
0,12 |
Catarina de Quina Rodrigues |
|
2,094 |
Luís Carlos Ferreira Mendonça |
|
2,094 |
Ricardo José Araújo Ladeiras Lopes |
|
2,094 |
Rui João Gonçalves Cerqueira |
|
0,75 |
Jose Pedro Oliveira Pinto |
|
2,094 |
Andre Filipe Mendes Leite Moreira |
|
3,524 |
Ricardo Manuel Alves Monteiro Fontes Carvalho |
|
0,897 |
Carla Alexandra Ribeiro dos Santos Araújo |
|
2,094 |
Marina Felicidade Dias Neto |
|
2,046 |
Joana Oliveira Miranda |
|
1,212 |
Marta Ramos Tavares da Silva |
|
1,968 |
Mário André da Silva Santos |
|
2,094 |
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira |
|
0,308 |
Sílvia Marta Araújo Oliveira |
|
2,094 |
João Sérgio de Lima Soares Neves |
|
1,277 |
Outras |
Totais |
40 |
7,20 |
Maria Dulce Cordeiro Madeira |
|
0,179 |
Rui João Gonçalves Cerqueira |
|
0,217 |
Sílvia Marta Araújo Oliveira |
|
0,038 |
Mário André da Silva Santos |
|
0,217 |
Marina Felicidade Dias Neto |
|
0,217 |
José Manuel Pereira Dias de Castro Lopes |
|
0,254 |
Catarina de Quina Rodrigues |
|
0,038 |
Luís Carlos Ferreira Mendonça |
|
0,217 |
Ricardo José Araújo Ladeiras Lopes |
|
0,038 |
António Avelino Ferreira Saraiva Silva |
|
0,254 |
Célia da Conceição Duarte Cruz |
|
0,254 |
Ricardo Manuel de Pinto Vaz |
|
0,168 |
Susete Alexandra Sá Pires |
|
0,179 |
João Sérgio de Lima Soares Neves |
|
0,217 |
Ana Margarida Pinheiro Povo |
|
0,179 |
Daniel Humberto Pozza |
|
0,254 |
Paulo Manuel Barreiros de Castro Chaves |
|
0,015 |
Ricardo Jorge Pimentel Soares Reis |
|
0,168 |
Armando Cardoso |
|
0,184 |
Joana Oliveira Miranda |
|
0,517 |
Vasco Miguel Clara Lopes Galhardo |
|
0,254 |
João Manuel Palmeira Rocha Neves |
|
0,179 |
Jorge Filipe Miranda Rodrigues |
|
0,179 |
Marta Ramos Tavares da Silva |
|
0,217 |
Fani Lourença Moreira Neto |
|
0,254 |
Joana Maria de Pinho Ferreira Gomes |
|
0,254 |
Pedro Alberto da Graça Pereira |
|
0,179 |
Tiago Alexandre Ferreira Tuna |
|
0,179 |
Carla Alexandra Ribeiro dos Santos Araújo |
|
0,217 |
Jose Pedro Oliveira Pinto |
|
0,217 |
Isaura Ferreira Tavares |
|
0,254 |
João Carlos Pinheiro Costa |
|
0,184 |
Hélio José da Costa Alves |
|
0,179 |
Pedro Filipe Viana Ferreira Pinto |
|
0,179 |
Deolinda Maria Valente Alves Lima Teixeira |
|
0,254 |
Andre Filipe Mendes Leite Moreira |
|
0,217 |
Módulos
Código |
Nome |
MI226_A |
Morfofisiologia dos Sistemas Respiratório e Urinário_A (Fisiologia II_PE07) |
MI226_B |
Morfofisiologia dos Sistemas Respiratório e Urinário_B (Fisiologia I_PE07) |
MI226_C |
Morfofisiologia dos Sistemas Respiratório e Urinário_C (HOS_PE07) |
MI226_D |
Morfofisiologia dos Sistemas Respiratório e Urinário_D (Anatomia II_PE07) |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
No final desta unidade curricular o estudante deverá:
- Conhecer os princípios gerais da Anatomia, Histologia e Fisiologia. Familiarizar os alunos com a terminologia anatómica, estimulando a capacidade de observação e dotando-os da técnica de descrição pelo recurso a terminologia adequada;
- Conhecer a normal estrutura macroscópica e microscópica e modo de funcionamento dos sistemas respiratório e urinário.
- Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos vários campos da morfofisiologia e aplicada posteriormente noutras unidades curriculares do curso e na futura vivência clínica;
Resultados de aprendizagem e competências
Outras competências a adquirir no decorrer do semestre:
- Capacidade de resolução de problemas;
- Autoaprendizagem;
- Pensamento crítico;
- Capacidade de avaliação prática do funcionamento dos vários aparelhos e sistemas;
- Identificação de problemas morfofisiológicos em casos clínicos selecionados.
Para o efeito adotar-se-á uma abordagem integrada morfofuncional com o envolvimento de Anatomistas, Histologistas e Fisiologistas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Pricipios gerais de Fisiologia Respiratória. Ventilação pulmonar. Avaliação da mecânica pulmonar. Espirometria: técnica de execução e interpretação. Génese e interpretação dos sons respiratórios. Auscultação pulmonar. Circulação pulmonar. Trocas gasosas. Transporte dos gases no sangue. Regulação da respiração. Fisiologia integrada do sistema respiratório: Insuficiência respiratória (casos problema).
Princípios gerais da fisiologia renal. Micção. Filtração glomerular. Avaliação da função renal. Equilíbrio hidroeletrolítico: Homeostasia do sódio. Equilíbrio hidroeletrolítico: Homeostasia da água. Equilíbrio ácido-base. Equilíbrio do potássio, fósforo e cálcio. Metabolismo fosfocálcico. Fisiologia integrada do sistema urinário. Insuficiência renal (casos problema).
Desenvolvimento Embrionário dos Sistemas Respiratório e Urinário. Histologia do Sistema Respiratório. Histologia do Sistema Urinário.
Nariz. Fossas nasais e seios perinasais. Laringe. Fonação. Traqueia. Brônquios. Pulmões. Pleuras. Rins. Ureter. Bexiga e uretra masculina e feminina. Peritoneu pélvico feminino. Peritoneu pélvico masculino.
Bibliografia Obrigatória
Walter F. Boron and Emile L. ; Medical Physiology, Boulpaep Editors, 2nd Edition Update, Saunders Elsevier, 2012 (FISIOLOGIA)
Hall J.E. ; Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology, 13th Edition, Saunders Elsevier, 2016 (FISIOLOGIA)
Young, B. Lowe, J.S., Stevens, A., & Heath, J.W.; Wheater's Functional Histology - A Text and Colour Atlas, 5th edition, Churchill Livingstone, 2009 (HISTOLOGIA)
Junqueira & Carneiro; Histologia Básica , 11ª edição, Guanabara Koogan, 2008 (HISTOLOGIA)
Stevens and Lowe; Human Histology , 3rd Edition, Elsevier-Mosby, 2005 (HISTOLOGIA)
Abraham L. Kierszenbaum anda Laura Tres; Histology and Cell Biology - An introduction to Pathology, Elsevier, 2012 (HISTOLOGIA)
Sadler, T.W.; Langman's Medical Embryology , 11ª Ed, Williams and Wilkins, 2009 (HISTOLOGIA)
Gilbert, S.F.; Developmental Biology, 9ª Ed, Sinauer Associates Inc., 2010 (HISTOLOGIA)
Larsen, W.J.; Human Histology , 4ª Ed., Churchill & Livingston, 2008 (HISTOLOGIA)
R. L. Drake, W. Vogl, A. W. M. Mitchel; GRAY’S ANATOMY FOR STUDENTS, Elsevier Churchill Livingstone, 2010 (ANATOMIA)
S. Standring; GRAY’S ANATOMY , Elsevier Churchill Livingstone, 40ª edição, 2008 (ANATOMIA)
Observações Bibliográficas
Serão fornecidos textos de apoio elaborados pelos docentes do Serviço e aconselhada bibliografia mais específica no sumário de cada aula.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino da Unidade Curricular é distribuído sob a forma de aulas teóricas (1h), aulas teórico-práticas (17h), aulas práticas (34h) e orientação tutorial (2,5h), perfazendo um total de 57 horas de contacto (incluindo 2,5h para avaliação).
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final terá um componente prático ponderado em 1/3 e um componente teórico ponderado em 2/3. A avaliação privilegiará a integração de conhecimentos e a capacidade de decisão.
A comparência ao exame teórico carece de prévia aprovação no exame prático.
Melhoria de classificação
Em caso de melhoria de classificação o aluno deverá repetir quer o exame prático quer o exame teórico.
Observações
A nota do exame prá¡tico é válida para a época seguinte em caso de reprovação ou desistência, assim como em caso de não comparência ao exame teórico.